TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negocios

Artigos Científicos: Gestão De Negocios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

Essa atividade destina-se a Atividade Colaborativa, Gestão de Negócios Internacionais ministrada pela Professora Tutora: Paula R. B. Carnacchioni

Com a globalização, tornou-se imprescindível as negociações que ultrapassam as barreiras nacionais, visando o aumento da competitividade. A relação do comércio internacional entre o BRASIL e CHINA, vem se solidificando e tornando-se cada vez mais lucrativo para ambas as partes. Nesse comércio bilateral, mencionaremos a SOJA como produto de exportação do Brasil para a China e todos os seus trâmites.

A partir de 1986 a China voltou a ser interessar e ser tornou membro do GATT posteriormente da OMC, buscando adequar sua política de comercio exterior as regras, levando 15 anos para integrar-se a economia mundial e atualmente vem se tornando uma das maiores economias, estando em 3º lugar no ranking com um PIB de US$ 5,1 Trilhão. .

A Ásia está em 1º lugar dos principais Mercados de Destino das Exportações Brasileira, com 28,1% na participação em 2010, incluindo a China que está em 1° lugar dos principais compradores, com valor de 13. 467 com 15,1% das participações. Outro fator importante se faz por ser o país de maior população mundial com mais de 1.335 milhões de habitantes, que implica em um maior índice de demanda/consumidores. .

O cenário Brasileiro das exportações por fator agregado desde 2010 vem sendo de 43,4% Básico, 40,5% Manufaturados, 13,9% Semimanufaturados e 2,2% Op. Especiais. .

O Brasil esta aumentando suas exportações para a China cada vez mais em relação a aviões, minério de ferro, aços e soja em grãos.

Para a exportação de mercadorias, os procedimentos abrangem desde a habilitação (registro na Receita Federal do Brasil), chegada do navio no porto de entrada até a entrega da carga no depósito. Os despachantes aduaneiros, as empresas de transporte, as autoridades portuárias e os bancos fornecem as informações sobre os documentos exigidos e os custos, bem como o tempo para concluir cada procedimento:

País:China

Documentos p/ Exportar (por remessa): 05

Tempo p/ Exportar (dias): 24

Custo p/ Exportar (US$ por contêiner): 615

Para iniciar operações de comércio exterior com fins comerciais, deve atender certos requisitos e comparecer a uma unidade da Receita Federal do Brasil para obter uma habilitação, através do registro no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX). A Instrução Normativa SRF nº 1.288/12 e o

Ato Declaratório Executivo Coana º 33/12. .

Registro de Exportação (RE): é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operação de exportação de uma mercadoria e define o seu enquadramento, sendo preenchido pelo exportador ou seu representante legal diretamente no SISCOMEX, validando assim, o prazo de 60 dias para embarque das mercadorias para o exterior.

Classificação de mercadorias: método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições. O principal método internacional de classificação de mercadorias é denominado Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH), o qual promove o desenvolvimento do comercio internacional, aprimorando a coleta e as análises das estatísticas.

Exemplo dos Códigos de Preenchimento do Registro de Exportação (RE) e do Registro de Crédito (RC) – (algumas das 10 tabelas, com base na soja):

Código do País: 160

Descrição: China - republica popular.

Enquadramento da Operação

Código: 80280

Descrição: Exportação de produtos não geneticamente modificados, exclusivamente para soja, milho e seus derivados.

Modalidade de transação

Código: 9

Descrição: Espécie, cheque ou traveller's check vendas no mercado interno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com