TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negocios

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca detalhar o processo de internacionalização da empresa Tigre S.A. elucidando suas principais características, como motivações para seu início, modos de entrada e fatores que influenciaram no decorrer do processo, e relacionar esses fatores aos modelos teóricos de internacionalização. Deu-se ênfase ao modelo de Uppsala e à Escola Nórdica pela compatibilidade teórica, em função da forma incremental de internacionalização, pela aquisição de conhecimento e pela noção de distanciamento psíquico, e em função das redes de relacionamento formadas pela empresa.

Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países.

No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem.

Isso faz com que empresas estrangeiras possam vir concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país.

A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado interno.

Neste sentido, o comércio exterior adquire cada vez mais importância para o empreendedor que queira realmente crescer, assim como para a economia brasileira, mediante o ingresso de divisas e geração de emprego e renda, estamos caminhando, definitivamente, para um mercado único global.

A onda de abertura dos mercados mundiais, inspirada pela corrente neoliberal que se instalou na maioria dos países e levada a efeito pelas sucessivas rodadas de negociação no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), ocorridas ao longo das últimas décadas, tem provocado um aumento sem precedentes no nível de competição internacional. Certamente este milênio que recém começamos deverá ratificar a continuidade e, inexoravelmente, a redenção, da era da globalização.

 Empresa Desenvolvida no Trabalho

A Tigre é a 10ª empresa mais internacionalizada do Brasil, segundo estudo realizado em 2011 pela Fundação Dom Cabral. Uma grande multinacional brasileira que está presente em mais de 40 países, contando com 6.800 funcionários e 22 fábricas, sendo 9 no Brasil e 13 no exterior.

Além da Tigre - Tubos e Conexões, o Grupo é formado pela Pincéis Tigre - Ferramentas para Pintura, a Plena - Acessórios em PVC, a Claris - Portas e Janelas em PVC e a Tigre ADS – Tubos Corrugados em PEAD.

A expansão internacional, a criação de novos negócios e novos produtos são as formas encontradas pela Tigre para manter seu crescimento constante.

TIGRE S.A. - TUBOS E CONEXOES

Matriz - Rua Xavantes, 54; Joinville; SC; 89203-900

CNPJ: 84684455/0001-63

Fundação: 2 de agosto de 1941

Total de fábricas: 21

Fábricas no Brasil: 9 (Joinville/SC, Castro/PR, Rio Claro/SP (2), Indaiatuba/SP, Camaçari/BA, Pouso Alegre/MG, Escada/PE e Manaus/AM).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com