TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Mercado

Ensaios: Gestao De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Qualidade

Hoje em dia, as organizações estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos produtos ou serviços que oferecem para seus clientes.

Pois, num mundo onde existe uma infinidade de produtos, um dos grandes desafios é a conquista de qualidade, produtividade e competitividade. Para que consigam assim, vender seus produtos ou serviços e conquistarem seu espaço no mercado.

Sendo assim, existem inúmeras conceituações para designar o conceito de qualidade, pois seus significados foram evoluindo ao longo dos anos. Inicialmente, seu conceito se restringia ao produto em si, mais à medida que se generalizou o fornecimento de serviços, aumento da capacidade da oferta e da concorrência entre as indústrias o termo se tornou mais abrangente.

Porém, vale ressaltar que a é importantíssimo que a qualidade sempre seja orientada com foco no cliente, com o intuito de satisfazer suas necessidades e desejos.

Nesse contexto vale ressaltar assim, a definição de qualidade apresentada por FALCONI [1989] que sustenta que "a qualidade de um produto ou serviço está diretamente ligada à satisfação total do consumidor".

Cabe ao gestor a capacidade de organizar e motivar sua equipe. Sem se esquecer, que mais que um certificado de qualidade, o empreendedor tem a responsabilidade de medir o grau de satisfação tanto dos seus clientes quanto dos seus recursos humanos, para que consiga suprir suas carências e defeitos.

Contudo, o importante é que o termo qualidade, independentemente da maneira que for conceituado, devera priorizar sempre a percepção do cliente sobre o produto ou serviço que ele utiliza. Enfim, as empresas que buscam alcançar excelência empresarial, a gestão da qualidade torna-se fator de sobrevivência, onde todos constituem nesse processo o capital mais importante e se empenhem visando à obtenção de resultados com a máxima qualidade.

A gestão da qualidade é algo fundamental num processo administrativo ou fabril, porém para pontuarmos e aplicarmos essa gestão em pratica é necessário conhecer alguns dos fundamentos da mesma e também como surgiu essa gestão.

Desde os primórdios os artesãos eram responsáveis pela compra da matériaprima e também pela qualidade das mesmas, gerenciar o processo e também o vendae pós venda.

Tornando assim responsável pelo controle, pela garantia de melhoria continua eexcelência na qualidade de seus produtos, atualmente a qualidade vem sendo tratadacomo fator predominante no sucesso de um produto ou serviço e para ajudar na gestão disso foram elaborados metodologia se sistemas que auxiliam no comprimento das exigências referentes à qualidade o que não acontecia na época dos artesãos.

A diferença é evidente de como era tratada a qualidade em tempos passados e comoé tratada atualmente, a qualidade do produto dos artesãos era conferida e por uma única pessoa e a variação do resultado era consequência da responsabilidade excessiva a uma única pessoa, diferente de hoje em dia em que departamentos e sistemas os requisitos são mais rígidos durante a fabricação e depois do produto vendido existe um comprometimento maior com o cliente .

Os programas e ferramentas

Os programas e ferramentas de qualidade tem como intuito auxiliar a diminuir gastos com matéria prima e insumos em geral além disso todas essas ferramentas indiretamente auxiliam na tomada de decisões.

A certificação ISSO 9001 é uma dessas ferramentas que fizeram com que o padrão de qualidade de uma empresa ficasse em evidência alem de também auxiliar as mesmas a alcançarem acesso a novos mercados, aumento na produtividade, diminuição na taxa de produtos defeituosos e conseqüentemente melhoria na imagem organizacional.

Porém o processo de implantação de qualquer um dos sistemas por mais benefícios que ele traga acompanhado deles vem varias dificuldades como, por exemplo: Falta de comprometimento e envolvimento de todos os colaboradores, resistência da cultura organizacional, custos da implantação e falta de compreensão dos requisitos da norma é evidente que para o êxito total de qualquer dos sistemas que existem como: PDCA, 5s, KABAN e tantos outros são necessários ter alguns princípios como foco no cliente, melhoria continua e trabalho em equipe visando a melhoria dos produtos e serviços oferecidos.

Uma tabela importante de se mostrar onde deixa claras as vantagens dos sistemas de qualidade tanto interna como externamente:

Externa Interno

Acesso a novos mercados Aumento da produtividade

Melhora a imagem corporativa Diminui a taxa de produtos defeituosos

Aumento da participação no mercado Melhora a consciência da qualidade dos produtos

Melhora a relação entre fornecedor/cliente Define responsabilidades individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com