TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 16

ADMINISTRAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MATÃO/SP

2014

GESTÃO DE PROJETOS

Nome:

e-mail:

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à FaculdadeAnhanguera Matão, como exigência parcial para a disciplina de Administração Gestão de Projetos do curso de Administração, sob orientação dos Professores Vanessa Pereira Mendonça Freires, Renato Torres eMarcio Ricardo de Farias.

MATÃO/SP

2014

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

DESENVOLVIMENTO 6

Etapa 1 6

Passo 1 – Apresentação da empresa 6

Passo 2 – Informações basicas da empresa 6

Passo 3 – O que é Gestão de Projetos 8

Etapa 2 9

Passo 1 – Avaliação de Oportunidades 9

Passo 2 – Artigos: Como definir o escopo do projeto 9

Passo 3 –Escopo do projeto da empresa 10

Passo 4 – Escopo e execução do projeto 11

Etapa 3 11

Passo 1 – Artigo: A organização da atividade de gerenciamento de projetos 11

Passo 2 – Escopo Empresa IBAFER LTDA. 13

Passo 3 – Tarefas e Pessoas Envolvidas 14

Passo 4 – A organização da atividade de gerenciamento de projetos: os nexos com competencias e estrutura 14

Etapa 4 15

Passo 1 – Cronograma do projeto 16

Passo 2 – Podcast – Importancia do monitroramento e controle de riscos 17

Passo 3 - Monitoramento 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 22

RESUMO

A Gestão de Projetos, Administração de Projeto ou Gerencia de Projetos é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a pratica podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes, segundo o artigo de administradores. E o artigo mostra que as empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerencia de gestão de projetos numa escala de velocidade impressionante. O mundo apresenta mudanças numa velocidade nunca antes vivenciadas e as organizações necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para se manterem no mercado por meio de inovações constantes.

A palavra “Projeto” em si possui a seguinte origem conforme o dicionário Aurélio: [Do latim, projectu, lançado para diante.] 1. Ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro, plano, intento, desígnio. 2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. 3. Redação ou escopo preparatório ou provisório de um texto. 4. Esboço ou risco de obra se realizar, plano. 5. Plano geral de edificação.” O próprio autor exemplifica: “ Projeto de Lei; Projeto de resolução; Projeto de gráfico; Projeto paisagístico.

Os resultados dos projetos podem ser tangíveis ou intangíveis; e que se diferenciam das operações permanentes. Os projetos são todo o trabalho que fizemos de uma vez. O autor esclarece com isso que; as operações permanentes são o proposito primário de uma empresa ou departamento.

Porem é importante lembrar que a gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito especificas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de inicio e fim, custos, qualidade em recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. Cada projeto apresenta um conjunto de desafios, para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso, entende-se que, o gestor de projeto necessita dominar os ambientes da organização, bem como estar atualizado com o campo de atuação do projeto e ter qualificações em Gestão de Projeto, Gestão de Negócios e Técnica.

INTRODUÇÃO

Segundo o PLT de Gestão de Projetos, Autor –Ralph Keeling, que desde a antiguidade, gerenciam-se projetos como a construção de templos, cidades, pirâmides e caravelas. Há também muitas definições e varias formas diferentes para se explicar o que seria um projeto. A mais utilizada – Project Management Institute, a maior associação mundial de gerenciamento de projetos. A metodologia está longe de ser nova. Projetos tem sido realizados desde a aurora dos tempos, mas nos dias de hoje a gestão d projetos tem evoluído a passos largos, alcançando novos patamares de sofisticação e popularidade.

Todos os projetos, porem, apresentam as seguintes características comuns: são empreendimentos diferentes; possuem propósitos e objetivos específicos; tem duração limitada (inicio e fim bem definidos); entregam um resultado único; recursos próprios (incluindo financeiros e humanos); e administração e estrutura administrativa próprias.E um encerramento de um projeto se dá quando: as metas são alcançadas; por decisão o projeto não é mais viável (exe. tecnicamente ou economicamente); e as necessidades que o motivaram não existirem mais.As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerencia de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante. A atualidade demostra o aumento pela procura de gerentes de projetos. A cada momento novos serviços e produtos surgem no mercado. Isso é provocado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com