TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabrica De Chocolate

Pesquisas Acadêmicas: Fabrica De Chocolate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 11

SUMARIO

1. RAMO DE NEGOCIOS: CHOCOLATE

1.2 PONTOS DE ATENÇAO

2. RAMO DE NEGOCIOS

3. MERCADO CONSUMIDOR

4. CUSTOS

5. INVESTIMENTOS

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

De janeiro a junho do ano passado, a produção de chocolate e o consumo do produto cresceram 5,4% em relação ao mesmo período do ano retrasado. Com forte presença nos negócios das empresas associadas à ABICAB no Brasil e no mundo, o chocolate foi o produto que mais cresceu em produção e consumo aparente nos primeiro meses deste ano. É o que aponta o balanço divulgado pela ABICAB, que mostra um crescimento de 5,4% tanto para produção quanto para consumo, em relação ao mesmo período do ano retrasado. A produção passou de 181,2 mil para R$ 190,9 mil toneladas, enquanto o consumo aparente saltou de 171,6 mil para 180,8 mil toneladas.

Aliado as vendas realizadas em datas comemorativas, como páscoa, dia das mães e dia dos namorados, o bom momento vivido pela economia é um dos fatores que favorecem esse crescimento. “O aumento do poder aquisitivo da classe C, que vem ocorrendo nos últimos anos, tem contribuído de maneira significativa para o consumo de chocolates”, aponta o presidente da ABICAB, Getulio Ursulin Netto.

1 – RAMO DE NEGOCIOS: CHOCOLATE

O segmento abordado é um produto alimentício, que está classificado na linha de derivados de Cacau, sendo um produto de transformação industrial, com classificação de bem físico. Esse produto tem forte aceitação no mercado. O produto tem como principal atributo o seu gosto atraente. O produto escolhido tem um tratamento especial em Supermercados e outras redes varejistas devido a sua procura pelo público em geral. Os segmentos desse produto são dispostos em Grandes redes de varejo com alto destaque. Em determinadas redes existem um corredor dedicado a este segmento, tendo produtos derivados e o próprio chocolate depositado com destaque dentro das gondolas e prateleiras De acordo com as pesquisas e a forte influencia desse produto no mercado torna-o um produto atraente no ramo de negócios de consumo e saúde.

O Brasil é hoje um dos maiores produtores de chocolate do mundo – atrás dos Estados Unidos e da Alemanha, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Com tanto cacau por aí, muitos empreendedores estão se consolidando neste mercado. Para quem pensa em trilhar este caminho é ter um bom plano de negócios e dinheiro. “É preciso ter muito capital porque a concorrência com as grandes empresas industrializadas é muito forte”, A sazonalidade é outro fator a ser considerado. “É muito difícil vender chocolate no verão, desta forma, a criatividade do empreendedor é muito importante para levar o cliente para a loja”, Por outro lado, quem consegue se estabelecer vende para quase todo mundo. “O chocolate e um produto magico porque o chocolate é simplesmente mágico. É muito difícil encontrar resistência por parte do consumidor neste mercado”, para quem pensa em abrir um negócio nesta área, um alerta para a falta de incentivos e os altos impostos. “É importante se espelhar nos grandes exemplos que temos em nosso país de pessoas que superaram todos os obstáculos e venceram. Além disso, buscar um equilíbrio entre comercial, marketing e desenvolvimento de produtos”, torna-se necessário para o êxito da ideia.

1.2 PONTOS DE ATENÇÃO

Quem possui um negócio no ramo sabe que a rotina é intensa. São finais de semana, feriados e noites trabalhando, lidando com o constante apetite do público. "Pense bem se é isso mesmo o que você quer fazer. É um setor que exige sacrifícios pessoais, que só valerão a pena se você gostar realmente do que está fazendo", afirma Campos. Além disso, o proprietário tem que lidar com os clientes e ficar de olho no salão. "As pessoas sentem mais confiança quando são atendidas pelo dono ou percebem que ele está presente, pois sabem que alguém está cuidando da qualidade do serviço." MODISMO Ao escolher o tipo de estabelecimento que vai abrir, seja próprio ou franquia, fique atento para evitar os modismos da época. Será que aquela tendência de iogurtes é realmente sustentável ou estará acabada no próximo verão? "É difícil prever, por isso é preciso fazer muita pesquisa e analisar como o segmento está se comportando, observando seu histórico no Brasil e no mundo." DIFERENCIAL Como existem muitos concorrentes no ramo é preciso se destacar. Quando estiver montando seu plano de negócio analise os pontos fracos e fortes do que você está pretendendo oferecer. "É preciso ter uma vantagem, seja no preço, variedade ou experiência oferecida. Existem diversas coisas que você pode tentar para ser diferente, mesmo que seja em apenas uma coisa”. MUDANÇAS Se você conseguiu sobreviver aos primeiros meses, saiba que as mudanças no cardápio são importantes para qualquer um no segmento. "São poucos os lugares que ainda atraem oferecendo os mesmos pratos por anos. Ter novidades motiva o cliente a voltar e lhe dá a oportunidade de modernizar ou retirar opções que não fizeram sucesso”. Uma alternativa, segundo Campos, é chamar clientes assíduos para experimentar gratuitamente os novos pratos, testando-os e ao mesmo tempo fidelizando a clientela.

Ministro da Fazenda destacou o crescimento da classe média em evento internacional O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (19) que a economia do Brasil está acelerando no segundo semestre, que vai continuar crescendo e que em 2020 o país será um dos maiores mercados consumidores do mundo. - Em 2020 o Brasil será o quinto maior mercado consumidor do mundo. A afirmação foi feita em entrevista coletiva em Paris ao fim de um encontro com presidentes e altos diretores de 14 transnacionais francesas interessadas no Brasil. O ministro deu como certo que a economia europeia vai continuar permeada pela crise do euro e que "é preciso se pensar em dois ou três anos para sair desse problema". "O mercado europeu vai continuar estagnado nos próximos anos", disse após enumerar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com