TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GAFISA S.A

Trabalho Escolar: GAFISA S.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

Quais as características da empresa que seguem os princípios da teoria clássica (identifique quais são os principios)?

Dentro da empresa, é possível encontrar diversas semelhanças com a Teoria Clássica, representada pelos pensamentos de Fayol, como por exemplo, o respeito à hierarquia, onde há uma autoridade sobre o subordinado de nível superior ao inferior, servindo também como canal de comunicação, com as informações sendo passadas até atingir o nível mais alto necessário para a realização da informação ou da decisão.

Os funcionários da parte operacional podem tomar decisões que necessitam de menor burocracia interna, mas algumas decisões que tenham maior impacto na empresa como modificar o cronograma ou o orçamento, devem ser tomadas pela alta gerência. Isso demonstra que há um incentivo para a iniciativa de algumas tomadas de decisões.

Equidade, estabilidade e manutenção dos funcionários, espírito de união e empenho por parte do empregado, são marcas da empresa. Cria-se então, um ambiente propício para o crescimento da companhia, havendo sintonia entre todos que se esforçam para trazer o melhor para a empresa.

2. Como a empresa lida com os funcionários tem motivação da Escola de RElações Humanas? Explique.

O grupo Gafisa busca sempre dar maior agilidade ao trabalho, utilizando métodos onde o trabalho e os trabalhadores encontrem um equilíbrio, levando assim uma melhoria no serviço prestado e menor tempo gasto para a realização do mesmo. Ou seja, busca-se o melhor homem para desempenhar as atividades, sejam elas administrativas ou operacionais, fazendo o melhor trabalho, obtendo o melhor resultado.

A Gafisa proporciona ao trabalhador qualidades mentais e psicológicas, ou seja, se preocupa com seus funcionários, oferecem benefícios, fazem com que eles se sintam importantes, parte de uma família de sucesso. A atuação da Gafisa está totalmente relacionada com a escola de Relações Humanas.

3. A empresa segue uma abordagem estruturalista mais relacionada a teoria burocrática ou a teoria estruturalista?

A organização apresenta um posicionamento voltado para o lado da Teoria estruturalista. Possui foco na estrutura hierárquica, onde há o presidente e os diretores responsáveis por cada área. Além disso, a busca por pessoas especializadas em cada área é constante e fundamental para a empresa. Mesmo na área operacional da obra, eles possuem os melhores funcionários para realizar o melhor trabalho em menor tempo. Fatores internos à organização e externos interferem em seus processos, por isso, um cuidado quanto estes é indispensável na Gafisa. Caso aconteça um erro em um empreendimento, isto de fato implicará em toda a companhia. As vendas cairiam, a satisfação dos clientes quanto a Gafisa cairia também, além de seu prestígio quanto ao público. Uma empresa líder de mercado precisa se precaver contra qualquer tipo de problema que possa afeta-lá, de modo que mantenha o crescimento e a liderança.

4. A Teoria de Sistemas apregoa que as empresas são organismos abertos. Como a sua organização se relaciona com as outras organizações?

A Gafisa possui um bom relacionamento perante seus concorrentes, onde busca demonstrar que ela está no mercado para concorrer, mas não para destruir as outras empresas. Outro bom exemplo é a existência de outras empresas dentro do Grupo Gafisa S.A., buscando assim um maior número de clientes de diferentes classes econômicas. Além disso, a organização busca evitar o confronto direto com outras empresas evitando assim manchar a marca perante os clientes.

5. Sua organização utiliza alguma tecnologia específica? Qual? Como se pode relacionar a tecnologia com a estrutura organizacional? (teoria contingencial).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com