TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocios

Resenha: Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2013  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

n° 9601/98 não exige a motivação da contratação, como ocorre no 2°, do art. 443 na CLT.

No 1° art. da lei 9601/98 dispõe expressamente que a contratação é feita mediante convenção ou acordo coletivo de trabalho, não será possível a contratação individual. Em se tratando de empregado que pertence a categoria diferenciadas da atividade preponderante (principal) da empresa, este deverá ser feito mediante acordo coletivo com a categoria diferenciada. Ex: Uma empresa metalúrgica contrata um motorista por tempo determinado, o acordo deverá ser feito com o sindicato dos motoristas.

Este contrato não se aplica a funcionários públicos, pois a estes não são observados as convenções ou acordos coletivos.

A contratação feita com base na lei por base a administração de trabalhadores que representam acréscimo no número de empregados, isso quer dizer que a empresa não poderá dispensar um trabalhador por tempo indeterminado para contratar outro para a mesma função por tempo determinado, mas na verdade o que acontece não é isso, pois as empresas se utilizam desta prática. Mas isso pode ocasionar em uma autuação por parte dos inspetores do trabalho, pois eles se baseiam no decreto n° 2.490/98, onde diz que é proibida a contratação por contrato determinado em substituição pelo contrato indeterminado.

Na contratação por tempo determinado, deverá o empregado ser registrado desde o primeiro dia do ajuste entre as partes, devendo o empregador anotar a CTPS do empregado em 48 horas especificando que o contrato é por tempo determinado, indicando a lei 9601/98, discriminando sua remuneração separadamente na folha de pagamento dos empregados, porque os encargos serão diferentes. Na ficha ou livro de registro, também deverá constar à anotação de que o empregado está sendo contratado na forma da lei 9601/98 regido por esta lei especial.

O contrato deverá ser por escrito, pois deverá haver depósito do contrato no Ministério do trabalho, para evitar fraudes, não será necessário regist

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com