TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoal

Dissertações: Gestão De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  9.188 Palavras (37 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 37

GESTÃO DE PESSOAS E SERVIÇOS NA ÁREA DE SAUDE

Introdução

O Enfermeiro no cotidiano de seu trabalho desenvolve ações fundamentais para a promoção/recuperação da saúde, que envolvem coordenação, e a avaliação do desenvolvimento do trabalho em equipe e da assistência prestada ao cliente. Para isso o enfermeiro utiliza as funções de gerencia para desenvolver o trabalho com qualidade e segurança para o paciente.

No trabalho desenvolvido na área da saúde, e especificamente na enfermagem, destaca-se a diferenciação de outras áreas de prestação de serviços. A enfermagem lida diretamente com o trabalho direcionado ao atendimento das necessidades expressas por indivíduos ou grupos sociais, demonstradas com a necessidade ou problemas relacionados ao processo saúde- doença. Entendendo que estas demandas vêm ocasionando transformações nos processos assistenciais e gerenciais que requerem meios e instrumentos específicos. O trabalho de enfermagem, assim como o processo de trabalho de saúde, guardam importantes peculiaridades.

O saber gerencial institucionalizou–se com a formação das primeiras alunas da Escola Nightingale, no Hospital St. Tomás, em 09 de julho de 1860, na Inglaterra, sob a orientação de Florence Nightingale. O modelo de ensino implantado, conhecido como Sistema Nightingale, passa a ser difundido para outras partes do mundo.

Desta forma iniciou-se o gerenciamento em enfermagem e a divisão do trabalho entre os enfermeiros, um voltado mais para a gestão da unidade e outro para a assistência do paciente. Hoje se observa essa divisão entre os enfermeiros diaristas que cuidam da gestão da unidade e o enfermeiro plantonista que é o responsável pelo cuidado ao cliente, estabelecendo assim uma organização dentro da unidade, mas que devem ser trabalhados em conjunto e com cooperação para que haja uma harmonia dentro do trabalho do ambiente de trabalho.

No Brasil, a primeira escola de enfermagem, Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, e posteriormente chamada de Escola Profissional de Enfermeiras Alfredo Pinto, em seu primeiro currículo em 1921 já falava em funções de gerencia no trabalho do enfermeiro. A disciplina de administração chamava- Administração interna e escrituração do serviço sanitário e econômico das enfermarias, e já falava sobre as funções gerenciais no trabalho do enfermeiro com interesse em garantir e assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Os conhecimentos de administração favorecem ao enfermeiro na adoção de uma metodologia gerencial capaz de tornar o processo de trabalho operacionalmente racional, além de contribuírem na adoção de posturas que podem ser identificadas nas diferentes abordagens administrativas.

O Enfermeiro, na função de direção das organizações, precisa ter o conhecimento básico e elementar de administração e das funções dirigir e controlar, dessa forma, contribuir para que a área de sua responsabilidade siga ao encontro dos objetivos organizacionais a ela determinados.

Dirigir é:

 Comandar e orientar o pessoal;

 Acionar e dinamizar a empresa;

 Ato diretamente relacionado com a atuação sobre recursos humanos da empresa;

 Ato diretamente relacionado com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio de atividade das pessoas que compõem a organização.

 Ato que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados.

Controlar é:

 Estabelecer padrões (representam o desempenho desejado) ou critérios (representam as normas que guiam as ações). Os padrões podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos, por meio de índices;

 Observar o desempenho. O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações e determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe; busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado;

 Comparar o desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio, sendo assim, é importante determinar os limites dentro dos quais essa variação poderá ser aceita como normal ou desejável. A comparação com o padrão desejável, geralmente é feito através de gráficos, relatórios, porcentagens, índices e medidas estatísticas;

 Agir corretivamente. Visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer. As variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas.

1 Elementos da Função Administrativa: dirigir – a comunicação.

Conceito básico.

A comunicação é a utilização de qualquer meio pelo qual um pensamento é transmitido de pessoa a pessoa sem perder, tanto quanto possível sua intenção original, com o objetivo de influenciar para afetar com intenção, visando uma reação especifica de uma pessoa ou grupo (mudança no comportamento).

A função básica da comunicação na empresa é promover consentimento e aceitação. Para tanto, é necessária uma estrutura bem definida e coordenação centralizada. Essa coordenação seria responsável pelas pesquisas, táticas, estratégias, normas, canais, fluxos,planos de comunicação.

Os resultados são:

 Capacidade de responder mais rápido e adequadamente as contingências, as ameaças e aos riscos internos e externos.

 Homogeneidade de linguagem.

 Harmonia na preservação dos códigos visuais e escritos.

 Sinergia.

 Racionalização dos processos administrativos e financeiros.

 Melhor distribuição de tarefas.

 Melhor direcionamento da mensagem e seleção de veículo.

Elementos do processo da comunicação:

Nesse modelo, o emissor é quem inicia o processo de comunicação, escolhe o código (codificação) para expressar sua mensagem (conteúdo da comunicação), por intermédio de meios de comunicação (mídia), dirigida ao receptor, que, por sua vez, decodifica a mensagem (decodificação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com