TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais - Investimentos

Tese: Finanças Empresariais - Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

Finanças empresariais – ADM 346 – Prof. Carlo Di Agostini (1º Semestre)

Ao se falar de investimentos de curto prazo, estamos falando usualmente de investimentos com alta liquidez e normalmente baixíssimo risco, proporcionando rentabilidade baixa em relação á aplicações de médio/longo prazo. Aplicações de curto prazo são recomendadas ás pessoas que necessitarão do dinheiro em um curto espaço de tempo, e portanto investem neste modelo.

No Brasil temos diversos modelos de investimento e cada um destes adequa-se a um perfil de investidor e suas necessidades. As modalidades de curto prazo que hoje no mercado são as melhores opções para o investidor são CDB (Certificado de Depósito Bancário) e aplicações de Renda Fixa como Tesouro Direto e Caderneta de Poupança.

A rentabilidade destes investimentos podem sofrer ação de diversas variáveis, portanto é necessário conhecer cada modalidade de investimento a fundo para sempre selecionar as melhores opções, perseguindo maior rentabilidade. No mercado de hoje encontramos investimentos indexados ao IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e a Taxa SELIC (Baliza as taxas de juros da economia). Outra variável que deve-se levar em conta é o imposto de renda cobrado em cada modalidade, que pode chegar até a 22% do lucro.

Abaixo podemos observar as melhores aplicações de curto prazo ao investidor que necessita de baixo risco e alta liquidez :

- Caderneta de Poupança : A caderneta de poupança é uma modalidade de investimento onde você é remunerado para deixar seu dinheiro no banco, esta modalidade é uma das que possuem menor rentabilidade, menor risco e maior liquidez no mercado financeiro atual. Este investimento é o mais popular no Brasil, e é livre de impostos para pessoa física (IOF e imposto de renda). Para aplicações realizadas a partir de 04/05/12,o rendimento mensal é calculado da seguinte forma:

Quando a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: 0,5% + TR

Quando a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: 70% da Selic + TR

Os rendimentos da poupança são calculados pelo Banco Central e divulgados diariamente na imprensa.

Investimentos de até 250 Mil R$ por CPF na caderneta de poupança é segurada pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), e portanto não apresenta risco.

- CDB (Certificado de Depósito Bancário) : Os CDBs são títulos de renda fixa que servem como captação de recursos dos bancos. Em outras palavras, são empréstimos que o cliente faz para o banco em que é correntista e recebe uma porcentagem de juros sobre o valor investido advinda da instituição em que o dinheiro fora aplicado.

Ainda existe a modalidade RDB que é outra modalidade semelhante ao CDB, mas a diferença é que o CDB permite negociação do titulo antes de seu vencimento, e o RDB não permite negociação, ou seja, é inegociável e intransferível. O resgate de ambos podem ser feitos a qualquer momento a partir do prazo mínimo de aplicação que normalmente varia de 1 dia a 12 meses. Caso o resgate ocorra antes desse período os rendimentos são perdidos.

Essa modalidade de investimento também é coberta pelo FGC até o limite de 250 mil por CPF.

Sua rentabilidade pode ser pré-fixada ou pós fixada, que apresenta rentabilidade percentual (%) do CDI (Certificados de Depósitos Interbancários) que aumenta à medida que recurso permanece aplicado. A rentabilidade média nos últimos 12 meses do CDB varia pela % de CDI incidida na aplicação, mas gira em torno de 7 a 12% a.a.

Para aplicações de CDB e RDB incide alíquota de Imposto de Renda retroativa na rentabilidade em função em que o recurso fica aplicado, quanto mais tempo investido, menor a alíquota. Para prazos inferiores a 30 dias, o IOF (Imposto sobre operações financeiras) também será cobrado. Veja baixo as alíquotas que incidem na rentabilidade:

Aplicações até 180 dias: 22,5%

Aplicações até 181 a 360 dias: 20%

Aplicações até 361 a 720 dias: 17,5%

Aplicações acima de 720 dias: 15%

- Tesouro Direto : O tesouro direto é uma modalidade de investimento onde qualquer pessoa física, por intermédio de uma corretora credenciada pela BMF&Bovespa empresta seu dinheiro ao Governo (Banco Central) e é remurado por tal. Dentro do tesouro direto há diversas modalidades pré-fixadas e pós fixadas e indexadas á diferentes variáveis.

Como no CDB, há cobrança de imposto de renda “retroativa”, proporcional ao tempo de investimento do capital, e a tabela de alíquotas é a mesma que se aplica ao CDB.

Por causa da utilização de corretoras, pode-se ser cobradas taxas de aplicação e custódia do investimento, e tais taxas variam de corretora á corretora, é muito importante estar atento á estas taxas, pois existem corretoras em que as taxas chegam a consumir quase a rentabilidade inteira de seu investimento, mas existem outras que até não cobram taxa alguma, portanto é muito importante fazer uma pesquisa de mercado na hora de fazer a aplicação.

O investimento nessa modalidade, é considerado o investimento mais seguro no mercado financeiro Brasileiro e possui uma rentabilidade de certa forma atraente á médio/longo prazo, levando em conta seu nível de risco. Já para curto prazo também é um bom investimento já que possui altíssima liquidez e o menos risco entre todos os investimentos do mercado, deve-se sempre levar em conta o imposto de renda, que para aplicações de curto prazo são de 20 a 22% sobre a rentabilidade.

Abaixo segue uma breve explicação das diversas opções de títulos ofertados e sua rentabilidade média:

• LFT e NTN-F: São títulos prefixados, onde sabe-se exatamente o retorno que você obterá no vencimento do mesmo. Titulos prefixados, são indicados para as pessoas que acreditam que a taxa de juros pré-fixada será maior que a taxa de juros básica da economia, a Taxa Selic. A diferença entre a LFT e a NTN-F, é que a LTN possui uma única entrada e uma única saída de capital, ou seja, você só recebe sua rentabilidade no momento do resgate do título proporcionando maior liquidez, já a NTN-F paga juros semestralmente ao credor.

• NTN B e NTN-B Principal : São títulos pós fixados, indexados ao IPCA (Índice que mede a inflação) e são indicados aos investidores que querem se proteger da inflação e ainda possuir uma rentabilidade real (Esta modalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com