TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas No Setor Publico

Dissertações: Gestão De Pessoas No Setor Publico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE PESSOAS VERSUS GESTÃO PÚBLICA

MARCELO BRANDÃO DE OLIVEIRA

Tutor (a) Aline Sabbi Essenburg

Porto Alegre, 08 de Junho de 2014

Gestão de Pessoas versus Gestão Pública

A gestão de pessoas no setor público vem passando por um processo de evolução, seja pela pressão popular, que exije cada vez mais serviços eficientes, realizados de forma rápida e transparente, seja pela necessidade de modernização da máquina estatal, que passa por mudanças de conceitos, estruturas e, principalmente culturais, para que possa cumprir com o seu papel e atender à crescente demanda por seus serviços.

Nesse processo de modernização da máquina estatal, um dos principais fatores a serem trabalhados é a gestão de pessoas, sendo que na gestão pública, diferente das organizações privadas, existem características especiais que tornam a adaptação mais complicada, podemos citar, por exemplo, a estabilidade, o encarreiramento por tempo de serviço e as frequentes mudanças das lideranças.

Para podermos falar sobre a Gestão de Pessoas no setor público é importante também definir o que é Gestão de Pessoas, para Chiavenato (2008) a Gestão de Pessoas é, basicamente, a mentalidade predominante nas organizações de acordo com uma cultura e um método organizacional, e dependem das características do ambiente, dos negócios desenvolvidos na instituição, da tecnologia e dos processos internos utilizados e, também, do estilo de gestão que se emprega.

Historicamente, as políticas de gestão de pessoas na Administração Pública no Brasil, teve seu inicio em 1930, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público e do Departamento do Serviço Público – DASP, que foram os primeiros passos para construção de um serviço público profissional no Brasil.

Para Chiavenato (2008), a Legislação trabalhista do setor público é inadequada, por ter um caráter protecionista e inibidor do espírito empreendedor. Para ele, a estabilidade e os critérios de seleção e contratação de pessoal, impedem o recrutamento direto no mercado, prejudicando o estímulo à competência.

Nas instituições públicas, o papel da gestão de pessoas, deve ser o de facilitador do desenvolvimento das competências individuais, da melhoria do profissionalismo e dos instrumentos de gestão de seus servidores e funcionários, buscando o atingimento das metas estabelecidas e das expectativas do contribuinte, sempre de acordo com o objetivo maior, que é o interesse público.

Os gestores têm o desafio de rever seus referenciais teóricos, readaptando-se, precisam ainda, aprender a ouvir e ter vontade de mudar, para que, assim possam fazer uma gestão de pessoas direcionada a eficácia e eficiência, ao acompanhamento de indicadores, a orientação para resultados, a transparência, a responsabilização e a preservação da correta gestão do bem público.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com