TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxograma De Etologia

Dissertações: Fluxograma De Etologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 2

FLUXOGRAMA

1. Comportamento: Modificação de um corpo.

2. Modificação do corpo: Mudança de estado (E1- E2)

3. Reação: Resposta a algo ou a algum estímulo do meio.

4. Internos: Hormônios

5. Externos: Reações rápidas e sobre os músculos.

6. Filtros centrais/ motivações: O cérebro seleciona o que nos é importante, de modo que só prestemos atenção à esse estímulo.

7. Sistema endócrino Vs. Nervoso: Os dois sistemas trabalham em parceria. O endócrino é responsável pelos hormônios e é lento, já o nervoso é responsável por elaborar respostas aos estímulos e atua de maneira rápida.

8. Ritmos biológicos: Reação entre organismos e ambiente. É o ritmo do corpo (padronizado em cada individuo de uma maneira). Ex: horários padrões para acordar, comer, ir ao banheiro...

9. Adaptação: É a busca pelo equilíbrio visando a sobrevivência.

10. Sobrevivência: Adrenalina- resposta rápida.

11. Homeostase: Equilíbrio celular.

12. Elementos biológicos/ etológicos/ psicológicos: Os elementos psicológicos estão relacionados às experiências individuais, os etológicos a características pertencentes a espécie (comportamentos padronizados... Respostas semelhantes ao mesmo estímulo) e os biológicos são os fisiológicos, respostas a estímulos inatos.

13. Escolas: Psicólogos experimentais Vs. Etológos! (Os experimentais criticavam os etológos por acreditam que seus estudos eram irrelevantes e sem embasamento científico. Os experimentais, profundamente ofendidos, contra-atacavam os experimentais chamando-os de céticos). Os neurocientistas apareceram e demonstraram a importância de ambos pesquisadores para a evolução científica.

14. Metodologia: Etograma- catalogar espécies (padrões motores: manutenção, exploração e interação social).

15. Orientação: Taxia e cinestesia- tipos elementares de locomoção. A orientação ocorre devido a estímulos externos. Ex: navegação e retorno.

16. Reflexos: É consciente. São respostas automáticas simples que envolvem apenas parte do sistema nervoso e não o cérebro! Os reflexos são invariáveis.

17. Instinto: Provocado rapidamente por estímulos simples. Movimentos rígidos muito rápidos e semelhantes em todos os seres vivos pertencentes à mesma espécie. Utiliza do cérebro!

18. Aprendizagem: Só há aprendizagem quando há memória (armazenamento de experiências anteriores). A aprendizagem vem com a reelaboração de uma ação anterior que fracassou ou com a repetição da mesma, caso ela tenha sido bem sucedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com