TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTO DO CHOCOLATE E PIMPOLHOS A NOVA FÁBRICA E LOJA DE CHOCOLATE EM ASCURRA

Artigo: PONTO DO CHOCOLATE E PIMPOLHOS A NOVA FÁBRICA E LOJA DE CHOCOLATE EM ASCURRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

PONTO DO CHOCOLATE E PIMPOLHOS A NOVA FÁBRICA E LOJA DE CHOCOLATE EM ASCURRA

Marisa Amorim

Prof. Aldo Junior Pasquali

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais/NEAD (EMD0001) – Prática do Módulo III

28/05/10

RESUMO

Fundada em 01 de fevereiro de 2010, a fábrica Ponto do Chocolate surgiu de um antigo sonho de um de seus colaboradores. Ter a própria fábrica de chocolate, baseada em uma visão empresarial clara e simples, onde a razão da existência de uma organização está no mercado, tendo como objetivo principal agradar o cliente e seus comercializantes, buscando sempre um bom controle de qualidade, preços justos e o cumprimento no prazo de entrega, também com uma preocupação em produzir bem e cada vez atender melhor seus clientes, para isso conta com uma frase utilizada freqüentemente, ”Servir e atender bem, é servir e atender sempre”, podendo concluir que servir e atender bem é proporcionar qualidade, produtividade, agregando valores aos seus produtos e serviços e servir e atender sempre é ser parceiro de seus clientes e colaboradores. A fábrica Ponto do Chocolate e a loja Pimpolhos não estão apenas preocupadas em crescer no mercado, mas sim, buscar e alcançar a satisfação de seus clientes e funcionários.

Palavras Chave: Ponto do Chocolate, Pimpolhos, Chocolate, Cacau.

1 INTRODUÇÃO

Ponto do Chocolate é uma fábrica de chocolate que obteve um ritmo de crescimento acentuado e com esse crescimento teve a idéia de montar uma loja junto à

fábrica, é a que conhecemos hoje a Pimpolho, mas esse crescimento que não contribui somente para maiores investimentos como juntar-se a uma loja ou comprar novos maquinários, crescimento que contribui também na melhoria da produtividade e qualidade, fatores que são os mais importantes e apreciados por nossos clientes. A fábrica Ponto do Chocolate nasceu de um antigo sonho, o sonho de um de seus sócios de ter a sua própria fábrica de chocolate. Para essa empresa ter sucesso no mercado e vencer os concorrentes, contou com a implantação de algumas estratégias de marketing.

2 HISTORICO DA EMPRESA

Fundada em 01 de fevereiro de 2010, a Ponto do Chocolate surgiu de um desejo muito antigo desejo, iniciado por de seus colaboradores. À vontade, o desejo de ter a própria fábrica de chocolate, baseada em uma visão empresarial clara e simples, onde a razão da existência de uma organização esta no mercado, tendo como objetivo principal agradar os clientes e seus comercializastes, buscando sempre um bom controle de qualidade, preços justos e o cumprimento no prazo de entrega.

Com um ritmo de crescimento acentuado a Ponto do chocolate teve a idéia de montar uma loja junto à fábrica, a Pimpolho, esse crescimento contribui não somente para novos investimentos como maquinários, mas sim a melhoria de produtividade e qualidade.

Atualmente a fábrica Ponto do chocolate possui uma área com 150m2, localizada na Rua Benjamim Constant, número 125no centro da cidade de Ascurra – Santa Catarina e conta com a

ajuda de dois funcionários e três sócios, desenvolvendo um trabalho altamente qualificado, não se preocupando apenas em crescer no mercado, mas sim, buscando sempre alcançar a satisfação dos seus clientes e funcionários.

3 O NASCIMENTO DO CHOCOLATE

“THEOBROMA CACAU”, theobroma palavra grega cujo significado é Alimento dos Deuses.

Foi por volta de 1500 a.C. que surgiu o chocolate, segundo estudos, registram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Após algum tempo, evidências arqueológicas comprovam que os Maias, Toltecas, Astecas também utilizavam o cacau como o Alimento dos Deuses.

Nesta época, o cacau era consumido pelos sacerdotes em rituais religiosos e por pessoas da alta sociedade, como uma bebida geralmente acrescida de algum condimento, mas as pessoas não prezavam a bebida, achando á mesma fria, gordurosa e amarga. Porém, logo perceberam que as sementes do cacau eram muito valorizadas e viraram moedas correntes. Eram usadas como meio de troca a referencial de valor. Logo depois, passaram a tomar o liquido quente, e o chocolate quente

Esta bebida ainda não sendo conhecida no mundo inteiro foi se tornando a novidade pelo resto da Europa, ainda sendo acrescido de alguns ingredientes como: leite, vinho, cerveja, açúcar e especiarias.

Mas a verdadeira revolução aconteceu muito tempo depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extração, de um lado, a manteiga do cacau, e do outro a torta, ou,

maça de cacau. Esta ultima era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando acrescidos de sais alcalinos se tornavam facilmente dissolúveis em água, foi quando surgiu o desenvolvimento de bebidas achocolatadas, foi um passo rápido, em seqüência a mistura com a manteiga de cacau faz aparecer os primeiros tabletes de chocolates, mas ou menos como os conhecemos hoje.

4 AS ESTRATEGIAS DE MARKETING DA PONTO DO CHOCOLATE E PIMPOLHO

Uma das maiores responsabilidades para que o produto tenha sucesso no mercado e vencer os concorrentes é gerir um bom planejamento de marketing, e com certeza a Ponto do chocolate não poderia ficar de fora, e para isso impôs as seguintes estratégias:

Estratégia do Produto: uma boa estratégia é a diferenciação do produto, para isso, destacamos a sua forma física, tamanho, peso, cores e uma embalagem simples e ao mesmo tempo moderna.

Estratégia de preço: nossos preços variam de acordo com as variedades dos chocolates, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com