TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forma de Avaliação Ergonômica no Trabalho

Relatório de pesquisa: Forma de Avaliação Ergonômica no Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 15

Trabalho de Ergonomia

Forma de Avaliação Ergonômica no Trabalho

UMA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO POSTO DE TRABALHO DO SETOR DE SOPRO DE UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ATRAVÉS DA ANÁLISE ERGONÔMICA DE ALGUNS PARÂMETROS RELACIONADOS AO TRABALHO

AUTORES:

ANA CAROLINA D'ESCRAGNOLLE

BRUNO CAMERA GREGORY

GUSTAVO LEITE

THIAGO MONHO MERCADANTE

VALDEMIRO RAPOSO OLIVEIRA

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados provenientes de um trabalho prático da disciplina de Ergonomia I, a partir de dados obtidos junto às operadoras do Setor de Sopro (fabricação de embalagens plásticas) de uma indústria de produtos alimentícios. Foram descritos os aspectos relacionados à organização do trabalho e analisadas as diferenças entre o trabalho prescrito e o real, levando em consideração as sobrecargas de trabalho decorrentes das três dimensões da carga de trabalho (física, cognitiva e psíquica). Por fim, apresentamos algumas considerações ergonômicas, baseados nos impactos decorrentes da influência das cargas de trabalho sobre as operadoras deste posto.

Palavras-Chave: injeção de componentes plásticos, ritmo intenso de trabalho, posturas inadequadas, temperaturas elevadas, alto nível de ruído.

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado numa importante indústria de vinagres localizada num dos maiores municípios da Baixada Fluminense. O objetivo principal foi realizar um estudo acerca da Análise Ergonômica do Trabalho, tendo como parâmetros os fundamentos teóricos da disciplina Ergonomia I, do curso de Engenharia de Produção. Como conseqüência direta, buscou-se apresentar, de forma viável, propostas de adequação do trabalho às pessoas.

A empresa foi receptiva em relação à intervenção ergonômica. O acesso foi facilitado, não havendo qualquer tipo de objeção. Apesar da inexistência de algum tipo de trabalho relacionado à ergonomia, a gerente (nosso contato na empresa) e as operadoras mostraram-se conscientes em relação às péssimas condições de trabalho, especificamente no Setor de Sopro, alvo de nossas análises.

A intervenção foi baseada num desdobramento da metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), de acordo com a disciplina Ergonomia I. Foram feitas observações diretas e entrevistas abertas, registradas em fitas de áudio e anotações escritas, junto às operadoras.

O primeiro passo consistiu em traçar uma Análise Ergonômica da Demanda, que seria basicamente um estudo inicial de identificação do problema exposto inerente à atividade de trabalho, neste caso, no Setor de Sopro.

Num segundo momento, tem-se a Análise do funcionamento geral da empresa e dados gerais sobre a população de trabalho. Nesta etapa procedemos ao conhecimento da empresa, seus produtos, concorrentes, posição no mercado, seus funcionários e suas atividades propriamente ditas.

A Análise das Atividades é a etapa caracteristicamente classificada como a principal, pois nela são descritas e analisadas as exigências reais das tarefas, suas condições de realização e o que é efetivamente realizado pelos trabalhadores. Ela se realiza através da observação direta das atividades, das entrevistas abertas com os trabalhadores e da descrição das atividades observadas.

A última fase foi a de Propostas e Recomendações Ergonômicas, que consistiu em apresentar orientações de possíveis transformações visando eliminar os problemas identificados anteriormente, e suas conseqüências sobre a produção e a saúde dos trabalhadores. Estes resultados não deveriam ser apresentados simplesmente ao empresário, mas também aos trabalhadores dos postos em questão.

2 - FUNCIONAMENTO GERAL DA EMPRESA E DADOS GERAIS SOBRE A POPULAÇÃO DE TRABALHO

A referida empresa, na qual procedeu-se o presente estudo, é classificada como uma indústria de produtos alimentícios, cujo objetivo é a industrialização e a comercialização de vinagres. Líder no mercado interno, detém 80% da fatia de mercado do estado do Rio de Janeiro.

Quanto aos aspectos geográficos, a fábrica está localizada no centro de um dos maiores municípios da Baixada Fluminense, numa área basicamente comercial. Possui ainda o agravante de estar fisicamente instalada próxima à uma favela. Este fato será de extrema importância para a realização da A.E.T. propriamente dita, em se tratando dos fatores psicológicos dos trabalhadores.

A Diretoria Administrativa é responsável por todas as funções administrativas. São subordinadas a ela:

a) Tesouraria: responsável por contas a pagar e receber;

b) Departamento Pessoal: responsável pelo quadro de funcionários;

c) Departamento Comercial: responsável pela compra de matérias-primas e vendas;

d) Contabilidade: responsável pelo cálculo de toda receita da empresa.

A Diretoria de Produção é responsável por todo o processo. São subordinados a ela:

a) Setor de Sopro: responsável pela fabricação das garrafas;

b) Setor de Fermentação e Manipulação: responsável pela transformação do vinho em vinagre, pelos temperos e por todas as novas tentativas de produtos.

c) Setor de Envase: responsável pelo envase do vinagre e pela embalagem em caixas de papelão para o transporte (lotes).

Concernente às variações sazonais, o que foi observado é a duplicação da produtividade no verão: de maio a agosto há queda nas vendas, todavia, de novembro a março ocorre o período de maiores vendas. Com isso, há a necessidade de terceirizar a produção de garrafas para envase, para suprir a maior demanda, já que a capacidade do Setor de Sopro torna-se insuficiente. Além da terceirização das garrafas no verão, os setores responsáveis pela assessoria jurídica, contábil, frete, fabricação de rótulos e tampas paras as garrafas e fabricação de alguns temperos igualmente são terceirizados.

A empresa emprega aproximadamente 100 pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com