TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projetos

Ensaios: Gestao De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  5.928 Palavras (24 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO:

No meio empresarial a estratégia é usualmente vista como a formulação de um plano que reúne os objetivos e ações da organização com vista a alcançar o sucesso.

A capacidade de inovação: adaptação flexível à evolução dos mercados e constante desenvolvimento de novos processos, serviços e produtos. Para formular ou alterar seu comportamento no intuito de adquirir maior competitividade frente ao mercado, uma empresa precisa antes trabalhar uma série de requisitos.

A busca pela competitividade se da quando os projetos são finalizados com sucesso, significa que os objetivos foram alcançados e a empresa aumentou seu grau de competitividade, pois inovou em alguma coisa ,seja no serviço ,seja no produto ou que passou por uma mudança.

Diante da crescente demanda de novas habilidades impetradas pela Modernidade, as pessoas que fazem parte das organizações passaram a ser vistas como um dos principais ativos da empresa e encaradas como recursos estratégicos na medida em que conferem vantagem competitiva à organização. 

DESENVOLVIMENTO:

PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETO

Para que uma empresa alcance seus objetivos nesse mercado cada vez mais competitivo e globalizado, o importante é manter o foco nas estratégias, fazendo ajustes quando necessário.

Entre economistas e financeiros, a expressão projeto é geralmente entendida como um conjunto sistematizado de informações destinado a fundamentar uma decisão de investimento. Assim, o chamado projeto de investimento é o ponto de partida incontornável de qualquer iniciativa empresarial, não se tratando de uma descrição do investimento em si, mas de uma análise com vista a apurar se este é ou não uma aposta válida.

Um projeto de investimento é, acima de tudo, um objeto de análise, existindo na dupla vertente da sua elaboração, que permite, desde logo, tirar algumas conclusões e diagnosticar certas fraquezas, e da análise, que vai determinar se vale ou não a pena avançar com a concretização do projeto.

As cincos fases do projeto são:

Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde " damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

Fase de PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

Fase de EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

Fase de CONTROLE - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de anormalidade. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base", levandada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento (Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado), tomando ações corretivas em caso de desvio.

Fase de ENCERRAMENTO - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como lições aprendidas. Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.

Em minha opinião, não existe uma etapa mais importante que outra, e sim, na conjuntura rotineira na qual preciso gerenciar meus projetos, a fase de iniciação realmente comporta o início do projeto conjuntamente com o contrato, e, as três fases seguintes, Planejamento, Execução e Controle, acontecem "quase" que simultaneamente, finalizando o gerenciamento realmente com a fase de Encerramento.

Resumindo, diria que para mim, exitem 3 fases de gerenciamento: Iniciação – Planejamento/Execução/Controle – Encerramento.

Para se obter um bom desempenho no gerenciamento do projeto, o gerente de projeto deve dominar um conjunto de conhecimentos técnicos envolvendo nove áreas específicas e que são aplicados ao longo do projeto. O PMBOK divide o gerenciamento de projetos em 9 áreas do conhecimento que são:

Planejamento do gerenciamento de integração

O gerenciamento de integração do projeto inclui os processos necessários para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. No contexto de gerenciamento de projetos, integração inclui características de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são essenciais para o término do projeto, para gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas e atender os requisitos (PMBOK, 2008).

O processo de integração do projeto consiste em garantir que todas as demais áreas estejam integradas em um todo único. Seu objetivo é estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas, ou até mesmo superado, pelo projeto.

Termo de abertura do projeto (TAP)

Segundo o PMBOK (2008), desenvolver o termo de abertura do projeto é o processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas.

O termo de abertura do projeto é o documento legal que reconhece a existência de um projeto. Ele serve como linha de base para o trabalho do gerente do projeto. Contém diversas informações sobre o projeto, incluindo estimativas iniciais de qual o prazo destinado, recursos necessários e orçamento disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com