TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Distribuição física

Exames: Gestão Da Distribuição física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão da Distribuição

Curso: LOGÍSTICA

Professor: MOACIR FOGAÇA

Nome do aluno: XXXXX

Data: 20/09/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 ( 2,5 pontos)

1) De acordo com Zinn (1998), o Cross Docking combina a administração de estoques com o processamento de informações para criar um sistema capaz de reabastecer com freqüência um grande número de pontos de entrega. A combinação entre movimentação e informação é permanente, isto porque, se houver o envio não coordenado de encomendas, o estoque em trânsito pode aumentar, necessitando assim de maior espaço para armazenagem. Desta forma, o Cross Docking não funcionará de maneira eficiente. 
As principais ferramentas e práticas da tecnologia de informação que são importantes para o Cross Docking são EDI, ECR, Código de Barra, Scanning, Rádio Freqüência e WMS.

Baseado no texto responda a seguinte questão:

1) Pesquise na internet e apresente sua pesquisa e discorra sobre quais os significados e como funcionam o EDI, ECR no contexto de uma Cadeia de Suprimentos.

EDI - Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados) - significa troca de dados através de uma rede de informções.

O EDI usa um formato de dados estruturado que recolhe automaticamente a informação permitindo que os dados sejam transformados sem serem reintroduzidos.

Considera-se que o uso primário do EDI é a transferência de transações de negócio repetitivas tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio.

O EDI, no contexto de uma cadeia de suprimento, proporciona maior celeridade nas encomendas, melhor controle do inventário, menor flutuação financeira, informação completa e em tempo real sobre encomendas e inventário para tomada de decisão mais apoiada e redução de custos de introdução manual dos dados e menos erros.

ECR - Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR) - consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final.

O ECR tem como objetivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em stocks adequados.

Questão 2 ( 2,5 pontos)

2) Considere que uma carreta com carga fechada ou seja, plenamente carregada saiu de São Paulo Com destino a Florianópolis, trazendo carga para 5 clientes diferentes, mas com a carga perfeitamente identificada e com a correspondente nota fiscal. Esta transferência de material está usando o sistema de distribuição por cross docking.

Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade de aprendizagem explique o que é este sistema e quais as vantagens apresentadas por ele.

É um processo de distribuição onde a mercadoria recebida é redireccionada sem uma armazenagem prévia, geralmente produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade, em que estes não são estocados, apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem.

No Crossdocking os materiais são classificados, consolidados e armazenados por pouco tempo ou não armazenados, onde estarão prontos para a distribuição.

Crossdocking é usado diminuir o armazenamento, aumentando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante.

Vantagens

Redução de Tempo;

Redução de custos de estocagem;

Redução de área física necessária no centro de distribuição;

Redução da falta de estoque nos clientes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com