TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Administrativas

Artigo: Funções Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Os sacramentos o que são os sacramentos ?

Sacramentos são definidos pelos teólogos como sinais sensíveis e eficazes, nos quais e pelos quais se torna presente, se manifesta e se revela o mistério, isto ,é o plano salvifivico de Deus, realizado na pessoa de jesus cristo,que se apresenta como caminho, verdade e vida, e continuando, aqui e agora, na historia, por meio de sua igreja.

Sacramentos não são formulas ou ritos mágicos repetidos. São atos pessoais que exprimem o encontro entre Deus e os seres humanos,no contexto da comunidade eclesial.Constituem experiências de vida e de comunhão com Deus. Não podem ser simplesmente recebidos, precisam ser administrados, e sim celebrados. Neles, crescem-se como pessoas, aprofundam-se relacionamentos, vive-se em comunhão.

Como todo sinal-simbolo, o sacramento exprime visivelmente, por meio de ritos, palavras gestos e pessoas ,o dom invisível que é a presença do próprio Deus e a comunhão fraterna. Nós percebemos essa realidade pela fé. Podemos afirmar que tudo o nos relaciona com Deus inclui, de alguma forma, uma dimensão sacramental.

Usando uma linguagem, tão significativa no convívio humano e na historia da revelação cristã, afirmamos que a palavra constitui um sinal sacramental nas relações entre Deus e a humanidade. A palavra revela as suas intenções, seu agir. Os sacramentos se tornam encontros reveladores, lugar de esperança e símbolos da liberdade, que exprimem a experiência humana a partir do encontro gratuito com cristo salvador, o qual reafirma o compromisso de realizar a libertação em cada pessoa e na comunidade. Celebramos os sacramentos para obter, sempre de novo, a força e a capacidade de mudar para melhor, a vida humana, até que cristo seja tudo em todos ( Cl 3, 11 ).

Cristo caminho, verdade e vida: fundamento dos sacramentos.

Cristo entra na historia humana como sinal- sacramental do Pai, na força do Espirito. O Pai envia seu Filho Unigenito, que se faz um dos nossos, assumindo a natureza humana no seio da Virgem Maria. É o Deus revelado e o deus que se revela. Em Jesus Cristo temos a certeza de que fomos aceitos e,redimidos. Deus nos visitou ( Lc 1,68 ). Ele é o sacramento do Pai. Presença visível de Deus invisível,o Emanuel, Deus conosco!

A encarnação do Filho de Deus é a sacramentalização radical da presença visível do Deus invisível. Cristo é, pois, o o sacraemento primeiro original. Cristo ressuscitado, ao dar o Espirito Santo aos apóstolos, confia-lhes seu poder de santificação: eles tornan-se, assim, sinais sacramentais de cristo. Pelo poder do mesmo Espirito Santo, os apóstolos continuam este poder a seus sucessores. Esta sucessão apostólica estrutura toda a vida litúrgica da igreja; ela é sacramental, transmitida pelo sacramento da ordem. CIC n.1087.

Os sinais sacramentais do novo testamento, contatamos que alguns se relacionam com o antigo testamento. Percebemos, também, que mantem sempre relação imediata com aquela intervenção divina, que é o proprio cristo. Jesus Cristo deve ser considerado seu fundador, aquele que fundamenta os sacramentos no novo testamento.

No Espirito do ressuscitado, sabemos cada vez mais compreender a Palavra que geraa a vida. Ela é viva e presente. Jesus promete .Por isso, Jesus promete o espirito santo , que conduzirá todos oe que creemunidadee

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com