TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxograma Aluminio

Trabalho Universitário: Fluxograma Aluminio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.990 Visualizações

Página 1 de 2

O alumínio é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre (8,13 %), não é encontrado em sua forma pura na natureza, sempre na forma combinada.

Elemento metálico, prateado claro, brilhante, pertencente ao Grupo III da Tabela Periódica. O metal é muito reativo, mas é protegido por uma fina camada transparente de óxido que se forma rapidamente no ar. O alumínio e seus óxidos são anfóteros. O metal é extraído da bauxita purificada (Al2O3.2H2O) por eletrólise. O alumínio puro é mole e dúctil, mas sua resistência pode ser aumentada por tratamento adequado. São produzidas muitas ligas de alumínio contendo vários elementos inclusive cobre, manganês, silício, zinco e magnésio. Sua leveza, resistência mecânica (em ligas), resistência à corrosão e condutividade elétrica (62% da condutividade do cobre), o tornam adequado para muitas finalidades inclusive na construção de veículos, aeronaves, construção civil (estruturas, portas, janelas e esquadrias) e cabos condutores.

Características do Alumínio:

Símbolo: Al

Número atômico (Z): 13

Estado natural: Sólido

Caráter: Metálico

Massa atômica (MA): 26,982 u

Densidade: 2,708 g/cm3

Energia de ionização: 576,8 kJ/mol

Ponto de fusão: 660 °C

Ponto de ebulição: 2450 °C

Raio atômico: 130 pm

Eletronegatividade: 1,61

Distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1

O alumínio é um elemento inerte para o corpo humano. Contudo, a inalação prolongada de pós de alumínio pode causar irritações pulmonares e fibroses. Ao contrário do cobre, e de outros metais, o alumínio não acelera a perda de vitaminas nos alimentos, durante a cozedura. O seu uso em utensílios de cozinha está banalizado e não é prejudicial para a saúde.

Certos compostos de alumínio são utilizados na terapia de úlceras e hiperacidez gástrica, revelando uma toxicidade oral quase inexistente.

O óxido que rapidamente se forma à superfície do metal puro torna o metal ideal para muitas aplicações de decoração. Devido à sua elevada condutividade eléctrica, ductilidade e baixa massa atómica, é frequentemente utilizado para linhas de transmissão eléctricas. O metal tem também sido utilizado no revestimento de espelhos de telescópio, bem como no fabrico da chamada folha de aluminio, utilizada na embalagem de alimentos.

Puro, o metal tem uma resistência mecânica limitada, sendo portanto geralmente usado em ligas com cobre, manganésio, silicio, magnésio e zinco, que apresentam uma vasta gama de propriedades mecânicas. Estas ligas são usadas na construção civil, estrutura de aviões e de automóveis, sinais de trânsito, dissipadores de calor, depósitos de armazenamento, pontes e utensílios de cozinha.

Al2O3 Fabricação do alumínio metálico. Material refratário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com