TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayol Descreve As Funções Essenciais Na Empresa

Exames: Fayol Descreve As Funções Essenciais Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  1.530 Visualizações

Página 1 de 2

Henri Fayol era engenheiro de minas e dedicou sua vida à empresas no setor de mineração. Chegou a recuperar a Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville da falência, quando assumiu o seu cargo de diretor geral. Creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração que é descrito em Administration Industrialle et Genéralle(Administração industrial e geral), publicado em 1916.

Fayol caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização, bem como na direção de aplicação do topo para baixo. O modo como Fayol encarava a organização da empresa à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando - Unidade de direção; Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral); Remuneração; Centralização (ou Descentralização); Linha de Comando (Hierarquia) – Ordem; Equidade; Estabilidade dos funcionários; Iniciativa; Espírito de equipe.

Seu sistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos: Técnicas; comerciais; financeiras; segurança; contábeis e administrativas – esta última relaciona-se com a integração das outras cinco funções - As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa, “Para a execução de um ato qualquer, um agente deve receber ordens somente de um chefe.” (FAYOL, 1990, p.48).

Os princípios de Henri Fayol são perfeitamente aplicáveis na administração material e humana das organizações modernas, quanto à medida de aplicação, conforme o próprio Fayol já havia advertido, cada princípio não pode ser tratado de forma rígida e absoluta, sendo necessário guardar as devidas proporções na adoção de cada um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com