TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAS

Projeto de pesquisa: FINANÇAS EMPRESARIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Toda empresa que pretende sobreviver, necessita de um planejamento financeiro baseado em estratégias, somente assim é possível encontrar os resultados esperados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FLUXO DE CAIXA

A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.(SEBRAE,2013)

2.2 CUSTO DE OPORTUNIDADE

Segundo Gitman (2004), custos de oportunidade são fluxos de caixa que poderiam ser gerados na melhor utilização alternativa de um ativo que a empresa possui.

2.2.1 EXEMPLOS DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

Imagine uma fábrica de sapatos que produzia 20 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

2.3 ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O orçamento tem como objetivo prever os resultados a serem alcançados pela organização.

Segundo (Catelli 2001) afirma que os orçamentos devem expressar quantitativamente

os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas

estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos.

2.4 PAYBACK DESCONTADO

O payback é uma maneira simples e objetiva de avaliação de investimento, pois ela irá dizer se haverá a recuperação do capital investido e em quanto tempo.

2.5 IMPOSTO

De acordo com o art. 16 do Código Tributário Nacional, "imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte".

2.6 TAXA

É um tributo relacionado com a prestação de algum serviço público para um beneficiário identificado ou identificável. O serviço pode ser efetivo ou potencial, considerando-se como potencial o serviço posto à disposição, ainda que não utilizado.

2.7 CONTRIBUIÇÃO

São tributos destinados à coleta de recursos para certas áreas de interesse do poder público, na administração direta ou indireta, ou na atividade de órgãos que colaboram com a administração.

2.8 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA

Competência tributaria pode ser definida como sendo poder, atribuído pela Constituição Federal, observadas as normas gerais de Direito Tributário, de instituir, cobrar e fiscalizar o tributo, compreendendo a competência legislativa, administrativa e judicante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com