TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabrica De Chocolate

Dissertações: Fabrica De Chocolate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  3.908 Visualizações

Página 1 de 2

1. Que fatores de motivação e características de personalidade estão no perfil deste empreendedor? Qual o grau de importância da participação de cada um destes fatores e características no sucesso do empreendimento?

2. Você deixaria um negócio familiar, ainda que pouco rentável, para se arriscar em um meio sobre o qual nada soubesse? Quais foram os riscos envolvidos na mudança de atividade e o que poderia levar a um desfecho desfavorável?

3. Que outras alternativas José poderia ter explorado para vender a produção excedente do seu primeiro ano no negócio de chocolate? Como a criatividade poderia ajudar nesse sentido?

4. Um dos grandes desafios de José foi a entrada no mercado varejista. A resistência das grandes redes a novos fornecedores, com marcas ainda pouco conhecidas, sempre foi muito forte. Como vencer esse desafio? Que estratégias você vislumbra para a entrada de uma marca nova em redes supermercadistas que exigem giro contínuo do produto e margens de lucro compensadoras?

5. Uma das estratégias de negócio que José vislumbra é a integração da cadeia produtiva do chocolate, porém não através de terceiros, mas sim como proprietário ou sócio de empreendimentos fornecedores. Essa abordagem vai à contra mão das atuais tendências que sugerem foco em um negócio, terceirizando todas as atividades que não sejam ligadas ao core business da organização. Como justificar essa estratégia do empreendedor?

Respostas:

1. Ele teve coragem, atitude, determinação e iniciativa foram as principais características de sua personalidade, que são essenciais para ser um empreendedor. A motivação do José foi a vontade de não ser empregado e sim o empregador. Com todos esses detalhes, José conseguiu ser um empreendedor de sucesso.

2. Dependendo da situação sim. Sabemos que todo empreendimento tem riscos e que devem ser assumidos pelo empreendedor. O risco nesse caso era de não ter o conhecimento sobre o produto e o de não conseguir vender o mesmo, necessário que houvesse as condições para aprender, ou empregados com o conhecimento solicitado, visto que o empreendedor/administrador não precisa necessariamente dominar a área de interesse, logo de início, tendo uma boa visão de negócios e uma equipe capacitada é possível ter sucessos mesmo sem o conhecimento na área, visto que esse vem com as experiências vividas dia a dia nessa situação.

3. Ele poderia vender logo de inicio atacado e varejo, personalização em seus chocolates, variadas formas de chocolate. A criatividade é muito importante para inovar no empreendimento fazendo seu próprio diferencial.

4. Primeiro precisaria de uma boa estratégia de planejamento de marketing. Um bom preço faria propaganda e anúncios para atiçar a curiosidade dos consumidores e clientes, realizaria stand de degustação para realmente avaliar e ver que o produto é de boa qualidade, reuniões e visitas para apresentar o produto aos interessados.

5. O mesmo teria o nome da empresa dele no início ao fim com essa estratégia José não precisa depender de terceiros ele conquista a independência do seu negócio ou até mesmo se tornar um fornecedor gerando mais lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com