TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento e Conflitos em Uma Empresa Familiar

Por:   •  29/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ-IVA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JORDÂNIA PAIVA DE ALMEIDA

GERENCIAMENTO E CONFLITOS DE UMA EMPRESA FAMILIAR: NA LOJA SARAH MÓVEIS E ELETROS

ITAPAJÉ-CE

2016

JORDÂNIA PAIVA DE ALMEIDA

GERENCIAMENTO E CONFLITOS DE UMA EMPRESA FAMILIAR: NA LOJA SARAH MÓVEIS E ELETROS

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Estadual Vale do Acaraú como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina de Monografia.

Orientador : Prof Edson Girão

ITAPAJÉ-CE

2015

Sumário

1 TEMA:        

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:        

2 PROBLEMATIZAÇÃO        

3 JUSTIFICATIVA        

4 OBJETIVOS        

4.1 Objetivo Geral        

4.2 Objetivos específicos        

5 HIPÓTESE        

6 REFERENCIAL TEÓRICO        

7 METODOLOGIA        

8 RESULTADOS ESPERADOS        

9 CRONOGRAMA        

10 CONSIREDAÇÕES FINAIS        

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1 TEMA:

Uma análise sobre as relações de conflitos no gerenciamento de uma empresa familiar na loja Sarah Móveis e Eletros

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:

As relações de conflitos no gerenciamento de uma empresa familiar, na loja Sarah Móveis e eletros na cidade de Irauçuba, para analisar como ocorre o gerenciamento de uma empresa onde os membros da família são funcionários.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

As empresas familiares estão sujeitas às ameaças externas e internas. Externas quando se trata de mudanças dos padrões de concorrência de mercado, internas quando surgem conflitos e tensões que abalam a harmonia e união da família. Desta forma é inegável que uma empresa familiar se defronta com vários problemas envolvendo questões, como: sucessão, gestão profissional, abertura de capital, escolha da remuneração, divisão dos cargos ehierarquia.
            Há grande possibilidade de conflitos, principalmente quando se trabalha em família. O aparecimento de problemas muitas vezes, é resultado de tensões pessoais mal resolvidas que se refletem dentro da empresa. Por isso, para um bom gerenciamento de uma empresa familiar, é necessário que seu gerente seja capaz de distinguir seu lado profissional da própria pessoa e dos membros de sua família.
             O estudo das empresas familiares torna-se importante em virtude da sua influência na economia de mercado em relação ao desenvolvimento socioeconômico e a geração de empregos. A cidade de Irauçuba que tem aproximadamente 24 mil habitantes, chama bastante atenção por ter na maioria dos comércios a família como donos e funcionários. No caso da Sarah Móveis e eletros, tem mais outros 3 estabelecimentos como concorrentes no segmento de móveis e eletros. O estabelecimento foi inaugurado no dia 31 de julho de 2002, por o Senhor Danilo Teixeira Araújo e sua esposa, a Senhora Antonilda Mota Araújo, hoje a loja encontra-se com dois andares, onde a parte superior fica o estoque e a parte inferior, os móveis expostos. Contam com a parceria de quase 30 fornecedores e aproximadamente 10.000 itens, móveis da atualidade com
design super moderno.

             É necessário compreender sua estrutura, a forma como é gerenciada, os principais conflitos e obstáculos que o gerente enfrenta. Diante disso, questiona-se: Oque é uma empresa familiar? Quais os principais conflitos existentes em uma empresa familiar, como na empresa Sarah Móveis e Eletros? Quais são as principais razões para dos conflitos na empresa Sarah Móveis?

3 JUSTIFICATIVA

             A empresa familiar tem grande importância no cenário brasileiro, porque grande fatia do mercado nacional é formado por empresas familiares, diante dessa informação o presente trabalho torna-se relevante para as empresas familiares desta região. A importância do estudo sobre empresas familiares é saber as vantagens e desvantagens da gestão familiar.
              Para as empresas a importância desse estudo vem de encontro com as necessidades e dificuldades no dia a dia, como os conflitos são conduzidos, a sua interferência na tomada de decisões, como a dificuldade de autoridade fica implícita na empresa.
              Para a ciência é relevante, pois pode levantar dados sobre as empresas familiares e suas complexidades. E para a administração será importante porque poderá haver um planejamento para o desenvolvimento e crescimento das empresas familiares. Para o administrador será uma ferramenta de auxílio no planejamento, visando evitar problemas futuros que comprometa a continuidade da gestão familiar, bem como prejuízos, e descontentamento por parte dos gestores.

A organização é de grande importância para a cidade de Irauçuba , pois se trata de uma loja com uma grande variedade de Móveis, sempre trazendo ao cliente os últimos lançamento e facilitando os pagamentos, podendo levar as famílias mais carentes a possibilidade de realizar o desejo de um móvel novo, além de móveis a empresa oferece ao público alguns itens de eletros.

Empresa familiar, são todas aquelas em que a família detém todo controle, em termos de nomear a gestão, e alguns de seus membros participam e trabalham na empresa. E o contrário do que se pensa, pode pertencer ao universo de micro e pequena empresas a também multinacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com