TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Artigos Científicos: GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A ATIVIDADE EMPREENDEDORA E AS MPE’S

A relação entre a atividade empreendedora e o crescimento econômico mostra-se evidente, principalmente quando a discursão concentra-se na analise da quantidade de novos empreendimentos e nos empregos gerados. No contexto mundial as pequenas empresas respondem por 50% das exportações.

As MPE’s no Brasil são essenciais para o desenvolvimento da economia e vem recebendo a atenção do governo através de politicas para garantir a sobrevivência e reduzir a informalidade.

ONDE BUSCAR APOIO: SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972. Tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

Tem como ferramenta básica a informação que é fundamental para o crescimento das micro e pequenas empresas. Todas as ações, projetos, produtos e serviços da instituição têm em consideração que apenas a cultura do aprendizado e do uso do conhecimento pode garantir uma gestão competitiva, eficiente e moderna.

O atendimento do Sebrae é feito de forma individual ou coletiva e de modo presencial ou à distância. O objetivo é prestar um atendimento de primeira qualidade e continuado, possibilitando um relacionamento duradouro e assistido entre o Sebrae e o empreendedor.

AS MPE’S NO MUNDO E NO BRASIL

AS MPE’S NO MUNDO

A maioria dos países não existe um critério único para classificação das micro e pequenas empresas. As comparações entre os critérios adotados serve em sua maioria para saber a respeito de suas economias. Ao compararmos países desenvolvidos e emergentes, observaremos mais volumes de produção nos desenvolvidos do que nos emergentes. Ao utilizar o critério do número de empregados, verificamos a maior qualificação para bloco formado pelo Brasil, chile e colômbia. A argentina apresenta um empregado a mais. No EUA uma empresa e considerada pequena se tiver ate 500 empregados, no Brasil esse numero e de 49 no setor de comercio e de 99 no setor de indústrias, sendo assim, percebe-se que em muito dos casos que qualifica como micro e pequena empresa depende do pais.

AS MPE’S NO BRASIL

As micro e pequenas empresas no Brasil representam para economia do pais percentuais incríveis em relação a geração de empregos e renda para a população. É importante salientar que este fato pode ser observado tanto nas grandes cidades quanto nas pequena, pois são nos pequenos municípios que os pequenos negócios formam as principais fontes para as economias locais.

EMPRESAS FAMILIARES E SUAS CARACTERÍSTICAS

As micro e pequenas empresas familiares possuem características em sua maioria onde o fundador é quem se responsabiliza por todas as funções. Suas inúmeras tarefas o impedem de planejar e avaliar adequadamente sua empresa, negligenciando muitas vezes o planejamento e a adoção de ferramenta de controles financeiros e de resultados.

Quando a empresa cresce, a família é convocada para assumir algumas funções. Estas empresas serão relativamente bem sucedidas enquanto o empreendedor estiver as frentes dos negócios, porém, na sua falta os sucessores não estarão preparados para substitui-lo. Em sua maioria as MPE’s empresas morrem com seus fundadores.

As MPE’s possuem como características: a influência decisiva dos interesses da família: empresa, gestão, propriedade e sucessão giram no espaço gravitacional das famílias.

FORMAS DE ENTRADA NO MERCADO

Existem muitas maneiras de começar um novo negocio, podendo inicia-lo totalmente novo, adquirir, ou fundir-se a um já existente ou ate mesmo participar de um rede de franquias, sendo assim vejamos:

Criar uma nova empresa:

Iniciar um negócio novo exige identificação de uma boa oportunidade, planejamento prévio e estudo do mercado. Um dos pontos positivos é a liberdade de escolher o que e como produzir, entre outros, já como ponto negativo, dificuldades legais para criar e registrar a empresa, bem como a necessidade de investimento inicial, etc.

Adquirir uma empresa existente:

Para muitas pessoas abrir seu próprio negócio e desmotivam-te devido as dificuldades legais associadas a abertura, escassez de financiamento, falta de conhecimento, entre outras características, o que torna conveniente adquirir um negócio já existente. Sendo um dos seus pontos positivos, redução dos custos iniciais e problemas de começar do zero, economia de tempo, nome conhecido no mercados, etc. Como ponto negativo, possibilidade de haver problemas graves ocultos a primeira vista; o negocio pode não estar indo tão bem, entre outros.

Participar de fusões e cisões:

A fusão é a operação pela qual se une duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, já a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes. Podemos dizer que os pontos positivos e negativos são os mesmos enumerados para uma aquisição comum, porem consideramos alguns; positivos: base de clientes preexistente, economia de escala, redução de custos da ociosidade, entre outros; pontos negativos: diferenças culturais e administrativas entre as empresas que uniram ou cindiram-se, insegurança e medo entre os funcionários, herança de problemas estruturais, etc.

Participar de franquia e franchising:

A franquia não é exatamente um negócio ou uma indústria, mas um método de se conduzir um negocio que pode ser considerado um sistema de distribuição, onde um produtos ou fornecedor outorga a outro o direito de comercializar seus produtos ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com