TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos

Artigos Científicos: Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo retratar a importância de Gestão de projetos na administração das empresas.

Este trabalho apresenta as necessidades mais evidentes de uma empresa, Analisar os membros envolvidos, levar em consideração tempo de execução, estrutura, orçamento.

Analisamos a necessidade de algumas empresas e ressaltamos as mais importantes, para apresentar resultados, melhorias e mudanças a partir de projetos.

Observamos a forma adequada de formalizar e apresentar um projeto a Diretoria e aos gestores, detalhando como seriam avaliados os resultados e a importância do mesmo para melhoria da administração da empresa.

Dividimos as Tarefas e as pessoas envolvidas, percebemos nessa etapa que para um projeto ocorrer com sucesso precisamos da cooperação de todos os colaboradores, pois cada um deveria executar sua tarefa para o projeto ocorrer bem e o resultado final, ser o esperado. E por final apresentamos um controle do nosso projeto.

ETAPA 2

ESCOPO

Durante a realização da visita técnica na empresa Intercement Brasil S/A, podemos observar que os profissionais tem pouco conhecimento na questão de segurança dos riscos existentes dentro da empresa, por ser uma fabrica industrial.

Perante a isto foi definido como escopo um ciclo de Palestras sobre Segurança do Trabalho e Multiplicação dos assuntos abordados na palestra nas reuniões semanais da empresa.

O Ciclo terá duração de um dia, com palestrante da área da Segurança do Trabalho, onde discutiremos mais a fundo o sistema atualmente adotado pelas empresas. Os palestrantes apresentarão componentes do ambiente de trabalho: espaço, ambiências (luminosa, sonora, térmica, tóxica, etc.), disposição do trabalho/tempos, jeitos de segurança e relações profissionais.

Esse projeto tem a proposta de não só passar as informações sobre a segurança do trabalho, mas também de informá-los do que se pode fazer para prevenir acidentes. De acordo com o planejamento, o grupo juntamente com alguns funcionários da empresa levará entorno de um mês para montar todo esse ciclo, desde o projeto até a realização do evento.

O projeto foi estimado em cerca de R$ 1.200,00, sendo o gasto com água, café, equipamentos de som, imagem, divulgação e outros.

Os possíveis parceiros/patrocinadores desse projeto será o palestrante, que não cobrara pela palestra, bem como a Empresas da região.

Um ponto positivo levantado pelo grupo foi que a empresa realiza semanalmente uma reunião de comunicação onde é apresentado o lucro obtido pela empresa. Perante isto, empresa terá como meta nessas reuniões estar multiplicando os assuntos tratados na palestra do projeto.

Essa multiplicação da palestra tem como objetivo estar sempre alertando os profissionais sobre o uso correto dos EPIs, as áreas de risco dentro da fabrica, pode estar fazendo dinâmicas com o tema segurança oque também faz com que haja interação entre os funcionários da empresa.

Fatores de Riscos do Projeto

Além de fatores de riscos, existem também algumas variáveis controláveis ou previsíveis e incontroláveis ou imprevisíveis.

As variáveis previsíveis e controláveis em seu ciclo de projeto, são aquelas variáveis que se conhece claramente. Por controlável podemos entender que seria algo que não se possa prever ou medir.

Como exemplo pode ter: tempo, valores, recursos. Não se tem controle sobre o tempo, mas podemos considerá-lo em nossos planejamentos, é possível calcular o tempo necessário para executar uma tarefa, mas não podemos estendê-lo. É possível prever os recursos financeiros, e através desse controle é possível até mesmo redimensiona-los. Podemos aumentar a produtividade de uma tarefa, otimizando os métodos e processos utilizados (eliminando o gargalo).

Já as variáveis que não se pode controlar, em geral são imprevistas e atividades que dependem de terceiros. Não se pode controlar a hora exata em que um ônibus vai passar no ponto, isto depende da habilidade do motorista e de fatores imprevisíveis do. Pode ser que haja atraso na palestra, ou que tenha sido mal dimensionado, ou até mesmo que tenha sido providenciado tarde demais.

Controlar todas essas variáveis em todas as atividades de um projeto é muito complicado e trabalhoso. Para prevê-las então é bem mais difícil, por mais experiente que o gestor do projeto seja, ele sempre encontrará algumas novas variáveis em novos projetos.

Ao darmos resposta aos riscos levantados, desenvolvemos opções para a determinação da ação a ser realizada, aumentando as chances de acerto e diminuindo as ameaças. Essas respostas devem ser adequadas de acordo com cada importância.

De acordo com o projeto apresentado pela nossa equipe, levantamos os seguintes fatores de risco:

• Falha nos equipamentos de som e imagem;

• O não comparecimento do palestrante;

• Queda de energia;

Baseando-se nesses fatores desenvolvemos algumas possíveis soluções para os riscos levantados.

Caso haja falha nos equipamentos de som e imagem, teremos um de reserva, com menos potência, mas que resolverá o problema. Se acontecer de faltar algum palestrante, teremos pessoas conhecedoras do assunto na plateia, que poderão assumir o lugar de tal faltante, dando sequência assim no evento, sem mais transtornos ou interrupções. Somente no caso de queda de energia é que não teremos como resolver, pois são fatores externos que fogem ao alcance de nós idealizadores e promotores do evento.

O projeto é de grande importância para a empresa, pois além de orientar os funcionários sobre as normas de segurança, com a palestra eles iram adquirir mais conhecimentos sobre o assunto segurança evitando assim futuros incidentes e principalmente acidentes, oque é muito importante para a meta da empresa (acidente zero).

Para executarmos as etapas do projeto contamos como o apoio de alguns profissionais de algumas áreas da empresa, contamos também com a colaboração de empresas terceirizadas.

A palestra será realizada na empresa Intercement Brasil S/A, localizada na Estrada Bodoquena, KM 14, Morro Cascavel, cidade de Bodoquena-Ms, nos dia 19 de Abril de 2013, tendo a participação do seguinte palestrante:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com