TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Das Organizações

Monografias: Gestão Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução a Administração

Importante afirmar que administração não é administração de empresas, a administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização. Pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não. A administração precisa ser aplicada aos sindicatos, às igrejas, às universidades, aos clubes, agências de serviço social, tanto como nas empresas, sendo responsável pelos seus desempenhos.

Planejamento

O planejamento permite ao administrador controlar a mudança. Essa atividade é uma das maiores oportunidades para reunir todos os recursos de uma empresa uma entidade mais eficiente. Assim, planejar é indispensável e se torna um método intelectual para o nosso futuro.

Definição de Planejamento: Planejar nada mais é do que selecionar e relacionar fatos, tomando e usando hipóteses para visualizar o futuro e formular atividades propostas vistas como necessárias para atingir resultados desejados. Alguns teóricos afirmam que o planejamento é uma abordagem organizada para futuros problemas e o descrevem desenvolvendo no presente os projetos de ação futura. O planejamento serve como ponte de ligação entre onde se está e para onde se que ir. “ É preciso antes de agir raciocinar, por tanto o que um administrador pensa influência bastante no que ele faz”.

No planejamento também é de extrema importância o aspecto da duração. Há um tempo adequado para a maior parte das ações, pois isso ajuda a reconhecer o tempo necessário para efetivar a execução de cada plano.

Organização

A organização é uma atividade básica que serve de alicerce para estruturar todos componentes de uma equipe. É levada a efeito para agrupar e organizar todos os recursos necessários, inclusive o elemento humano, pois dessa forma o trabalho requerido pode ser realizado com sucesso.

Na verdade, o elemento humano é o mais importante e de maior interesse, através da organização, as pessoas são agrupadas para realizar tarefas inter-relacionadas. O objetivo da organização é auxiliar as pessoas a trabalhar efetivamente em grupo.

Um administrador precisa saber quais atividades vai executar, quem o ajudará, quem ele deverá ajudar, quais são os canais de comunicação, que grupo de trabalho é seguido, quais os relacionamentos entre os empregados e entre os diferentes grupos de trabalho e qual é a combinação geral do seu próprio grupo de trabalho.

Historicamente, a organização penetra em todas as atividades humanas, devido á dependência do indivíduo na sociedade e por causa do desejo humano de obter proteção contra as forças anti-sociais que o ameaçam. Na organização existem quatro componentes tangíveis, que podem ser lembrados por: Trabalho, Empregados, Relacionamentos e Meio Ambiente.

Trabalho: As funções a serem realizadas são derivadas dos objetos já definidos. Estas funções formam as bases da organização.

Empregados: Cada pessoa é designada para uma parte específica do trabalho global. De preferência a designação deveria levar muito em conta os interesses do empregado, comportamento experiência e prática.

Relacionamentos: São os conceitos mais importantes dentro da organização. Os relacionamentos entre um empregado e seu trabalho, a interação de um empregado com o outro e dos diversos setores da empresa são problemas crucias de organização.

Meio Ambiente: Este último componente más não menos importante complementa a organização de forma física e o clima geral dentro do qual os empregados desempenham o trabalho.

Direção

O conceito de direção consiste em firmar atividades elaboradas, envolvendo dispêndio de energia física e intelectual. Tudo depende do tipo de organização, dos objetivos, do que foi colocado nos planos, da competência das pessoas, da disponibilidade de recursos e de outros fatores. Planejamento, organização e controle, por consumirem energia, envolvem processos de execução, de forma geral, os quatro processos se inter-relacionam.

Os planos evoluem á medida que a direção avança, sendo detalhados e alterados, para incorporar novas decisões e para implementar ações corretivas.

Controle administrativo

Este é o processo de assegurar que os recursos sejam obtidos e utilizados efetiva e eficientemente nas realizações dos objetivos da organização. Está relacionado com as operações correntes da empresa. Consiste de uma seqüência mais ou menos regularmente repetitiva de atividades inter-relacionadas.

Por conveniência de exposição, estas atividades podem ser classificadas como sendo atividades de controle ou de planejamento. O controle é o processo pelo qual a administração se assegura, que as medidas tomadas pelos membros da organização estão de acordo com os planos e políticas da empresa. Por tanto esse elemento envolve seres humanos, desde aqueles nos mais baixos centros de responsabilidade da hierarquia da organização. O processo de controle administrativo em parte consiste em motivar estes seres humanos a fazer determinadas coisas e contê-los de fazer outras...

Muitos sistemas de controle contam com a atitude e medidas tomadas pela administração em resposta ao desempenho relacionada como sua força de motivação, alguns condicionam a compensação do supervisor ao seu desempenho, esse sistema deve ser projetado de tal modo que as medidas que este leva as pessoas a adotar de acordo com seus próprios interesses sejam medidas que também são do melhor interesse da empresa. Na linguagem da psicologia industrial, o sistema deve encorajar metas de congruência; isto é, deve ser estruturado de tal forma que as metas das pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com