TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas De Gestão

Projeto de pesquisa: Ferramentas De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Ferramentas de Gestão, ou ferramentas da qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de definir, analisar e propor soluções para as situações/ problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Lembrando que cada ferramenta é utilizada para solucionar certos tipos de situações, devendo então ser escolhida adequadamente.

Neste trabalho apresentaremos quatro delas: 5S, 5W2H, Folha de verificação e MASP, seguido de suas principais características e aplicações.

5

2 PROGRAMA 5S

O 5s é uma prática desenvolvida no Japão, e é assim denominado, pois são as inicias de cinco palavras japonesas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), SHITSUKE (senso de saúde), Seiketsu (senso de auto-disciplina), cada uma dessas cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação.

O programa é considerado a base para a qualidade total. Esta ferramenta de trabalho visa antes de tudo melhorar a qualidade de vida do ser humano em seu ambiente de trabalho.

Esse programa tem por sua finalidade de criar um ambiente prazeroso e digno, com respeito, qualidade, comunicação, organização, limpeza, segurança, saúde e higiene; uma boa pratica do programa proporciona organização e segurança no seu local de trabalho.

2.1 Vantagens do programa

 Melhoria na qualidade de vida.

 Diminuição dos riscos com acidentes.

 Evitar desperdícios e retrabalhos.

 Melhoria nas relações humanas.

2.2 Etapas do 5S

Figura 1 – O significado dos 5S Fonte: http://jsagti.xpg.uol.com.br (2014).

6

I. Seiri (senso de utilização):

Nessa primeira etapa do programa deve-se separar e classificar o útil do inútil, eliminando tudo o que for desnecessário.

Antes de começar a separação, uma dica: esvazie todas as gavetas, armários, caixas, pastas, etc. Essa é uma boa forma de garantir que nada seja esquecido e facilitar a visualização dos objetos, tornando essa etapa mais rápida.

Crie uma área de descarte para as coisas inúteis e classificar se vai ser doado, vendido, reciclado ou eliminado. Os úteis devem ser separados e guardados conforme o uso.

II. Seiton (senso de ordenação):

Também conhecido por senso de arrumação ou de organização. A segunda etapa consiste em criar uma ordem para guardar as coisas, até que tudo possa ser localizado facilmente.

A ideia principal é estabelecer um lugar, criar e padronizar as nomenclaturas, ordenar os materiais de trabalho, usar rótulos com cores diferentes identificando para cada material, identificar pontos críticos como máquinas que ofereçam riscos e localização de extintores de incêndio, eliminar objetos ou móveis que possam atrapalhar os corredores de locomoção, etc.

Ou seja, um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.

III. Seiso (senso de limpeza):

Essa etapa do programa tem como objetivo limpar, e principalmente conservar o ambiente limpo. Alguns dos procedimentos são:

- Eliminar as causas da sujeira;

- limpar as ferramentas após o uso;

- manter limpo o que já está em ordem;

- limpar, dando atenção especial a parte de cima e aos cantos da local de trabalho, onde se acumula muita sujeira;

- conservar os equipamentos, seguindo o procedimento de limpeza;

7

- inspecionar as boas condições de uso das ferramentas e equipamento.

Logo se terá um ambiente de trabalho digno, onde todos se sentirão bem, além de causar boa impressão aos clientes e evitar acidentes bobos.

IV. Seiketsu (senso de saúde, higiene e padronização):

Significa desenvolver hábitos saudáveis e procedimentos que garantam a segurança, a organização e limpeza do ambiente de trabalho. São exemplos:

- Usar uniformes limpos e roupas limpas;

- seguir os procedimentos de saúdes, higiene e limpeza;

- zelar pela limpeza dos banheiros, vestiários e refeitório;

- respeitar as regras de segurança no trabalho;

- eliminar condições que provoquem riscos ou danos à saúde;

- respeitar e ser respeitado.

V. Shitsuke (autodisciplina):

A última etapa pode ser definida pelo comprometimento pessoal em satisfazer os padrões éticos, morais e técnicos determinados pelo programa 5S.

Esse programa só ira funcionar se todos participarem e seguirem as regras determinadas, pois essa ultima etapa tem por sua caraterística a autodisciplina; o compromisso de todos em criar e manter um ambiente digno de trabalho, organizado.

Essas são apenas algumas atitudes que nos ajudam a vencer “velhos hábitos”. O importante é perceber os ganhos conquistados pelo programa e, a partir daí, assumir um compromisso em manter e melhorar o ambiente onde você trabalha, com criatividade e comunicação.

8

3 Método 5W2H

Ao se deparar com um problema, é necessário localizar um meio que possa resolvê-los, pois não se pode agir com impulso ou precipitação sem analisa toda situação. Para isso podemos utilizar uma das ferramentas na gestão da organização chamada de método 5W2H.

O método 5W2H é um plano que consiste em uma ação simples e eficaz que pode nos auxiliar na solução dos problemas, tendo como base ações corretivas e preventivas na elaboração de planos e atividades, que deverão conter no projeto.

O nome 5W2H desta ferramenta vem da união das primeiras letras em Inglês de cada uma das perguntas que precisam ser feitas quando se depara como um determinado problema. Vamos às perguntas:

Figura 2 – Etapas 5W2H

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com