TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Markentig

Ensaios: Gestão De Markentig. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2013  •  9.613 Palavras (39 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 39

Resumo de Gestão de Marketing I

- Mercado organizacional: produz e vende bens e serviços para outras empresas através de profissionais de comprar capazes de avaliar ofertas competitivas.

- Mercado consumidor: devido a globalização dos negócios, as empresas do mundo todo disputam os mesmos consumidores. Marcas internacionais, nacionais, regionais e locais convivem juntas nas mesmas lojas e supermercados, oferecendo muitas opções para os consumidores.

- Respostas das empresas privadas às demandas da sociedade variam de acordo com o tamanho das empresas, com a posição que ocupa na cadeia de suprimento, com o setor econômico em que operam, com o nível de competição no setor e posição no ranking, com a sofisticação do mercado, com o segmento de mercado atendido, com o país de origem e nível cultural de donos e gerentes, e com o padrão de regulação do negócio. Esses aspectos afetam a forma de como as empresas privadas estão estruturadas e a forma como atuam e respondem às pressões sociais.

- Tamanho das empresas: empresas grandes têm mais recursos para investir, mas podem não ter a agilidade que as pequenas e médias empresas têm, devido ao longo fluxo que as decisões devem seguir. Empresas grandes também geralmente exercem muita pressão sobre seus clientes e fornecedores, e se são filiais de outros países, ainda contam com ajuda financeira e tecnológica da matriz. As pequenas e médias empresas tem menos recursos financeiros e humanos qualificados para fazer as melhorias necessárias para a melhoria do seu desempenho perante às cobranças da sociedade, dependem de pagar juros para obter recursos financeiros.

- Posição que ocupa na cadeia de suprimento (canal que se estende desde matérias-primas até os produtos finais): essa posição é essencial para a qualidade de seu desempenho. As empresas que estão mais perto de seus consumidores finais são as mais pressionadas.

- Setor econômico em que operam: os setores em que os produtos tem ciclo de vida mais curto (com novas versões e modelos disponíveis mais rapidamente) são mais pressionados do que os setores onde os produtos mudam mais lentamente.

- A indústria automobilística é um dos melhores exemplos de setor econômico onde os produtos tem vida curta.

- Nível de competição no setor e posição no ranking: se há muita competição, as empresas tendem a responder mais rapidamente, com mais agilidade, principalmente as empresas que não são líderes. As empresas líderes, por sua vez, devem vigiar para não se acomodar com a liderança e arriscar a perdê-la.

- Sofisticação de mercado: mercados sofisticados, como o de jóias, alta costura e automóveis de luxo são muito pressionados e visados. Esses produtos são mais caros e às vezes até únicos, e seus consumidores querem atendimento e benefício à altura do investimento que estão fazendo. Essas empresas são orientadas para a manutenção de aspectos como exclusividade, inovação, notoriedade e requinte.

- Segmento de mercado atendido: há muita diferença entre o padrão de funcionamento de empresas que atendem segmentos de mercado com baixa renda e baixo poder de consumo e aquelas que atendem segmentos de mercado com alta renda e alto poder de consumo. As estratégias de marketing são bem diferenciadas, devendo se adaptar à estrutura e padrão de funcionamento.

- País de origem e nível cultural de donos e gerentes: as empresas oriundas de sociedades desenvolvidas tendem a oferecer um nível de serviço melhor, pois estão mais acostumadas com altos níveis de cobrança.

- Padrão de regulação do negocio: alguns setores são altamente regulados pelo governo (como o de remédios e transporte aéreos) e possuem vários parâmetros de segurança que devem ser observados. Outros, possuem maior liberdade (como o de auto peças), e devem seguir apenas as regras estabelecidas para a qualidade e conformidade dos produtos.

- Por que esses fatores afetam a forma das empresas serem estruturadas e a forma delas atuarem e responderem às pressões da sociedade: porque para se adaptarem a essas realidades e serem competitivas, elas desenvolvem capacitações adequadas à realidade enfrentada no dia-a-dia. Algumas empresas terão maior desenvolvimento tecnológico que outras, o que demanda recursos humanos mais preparados, que acabam desenvolvendo estratégias de atuação mais dinâmicas que outras.

- A melhoria dos processos e formas de atuar devem ser buscada por todos na empresa, mas a área de marketing é a principal responsável pelo estímulo a esse processo de mudança quando detecta e ajusta os níveis, a velocidade e a composição da demanda.

- Ao analisar uma empresa, devemos verificar alguns fatos: posição que ocupa na cadeia de suprimento: se ela está voltada para o atendimento aos clientes ou aos consumidores finais; se tem uma proximidade maior com os consumidores finais; se seus esforços são mais orientados à diminuição de custo e manutenção da qualidade do que para o desenvolvimento de novos produtos mais rapidamente e inovadores; se suas compras são feitas com o foco na redução de custos ou no desempenho dos produtos comprados; seu tamanho no mercado em relação aos seus fornecedores; sua visibilidade e tamanho de sua marca em relação ao mercado. Setor econômico em que opera: Se tem novas versões disponíveis rapidamente; se o custo médio do produto é pequeno ou grande; se as pessoas trocam frequentemente seu produto. Nível de competição no setor e posição no ranking: verificar sua posição no mercado em relação aos líderes de mercado; se tem agilidade suficiente para entrar na competição e se dar bem. Sofisticação do mercado e segmento de mercado atendido: se o mercado é sofisticado, se ela é pressionada em relação ao mercado e se tem condições de oferecer atendimento e benefícios à altura do investimento de seus clientes.

- Marketing orientado para o produção: tem foco interno, voltado para a escala produtiva; considera que os consumidores preferem produtos acessíveis e amplamente disponíveis, a empresa se preocupa em ter ampla cobertura de mercado.

-Requisitos necessários para o sucesso do marketing orientado para a produção: 1º) O objetivo da gestão deve ser melhorar a produção e a eficiência da distribuição (produção em massa). As empresas buscam produzir volumes cada vez maiores, objetivando a redução do custo do produto. Para isso é necessário abrir canais de vendas para que os produtos possam ser comprados, e com isso a empresa ganha participação no mercado, por terem produtos com preços competitivos e facilmente encontrados. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e interessados em variedade, querem produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com