TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Do Ppcp

Artigo: Função Do Ppcp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

O PPCP é de suma importância para o bom andamento das linhas de produções e para o estoque em geral, pois é ele quem cuida da compra e programação dos materiais. Toda indústria e fabrica tem um responsável ou um departamento que cuida exclusivamente dessa área, elaborando relatórios e fazendo analises de estoque. Esse profissional é de suma importância, devido, o seu impacto direto nos custos e no andamento dos processos onde os materiais por ele controlados são essenciais.

Um bom exemplo da importância dessa área é vista nas linhas de produção da montadora Peugeot, aonde diversas peças e componentes de seus carros chegam de diversos fornecedores, com dimensões diferenciadas, quantidades especificas e embalagens padronizadas para uma maior agilidade dos processos dentro da fabrica. Quem cuida de todos esses detalhes é o profissional de PPCP, que tem que verificar quais as necessidades das linhas de produção, quais produtos estão indo para a produção, qual a quantidade necessário deve ser usada, quanto tempo o estoque consegue suprir a demanda de produção, e diversas outras analises de igual importância.

A montadora fez diversas parcerias com seus fornecedores para que os produtos fossem entregues em quantidades especificas e horários pré-agendados via EDI, cada item deve ter uma embalagem e etiqueta especifica, para que assim que o material chegar as docas de recebimento já seja encaminhado para a linha de produção, evitando assim altos custos com armazenagem e controles desnecessário de estoque.

A casos em que o profissional tem que tomar decisões rápidas e precisas, como em caso de falta de itens para a linha de produção, causando prejuízos a empresa, e diante de tal situação deve ser levados em consideração quesitos como: quanto é necessário de peças para que a produção não pare, quais as opções de fornecedores, quanto tempo demorara para o fornecedor entregar o material necessário, qual a multa prevista em contrato em caso de parada de linha, entre outras.

Com o intuito de melhorias constantes dessa área, de tempos em tempos é formulado um relatório com as medidas a serem tomadas nos meses seguintes da montadora, quais os fornecedores que mais se destacaram, quais os resultados obtidos nos últimos meses, dados sobre devolução e quantidade de itens rejeitados, quantidade de veículos a serem produzidos nos próximos meses de acordo com seu modelo e categoria. Todo esse raciocínio é feito pelos profissionais da área de PPCP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com