TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao rh

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Nome                                      RA

 EAD – Gestão de Pessoas e Carreiras

[pic 1]

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas

Professor: Carmem Pereira

Campinas-        27.05.2015

  • Sumario

Introdução        

Analise e Comparação        

Referências Bibliográficas        


Introdução

Neste trabalho sugerimos características pessoais, de líderes e subordinados, em cada fase de liderança e maturidade, além de usar exemplos.

Analise e Comparação

Existem quatro Fases (estilos) de liderança que se relacionam às quatro fases de maturidade dos subordinados, assim, quanto mais maduro for o subordinado, maior será a delegação de responsabilidades e a crença de que o comandado saberá resolver qualquer tipo de situação.

 

A primeira fase da liderança é o comando, que necessita entre outras coisas, de autoridade e compreensão. Deixar claro que o líder possui autoridade para comandar é algo necessário para que haja aceitação e concordância de quem foi submetido a esse líder. Sobre a compreensão, por estar lidando com pessoas pouco experientes, o líder deve saber relevar determinados tipos de falhas de seus liderados.

 Na fase de maturidade M1, onde os liderados são comandados, eles não possuem preparação para suas tarefas nem desejo de tomar decisões. Uma característica comum é a falta de instrução quanto as tarefas exigidas nesses tipos de liderados. Um bom líder ira comanda-los de maneira que aprendam suas tarefas, adquirindo mais autoconfiança e assim naturalmente passam a ser capazes de tomar decisões, pois conhecem o que estão fazendo.

 Por exemplo, um estagiário recém-contratado em um escritório de contabilidade, provavelmente não possui o conhecimento para desenvolver suas tarefas. O seu líder irá ensiná-lo a respeito de suas tarefas e deverá demonstrar autoridade para que ele o respeite e cumpra suas designações. É algo positivo o seu líder ser compreensivo quanto as eventuais falhas que ele possa apresentar, dentro de um limite pré-estabelecido (antes de contratar um estagiário já se deve ter em mente que ele provavelmente cometerá alguns erros, principalmente no começo)

 A segunda fase de liderança é a orientação, onde umas das mais importantes características que um líder deve possuir é a boa comunicação, pois o líder deve expressar o que deseja, dando certa liberdade para o liderado, mas ainda o supervisionando. A comunicação entre dois elementos tem a finalidade de estabelecer uma ligação, mesmo que em determinado momento, com o objetivo de entender ou analisar um fato ou um determinado dado. A comunicação deve ter um código apropriado para que possa levar a mensagem e ser eficaz em seu entendimento. Estamos, no entanto, nos referindo a entendimento em via dupla, tanto do líder para com o liderado, quanto o contrário.

 Na fase de maturidade M2 Os subordinados já desenvolveram alguma experiência na execução da tarefa, mas ainda têm dificuldades. Portanto uma boa comunicação do líder é vital para que seu liderado entenda o que deve fazer e assim o objetivo seja atingido, nesta fase. Uma característica comum é a de estarem mais motivados, por ter desenvolvido maior conhecimento das operações.

 Por exemplo, um funcionário com cerca de seis meses de empresa, normalmente já sabe realizar suas tarefas, mas com algumas dificuldades em algumas. Uma boa comunicação do líder irá ajuda-lo a aprender o que está faltando e também melhorar características pessoais, como asseio, pontualidade e pró-atividade, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com