TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas no setor público

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

PROCEDIMENTOS E RECOMENDAÇÕES PARA A PESQUISA E PARA A ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE

Objetivo: O grupo deve fazer uma análise de um município de Mato Grosso baseando no conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Grupo: A atividade poderá ser realizado em equipe de máximo 05 integrantes, isso não impede que seja realizado individualmente.

Obs.: O nome de todos os componentes do grupo deve constar na capa do trabalho, entretanto TODOS os membros da equipe devem postar a atividade no AVA.

Data de entrega: a data será disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no cronograma de atividades.

Forma: O trabalho deve conter a pergunta e a resposta do grupo.  

Formatação

  • Margens:
  • esquerda e superior de 3 cm;
  • direita e inferior de 2 cm.
  • Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados na cor preta.
  • No desenvolvimento do trabalho utilizar alinhamento justificado,
  • Recuo especial primeira linha de 1,25 cm
  • Espaçamento entre linhas de 1,5 cm.
  • Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 para o texto.

Serão utilizados como critérios de avaliação:

  • Apresentação do trabalho
  • Conteúdo da pesquisa
  • Atendimento aos itens exigidos
  • Cumprimento do prazo 

[pic 1]

UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Ana Paula Vuaden Gross

Bruno

Cesar de Sousa Lima

Fabio

Mizael

Guarantã do Norte

2015


ATIVIDADE

  1. O grupo deve fazer uma análise de um município de Mato Grosso baseando no conceito de Desenvolvimento Sustentável, considerando as três principais dimensões: econômico, social e ambiental. Considere a situação atual e apresentar alternativas de melhoria.

O grupo analisou o município de Guarantã do Norte/MT e observou que ele está em ascensão se comparado com dados econômicos de outros municípios do Norte de Mato Grosso, prova disso são dados do serviço público municipal que apontam índice de aproximadamente 42 mil habitantes, o que contraria os dados oferecidos pelo último censo do IBGE, feito em 2010, o qual apontava uma população de pouco mais de 32 mil habitantes.

A colonização de Guarantã do Norte/MT teve início na década de 80, ocasião em que o INCRA assentou centenas de famílias, oriundas do Rio Grande do Sul e os que viviam na fronteira do Brasil e Paraguai (Brasiguaios). Desde então o município de Guarantã do Norte passou a ser admirado pelas suas terras férteis.

No começo da as atividades econômicas eram diversificadas com produções: agrícola, bovina e as extrações vegetais (madeira) e minerais (ouro). As dificuldades durante a colonização foram se transformando em oportunidades, o que garantiu as comunidades agrícolas, o seu crescimento e a classe produtora, se uniu através das associações de produtores que gerenciava a produção e a comercialização dos produtos.

Guarantã do Norte tinha boa parte de sua economia gerada pela extração de madeira, que na maioria das vezes era realizada de forma ilegal, sem qualquer planejamento. O que ocasionava uma degradação do meio ambiente. Tal fato foi observado pela administração pública a qual tomou providências, tais como, fiscalização detida para acabar com a extração de madeiras ilegalmente.

Após vários anos de fiscalização o município, hoje, consegue desenvolver-se de forma harmoniosa, visto que a extração de madeira e praticamente toda legalizada, haja vista que a extração é feita de campos de reflorestamento.

Devido esta fato ouve uma queda drástica nesse segmento da economia, contudo ouve um crescimento elevado na agricultura, devido também a pavimentação da BR 163 a Cuiabá/Santarém, o que favorece uma logística privilegiada aos produtores de Guarantã do Norte, que transportam seus produtos utilizando a rodovia, até o Porto de Santarém/PA.

Antes da pavimentação Guarantã do Norte/MT era considerado município “Fim de Linha”, por ser o último do Estado o que deixava o município esquecido pelos investidores. Hoje a realidade é outra, muitos investidores vem pra Guarantã do Norte para investir na produção agrícola e bovina, devido a facilidade na escoação dos produtos, até o Porto de Santarém. A produção de soja e milho triplicou nos últimos anos.

Podemos observar que o município de Guarantã do Norte/MT procura se desenvolver em harmonia com o meio em que está envolvido. Procurando sempre transparências em suas ações. Mostra que a Gestão do município está preocupada não só com o desenvolvimento, mais também com a sustentabilidade.

Vemos que existem várias construções em andamento no município tais como Creches, postos de saúde, quadras poliesportivas dentre outras, mostrando que a administração está acompanhando o crescimento populacional, com isso promovendo a equidade, justiça social e cultural de paz.

Contudo, a administração está pecando, e muito, na questão da coleta e depósito do lixo do município de Guarantã do Norte/MT, que seguiremos falando mais abaixo.

  1. Cite três impactos ambientais que você considera mais relevantes no município e quais as medidas que devem ser tomadas para minimizá-los ou eliminá-los. Quais seriam as eventuais dificuldades para a sua implantação? Que alternativas o grupo sugere para superar estas dificuldades?

Os impactos ambientais que podemos notar que são de maior relevância são:

  • Poluição do Ar
  • Poluição das aguas
  • Desmatamento

Onde a poluição do ar possivelmente poderia ser amenizada com a redução na liberação de gases pelos veículos automotores, as queimadas em nossa região são muito frequentes, liberando no ar a fumaça e também contribuindo com o desmatamento. As aguas e nascentes que estão contaminadas com os lixos e agrotóxicos utilizados nas lavouras, somente podem ser recuperados com a interrupção do uso dos mesmos, mas vemos ai a dificuldade de se ter uma produção de alimentos sem uso de agrotóxicos, pois as pragas que destroem à mesma já criaram muita resistência, e cada vez mais se precisa usar “veneno” mais tóxicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com