TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO LOGISTICA E TRADE MARKETING

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO  MBA EM MARKETING

GESTÃO LOGISTICA E TRADE MARKETING

Estudo de Caso: U.S. Pioneer Electronics Corporation

 

REFERÊNCIA: U.S. Pioneer Electronics Corporation – Harvard Business School 511-P05 – REV: 15 DE JULHO DE 1991.

Aluna: Michele Rodrigues dos Santos Souza

Docente: Maria Cecilia Trannin

Duque de Caxias / RJ

2019

Introdução

Esse estudo se baseia na decisão tomada por Bernie Mitchell, que é presidente da Pionner Eletronics dos EUA. Pois em 1977 havia uma grande concorrência que por sua vez estavam difamando a Pionner, fazendo com que a empresa perdesse a sua credibilidade no mercado. A medida cabível era o anúncio em revistas especificas, colocando uma foto de William Shakespeare. Havia também uma carta, no qual  a concorrência cito “revendedores” descreviam as suas insatisfações, por parte de produtos da Pionner, isso era uma estratégia inventada pela concorrência para ganhar os clientes.

Nos EUA em de 1960, alguns engenheiros criaram amplificadores para uso pessoal, tendo grande impacto pelo início de Hi-fi. E a empresa Japonesa Pionner, logo correu atrás do prejuízo e investiu nesse ramo de comunicação, agregando ainda mais aos seus produtos.

DESENVOLVIMENTO

Entretanto, iremos apresentar um pouco sobre a história da Pionner. Ela é uma marca Japonesa, criada em Tóquio em meados de 1930. Todavia somente nos anos 1960 a marca teve um reforço, através de Bernie e Kai, que viera para apresentar as pessoas a novidade das redes de Hi-Fi. Para se alcançar esse publico a Pionner patrocinava vários eventos universitários, trazendo anúncios com várias celebridades em revistas da Playboy e new Yorker.

Com isso, em apenas 7 anos a empresa cresceu consideravelmente, pois tinha cerca de 500 lojas e passou a ter 3.700. Tudo isso, fez com que os varejistas quisessem adquirir acordos, através de franquia com a Pionner. Nesse contexto, Mitchel pensava que todos assinariam os contatos, já que a Marca da Pionner estava gerando grandes resultados, mais infelizmente a FTC gerou uma ação contra a empresa americana Pionner e ainda tinha mais 3 marcas que estavam sob acusação de cartel. Tudo porque as empresas sobre acusação , estavam dando concessão somente para os varejistas que topassem manter os preços acordados entre eles, e aquele que fosse contra o combinado seria denunciado. E isso, é claro que era contra a lei, cito o artigo 5º  (lei  da Comissão Federal do Comércio) e esta  todo e quais quer tipo de concorrência desleal, sendo passivo de ação.

A partir de 1975 algumas empresas que não foram condenadas, assinaram um termo de ficar 5 anos sem comercializarem segundo as práticas proibidas acima, isso ocorreu em torno de 21 estados, mesmo que eles permitissem tal prática.

        Em contra partida a esses episódios, ocorreu um crescimento devido as mudanças na linha de compradores desse tipo de mercado. Fazendo com que a Pionner desenvolvesse estratégicas inovadoras de marketing, levando novidades. Isso se deu através de pesquisas, com coletas de dados, que apontaram um crescimento nas vendas diretas de compactos e consoles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com