TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conflitos Numa Empresa Em Cianorte

Monografias: Gestão De Conflitos Numa Empresa Em Cianorte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  7.742 Palavras (31 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 31

GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

TORRES, Gabriel

RESUMO

Desde que o ser humano passou a conviver em sociedade, os conflitos são algo constante e necessários para a evolução das sociedades. Gerenciar conflitos é uma necessidade nas atuais organizações empresariais, sendo que o princípio de tudo é identificar a existência, bem como as causas de tais conflitos. Assim, este trabalho objetiva identificar a existência ou não de conflitos numa indústria do setor de metal mecânica sediada em Cianorte, Estado do Paraná. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, através da aplicação de questionários ao diretor da empresa e a colaboradores que atuam diretamente com o gestor. A comparação das respostas permitiu a elaboração de importantes conclusões acerca do relacionamento do diretor da empresa com seus colaboradores, evidenciando a existência de conflitos, bem como como a necessidade de melhorar a comunicação interna entre o diretor da empresa e seus colaboradores diretos, visto que há diferenças conceituais que são potenciais geradores de conflitos.

Palavras-Chave: Gestão, Conflitos, Relacionamento.

INTRODUÇÃO

Os conflitos entre pessoas existem desde a existência da humanidade, e com certeza tem a sua parcela de contribuição no seu processo evolutivo. Os conflitos são necessários, pois através dos mesmos mudanças positivas podem acontecer, trazendo com isto benefícios para as pessoas, e consequentemente, este benefício estende-se à organização.

Os conflitos podem ser ignorados ou solucionados. Ignorar um conflito não é uma atitude positiva, pois o mesmo não será resolvido. Mesmo assim ele poderá se extinguir parcialmente com o tempo, porém existirá uma forte probabilidade de permanecerem seus resíduos e o mesmo retornar prejudicando com isto a organização.

Assim, este trabalho aborda a importância da gestão de conflitos em uma empresa que atua no ramo de Indústria Metal Mecânica, com sede na cidade de Cianorte, Estado do Paraná além de apresentar estudos sobre as consequências positivas e negativas do conflito para o cotidiano de uma empresa.

JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, o desenvolvimento da pesquisa na área de conflitos no ambiente de trabalho também faz-se necessário devido ser um tema novo e pouco explorado, com um campo extremamente vasto, e que tem condições de melhorar a imagem do colaborador mostrando que nem sempre um conflito deve ser acompanhado de desentendimentos entre as pessoas, e sim que pode ser amigável, pois um simples discordar pacífico é um conflito de idéias ou opiniões, e isto não somente pode como deve incentivar os envolvidos a buscar comum acordo através do empenho no esclarecimento da divergência em questão, e a organização sempre ganha com isto.

É importante também porque o elemento principal das organizações são as pessoas, e quando envolve pessoas deve-se considerar o bem estar das mesmas, visto que os próprios alvos dos conflitos podem ser consumidores dos produtos oferecidos pela organização, e não é bom para a imagem da empresa, que seus colaboradores façam propaganda negativa do ambiente onde convivem com seus colegas de trabalho.

Devemos evidenciar que, quando se coloca à disposição na solução dos conflitos, o indivíduo passa a assumir uma postura de atitude diante da situação com chances de solucionar o problema de forma definitiva, e com isto adquirir experiências que poderão ser aproveitadas posteriormente.

A administração moderna está cada vez mais empenhada em investir em profissionais capacitados e preparados na rotina de envolvimento com os elementos da organização no sentido de analisar e orientar seus colaboradores na construção de um ambiente social saudável para favorecer o desenvolvimento de suas atividades e o cumprimento de suas tarefas.

Nos tempos atuais existe por parte das organizações empresariais, uma preocupação com o bem estar social e a satisfação dos seus colaboradores no ambiente de trabalho, visto que funcionário satisfeito, tem chances de oferecer melhor retorno.

As organizações buscam absorver o melhor do colaborador, e necessariamente não se refere apenas ao resultado produtivo, e sim também no sentido de contribuição para a melhoria e manutenção do próprio ambiente favorável por parte do funcionário. O resultado positivo será uma consequência do investimento em um clima saudável.

Gerenciar os conflitos que surgem no decorrer do convívio no ambiente de trabalho deve ser visto como uma das necessidades prioritárias na gestão de pessoas, como forma de garantir o bem estar dos colaboradores, e consequentemente favorecer a empresa, visto que os resultados dos conflitos envolvendo pessoas em qualquer ambiente social, ou seja na família, na escola, no trabalho, podem ser vistos de forma positiva ou negativa. Quando os conflitos não são monitorados e são negativos, os problemas não são resolvidos e consequentemente sempre estarão presentes, e quando os conflitos são positivos e não são acompanhados pode–se perder uma oportunidade de beneficiar-se da situação.

Os conflitos são positivos quando tem uma característica construtiva, ou seja, quando são bem intencionados e estão voltados à solução ou prevenção de problemas que afetam o bom andamento da rotina no trabalho, ou seja quando estão voltados principalmente aos interesses da organização, ou mesmo quando aparentemente tem um aspecto negativo, porém a sua consequência ou o seu resultado direciona quem o está analisando para uma situação de alerta. Os conflitos são negativos quando estão voltados ao interesse pessoal dos elementos envolvidos ou seja quando revelam de forma clara ou subjetiva atitudes egoístas como ciúmes doentio, falsidade entre as pessoas, demonstração de força, disputa pelo poder, preconceitos, antipatias, desrespeitos, autoritarismo, enfim os fatores que causam estes conflitos podem ser diversos.

OBJETIVOS

Geral

O objetivo deste trabalho é identificar a existência ou não dos conflitos no ambiente de trabalho em uma empresa que atua no ramo de indústria metal mecânica, com sede em Cianorte, Estado do Paraná.

Específicos

Realizar levantamento bibliográfico acerca dos conflitos em ambiente de trabalho e seu gerenciamento.

Aplicar questionários acerca do cotidiano da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com