TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  23/11/2021  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FDERAL DE JUIZ DE FORA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAD094 B – GESTÃO DE MARKETING II

Marcelo Toledo Filho - 201826044

ESTUDO DE CASO COCA COLA

1. Quais os fatores-chave para o sucesso da Coca-Cola?

A empresa conseguiu o que todas as empresas no mundo buscam em relação ao marketing, o reconhecimento de sua marca. Atualmente, o nome coca cola já virou parte do dia a dia das pessoas, não existe uma celebração, um almoço de fim de semana, um restaurante que não tenha uma coca cola. Esse resultado não foi simples, desde os primórdios da empresa, ela sempre buscou novos meios de fortalecer sua marca, desde a contratação de celebridades para a realização da propaganda da bebida à impressão de cupons que permitia experimentar o refrigerante gratuitamente.

Outro ponto importante de se relatar é como a empresa se encontra em praticamente todos os países do mundo. Apenas 3 Países hoje não têm coca cola: Cuba, Mianmá e Síria. Em vista disso, ela produz uma grande variedade de sabores para a sua bebida, sabores esses típicos para cada região do globo como o de melancia e de ervas, encontrados na China e Itália, respectivamente. Outro fator importante para sua fixação em todos os países de variadas culturas é a utilização de agencias de propagandas individuais, uma agencia para cada pis diferente, dessa forma, sua marca carrega um toque local, embora sempre utilize o seu clássico logotipo vermelho e branco.

        

2. Em que pontos a Coca-Cola está vulnerável? Com o que deveria tomar cuidado?

Concorrência local. Como de conhecimento, a empresa se encontra em muitos países, logo, aquelas empresas locais de refrigerantes podem oferecer um risco a empresa, no pior dos casos, elimina-la daquele mercado.

Outro ponto de vulnerabilidade é na veiculação de suas propagandas. Suas propagandas de TV atingiam 70% da população há 60 anos atrás, hoje em dia, os tempos são outros e por meio desse mesmo canal de comunicação ela não atinge nem metade do que atingia, logo, sua marca não possui o mesmo poder publicitário nesse canal como na década de 60.

3. Quem é o público alvo da Coca Cola e quais ações a The Coca Cola Company desenvolve para se manter em sintonia com os interesses do mercado atual?

Pode se dizer que a Coca Cola consegue um feito que muitas empresas sonham em ter, conquistam o mercado com, praticamente, 1 produto, atendendo a todos independentemente de classe social preferências ou idades. Para se manter em sintonia com os interesses do mercado, a empresa adota diversas ações, como por exemplo: imprimia cupons, distribuía relógios, calendários, balanças com a logo da Coca Cola, propagandas com celebridades, adoção de empresas de publicidades locais com o intuito de personalizar suas propagandas para cada local, adoção de uma variedade de sabores, inovações em produtos e embalagens, e, além disso, proporcionam experiências aos consumidores como a expedição Journey x Journey.

4. Que recomendações você faria aos executivos de marketing da Coca-Cola?

        Com a evolução dos meios digitais de comunicação e das redes socias que, de acordo com dados recente, possui, aproximadamente, 3,5 bilhões de usuários pelo mundo, logicamente que minha recomendação seria investir fortemente nas campanhas de marketing através desses meios. Além de ser mais viável economicamente comparado as campanhas de televisão, esse terá um alcance e visibilidade bem superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com