TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoal

Artigo: Gestão De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Curso e nome da disciplina

CST EM RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS

CAMPO GRANDE

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

JOAO AGUERO GARCIA RA389600

NOME DO SEGUNDO ALUNO E RA

CST EM RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho para compor nota em Atividade Pratica Supervisionada professor: fulano de tal

CAMPO GRANDE

2013

Relatório retratando um paralelo entre o clássico Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas.

Esse relatório retrata as diferenças de épocas para a gestão de pessoal entre duas épocas marcadas por grandes diferenças sociais e econômicas que refletiam diretamente na personalidade da empresa e empregados.

O filme mostra que nos anos 30 a indústria buscava seus lucros na produção em série e explorando ao máximo o recurso de sua mão de obra, não se importava com o pensar do funcionário nem suas necessidades, a mão de obra era abundante naquela época porque havia muito desemprego, fome e miséria, então as industrias ofereciam suas vagas sem se preocupar com o lado do empregado.

A indústria da década de 30 na busca de seus lucros, trabalhava em jornadas forçadas, exigindo a produção em série o mais rápido possível, cada minuto era importante, e se o funcionário apresentasse alguma dificuldade em fazer tal tarefa e ou procurasse a chefia para pedir algum tipo de benefício poderia ser facilmente mandado em bora porque existia muita oferta de mão de obra, por causa desta condição de mercado eles eram subjulgados à não se manifestarem na busca de melhorias.

Existia nessa época a figura do chefe como o carrasco que estava à trabalho do patrão para explorar ao máximo os “escravos” modernos.

Em contra partida no artigo Introdução à moderna Gestão de Pessoas, temos o resultado de tudo o que o empregado conquistou frente às antigas dificuldades da época da indústria. O contraste vai desde o modelo de contratação até o verdadeiro valor do empregado para a empresa, este por sua vez ocupa um importante papel no sucesso da empresa.

Muito ao contrário do que acontecia antes hoje um dos papéis mais importantes é o do Recursos Humanos da empresa é ele quem vai selecionar e captar aquele que será o mais importante no sucesso da empresa o empregado.

Com o empregado ocupando um papel tão importante, e sendo a matéria prima mais valiosa da empresa fica a encargo de quem contrata selecionar de forma criteriosa essa ferramenta, também a empresa investirá muito nele, para que cada vez mais ele possa sendo valorizado investir seu conhecimento e empenho à aquela que será daí por diante sua ancora para o sucesso pessoal.

Existe hoje no relacionamento empresa empregado uma cumplicidade para o crescimento, onde um só cresce quando o outro também cresce, assim por diante um investirá no outro para que ambos tenham progresso.

No trecho do artigo proposto diz que a gestão hoje se baseia em três aspectos essenciais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios. As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros. (Introdução à Moderna Gestão de Pessoas).

Esse trecho mostra o comprometimento e a relação promissora entre a empresa e o profissional propondo espaço para ambos nessa parceria de trabalho. Muito se contradiz com a década de 30.

Relatório da empresa - Marcenaria Designer

Em pesquisa de campo obtivemos contato com a empresa Marcenaria & Designer, que atua no ramo de móveis e Carpintaria, situada em Campo Grande, nos colocou à disposição todas as informações que gostaríamos de obter para complemento deste trabalho então são elas.:

Nome da empresa: Marcenaria & Designer sua razão social é Marcenaria e Designer ME. Esse nome foi escolhido pelos proprietários porque eles atuam no ramo de móveis e trabalhos com madeira onde um dos proprietários é projetista também.

Ela atua em Campo Grande à seis anos e dois meses, chegou aqui em fevereiro de 2007

Nome: Marcenaria&Designer

Data de fundação: 15 de fevereiro de 2007

Proprietários: Juliano Aguero Garcia e Pedro Aguero Garcia

Endereço: Rua Souto Maior nº 766

Telefone: 3045-2220 - 9923-6765

Ramo de atuação: mobiliário planejado e carpintaria

Capital social: R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais)

Quantidade de funcionários: 03

Marketing: não faz uso de nenhum meio de publicidade e marketing

CNPJ: a empresa não é formalizada ainda.

Essa empresa surgiu a partir da vinda de um dos sócios que chegou do litoral de são Paulo para morar aqui em Campo Grande, ajuntou-se com seu irmão que já morava aqui e montaram juntos a empresa em sua própria residência, desde lá então eles estão trabalhando com móveis e carpintaria, e fazendo uso de mão de obra apenas contratada de forma verbal e ou através de um contrato particular redigido até mesmo em papel de caderno.

Essa empresa já passou por várias dificuldades delas podemos destacar a principal que é a aquisição de crédito perante os fornecedores, por se tratar de uma empresa nova no mercado ela por ser informal depende do crédito alçado pela pessoa física dos proprietários que não conseguem muito perante os bancos e empresas fornecedoras.

Dependem inclusive de favores de agiotas que troquem seus títulos de crédito par poder arrumar liquidez.

Com relação ao funcionário pesquisado o Sr. Lincon Alves, diz que trabalha já para a empresa cerca de quatro meses, o seu relacionamento com os patrões é segundo ele tranquilo porque trata-se de um contrato de empreita, onde para cada serviço que a empresa vai fazer juntamente com ele é acordado um valor para pagamento e ao termino efetuado a quitação completa do serviço.

Relata também que já teve algumas dificuldades, como por exemplo , quando esteve doente ele encontrou sua primeira dificuldade porque outro foi contratado para continar a obra em seu lugar e ele ficou no prejuízo e somente quando se recuperou conseguiu dinheiro novamente.

Frente à insegurança do trabalho informal relata que surgindo uma oportunidade de registro na carteira de trabalho diz que não pensará duas vezes, inclusive que o valor pode ser um pouco menos do que ganha de forma informal.

Também relata o funcionário que em casa encontra a opinião contrária de sua esposa que pede para que ele procure por uma empresa que ofereça um emprego registrado e que faça isso imediatamente.

Fica concluso então que a empresa Marcenaria e Designer encontra algumas dificuldades de crescimento e sucesso, e uma das principais não é a dificuldade em crédito e reconhecimento de mercado mas sim a de sua mão de obra porque atua no mercado informal.

E esse mercado além de oferecer risco para seus proprietários também oferece insegurança e descontento para aqueles que trabalham nela.

Seu público alvo é clientes que façam o mobiliário planejado para quartos salas e cozinhas planejadas. E seu segmento de carpintaria atende a hotéis e fazendas tanto em Campo Grande quanto Bonito-MS.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »