TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração Y

Pesquisas Acadêmicas: Geração Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Neste novo mundo, repleto de tecnologias, mudanças, visões diferentes, novos paradigmas, somente uma geração poderia explicar esta “nova era”. A geração Y, que com suas diferenças extraordinárias, tanto ótimas, quando exageradas, deixam o mercado de trabalho com imensas dúvidas de como lidar com esta nova geração que começa a absorvê-lo há pouco tempo. Sabe-se que esta mudança vem ocorrendo desde a aparição dos “babys boomers”, após a Segunda Guerra Mundial, na qual essa geração já nascia com pensamentos diferentes. Após este acontecimento, as gerações foram se modificando com o tempo, até chegarem ao tempo atual, a era da tecnologia, em que a geração Y a comanda, significando: conexão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GERAÇÃO Y

2.1.1 Conceito e história

A geração Y compreende as pessoas que nasceram a partir de 1978 (VELOSO et al., 2008). Esse grupo tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento e é marcado por características relacionadas com o ritmo de mudança, a necessidade e o grau de interatividade, o acesso à informação e o entendimento do mundo, que, em conjunto, definem uma nova forma de ser e de agir na sociedade, com reflexos significativos no mundo do trabalho (LOMBARDIA ET AL,2008; TAPSCOTT, 2008; COIMBRA; SCHIKMANN, 2001).

Diferente dos seus antecedentes, o trabalho para esta geração, possui um ponto de vista diferente sob a concepção e conceito de trabalho, não somente como uma fonte de realizar riquezas, mas como um caminho de satisfação e valoração de seu próprio ser.

A história desta geração está baseada em um conjunto de vivências comuns, valores, visão de vida, cenário sociopolítico e a aproximação de idades (LOMBARDIA et al., 2008). Todos esses fatores citados resultam em uma geração diferente conforme o passar do tempo e o desafio da sociedade é, adaptar-se conforme a mesma.

Os integrantes dessa geração são considerados os filhos da tecnologia por serem os pioneiros em ter uma imensa inserção na interatividade, hiperestimulação e ambiente digital. Justamente por isso, qualquer mudança tecnológica somente é algo estimulador para esta geração, possuindo assim, uma vida totalmente digital, tornando-se até dependentes disso.

Diversos autores, ao descreverem esta geração, destacam que ela é mais bem informada e possui um nível de educação mais alto que suas antecessoras (LOMBARDIA et al, 2008; TAPSCOTT, 2008). Assim, outras características específicas são consideradas dela: permanente conexão com algum tipo de mídia; são habituados a mudanças e dão valor a diversidade; preocupam-se com questões sociais e acreditam nos direitos individuais; são mais criadores do que receptores; são curiosos, alegres, flexíveis e colaboradores; formam redes para alcançar objetivos; priorizam o lado pessoal em relação às questões profissionais; são inovadores e gostam da mobilidade; são imediatistas, impacientes, auto-orientados, decididos e voltados para resultados; não lidam bem como restrições, limitações e frustrações.

2.1.2 Geração Y no mercado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com