TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxograma

Tese: Fluxograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

AMANDA FLÔR MARQUES

SAMARA LEAL DA SILVEIRA

SÔNIS VOSS LAURETH

FLUXOGRAMA

Tubarão, 2012

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

AMANDA FLÔR MARQUES

SAMARA LEAL DA SILVEIRA

SÔNIS VOSS LAURETH

FLUXOGRAMA

Trabalho apresentado à disciplina de Modelagem Organizacional e de Processos,

da terceira fase do Curso de Administração.

Tubarão, 2012.

1 INTRODUÇÃO

O aprofundamento da representação gráfica de um fluxograma é de extrema importância, pois é de intenso e amplo uso. O uso do fluxograma dentro de uma organização permite visualizar melhor um sistema, analisando fatos, transformações, informações e tudo que está ligado no processo de tomada de decisões.

Serão mostrados modelos de fluxogramas e onde os mesmos podem e devem ser aplicados para servirem de referência para o crescimento da organização.

Analisaremos organizações que utilizam ou não o fluxograma como uma ferramenta gerencial.

( TIREI O “NESTE TRABALHO”, GENTE NÃO SE USA ISSO É SÉRIO)

2 O QUE É FLUXOGRAMA?

É uma analise ou método de produção bastante utilizado em empresas de grande porte, elaborado por uma representação gráfica que serve para trazer vantages para o desenvolvimento de um processo.

“Fluxograma é uma técnica de representação gráfica, em que são utiliza dos símbolos que permitem a descrição clara e precisa das atividades de um processo,bem como sua análise e redesenho”. (RIBEIRO, 2007, p. 2

( O QUE EU FALEI É NÃO COMEÇAR TODA RESPOSTA COM A CITAÇÃO, tem que citar mas vamos deixar algo com as nossas palavras, e sou a favor de outra citação para mostrar que pesquisamos em mais de um local.)

3 FINALIDADE

O uso do fluxograma mostra a forma correta de fazer as coisas, e não a forma como o gerente diz aos seus colaboradores fazerem, ou seja, o fluxograma é um espelho da empresa e o administrador vai usar esse espelho para reorganizar, dirigir, liderar, planejar, enfim melhorar em todos os aspectos a organização.

Segundo Oliveira, (2009, p.260) os objetivos de integrar o fluxograma em uma empresa é:

- Padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos;

- maior rapidez na descrição dos métodos administrativos;

- facilitar a leitura e o entendimento das atividades realizadas;

- facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes;

- maior flexibilidade e

- melhor grau de análise.

4 APLICAÇÃO

Pois, muito se fala em gerar lucro e diminuir custos e com a aplicação do fluxograma é permitido aos administradores e funcionários a visualização rápido dos pontos fortes e fracos da organização. O mesmo ajuda a mostrar qual a forma de administrar da empresa, facilitando assim o entendimento para os novos membros. Sua elaboração quando feita em grupo incentiva o trabalho em equipe, a colaboração. Desenvolve qualquer tipo de rotina, contribuindo muito para o processo de produção, fazendo com que o tempo seja gasto com o que realmente importa.

Algumas empresas por não obter tecnologia o suficiente, optam pela não utilização do fluxograma, devido ao trabalho e tempo para ser feito manualmente. Justificam a ausência, pois muitos acreditam que omitem detalhes do dia-a-dia, que acreditam fazer falta para a organização.

5 MODELOS

Segundo Oliveira, (2009, p.265), os principais tipos de fluxogramas que o analista de sistemas, organização e métodos pode utiliza são:

- Fluxograma vertical;

- fluxograma parcial ou descritivo;

- fluxograma global ou de coluna.

O fluxograma vertical é usado mais para definir para definir tarefas simples, num especifico departamento organizacional, é de fácil compreensão e agilidade no processo, como o próprio nome identifica, é formado por colunas verticais.

Anexo 01

Já o fluxograma parcial ou descritivo planeja o caminho a ser realizado e o rumo dos documentos, é mais utilizado para balanços, e é um pouco mais difícil sua interpretação, sendo mais útil para uso quotidiano. O funcionamento deste fluxograma, ocorre quando há a interligação dos símbolos.

Anexo02

E por ultimo, mas não menos importante, o fluxograma global ou de coluna é o mais utilizado pelas organizações por ser um modelo com melhor entendimento, demostrando com mais limpidez o fluxo de informações e de documentos, sendo mais pratico até mesmo porque apresenta muitos tipos de símbolos, sendo muito usado para balanços e discriminação de novos caminhos a serem tomados e assim pratica-los.

Anexo 03

6 PESQUISA DE CAMPO

Imobiliaria – Não possui ( O ADIL conhecia maaaas jura que ele ia fazer NE ¬¬)

Refrigeração – Não possui ( Não vê uma extrema necessidade para o dia-a-dia deles)

Escritório de contabilidade – Não possui ( Não há interesse)

7 CONCLUSÃO

Muitas empresas, seja por falta de tecnologia ou interesse, não utilizam o fluxograma, muitos desconhecem e outros justificam como perda de tempo, pois a troca de informações diárias contribui para o crescimento.

Porém muito comum em empresas de médio e grande porte ( industrias ... ) para obter uma organização mais elaborada. Na sua utilização possibilita rapidamente a identificação de erros no processo, trabalha minuciosamente os afazeres do dia-a-dia dos funcionários, evitando o desperdício de tempo. Quando bem elaborado e utilizado corretamente, faz a empresa se desenvolver em um processo mais rápido e organizado.

8 REFERÊNCIAS

Modernas técnicas de administração empresarial , 1973, Stwart Thompson

RIBEIRO, Nilson Zeferino. Fluxograma. trabalho apresentado no 4º período deAdministração de Empresas. Disponível em:<www.taniazambelli.com.br/artigos/12_taniazambelli_com_br.doc> >

9 ANEXOS

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »