TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  20/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Programa Nacional da Administração Pública

Curso de Administração Pública EAD[pic 1]

ANGELA MARIA DE OLIVEIRA

Campo Grande – MS

Fevereiro/2016


ANGELA MARIA DE OLIVEIRA

Trabalho apresentado como requisito para obtenção da nota na disciplina Gestão de Pessoas no Setor Público do Curso de Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob a orientação da Prof. Claudio César da Silva.

Campo Grande – MS

Fevereiro/2016[pic 2]

INTRODUÇÃO

        A presente atividade tem como objetivo, abordar sobre os principais processos do setor de Recursos Humanos de um empresa do setor público.

Para elaboração da atividade usou-se como estudo a gestão de RH de uma concessionária de serviço público do Estado de Mato Grosso do Sul. A empresa é de economia mista, tem 51% de participação do Governo do Estado. Para melhor apresentar a visão do setor, foi feita uma entrevista com o gestor de recursos humanos abordando os principais processos que envolvem o capital humano da organização.

A Gestão de Pessoas vem recebendo cada vez mais atenção por parte das organizações e dos gestores tanto privado quanto público.  A importância do valor humano como agregador de valor tem consolidado equipes mais produtivas e comprometidas com os objetivos e estratégias da empresa.  Gerenciar o comportamento humano com desenvolvimento dos talentos e sua importância para o trabalho a ser realizado na empresa é um desafio para o gestor de RH e exige da organização planejamento e implementação de programas que contemplem processos seletivos eficazes, treinamentos, capacitação e investimento na pessoa. No setor público, embora a rotina de contratação e planos de cargos e carreiras tenha suas peculiaridades em decorrência de leis específicas para o setor público, a abordagem e visão dos gestores tem cada vez mais equiparadas ao setor privado, primando pela qualidade, importância das relações e clima organizacional.

O equilíbrio entre o sucesso profissional e as demais necessidades humanas, como auto realização, saúde, relacionamentos, finanças, entre outros assegura um alinhamento entre coloaborador e a organização. Desta forma o RH, com seus processos de gestão de pessoas, desempenha papel de grande importância para o desenvolvimento das estratégias organizacionais. Uma boa gestão de recursos humanos, com valorização da pessoas e suas necessidades, proporciona à empresa ganhos econômicos, agregando valor ao seu produto e á organização


        A organização estuda é uma empresa de economia mista e é obrigada por lei a contratação de empregados somente através de Concurso Público. O sistema de contratação é pelo regime celetista de trabalho. A empresa procura oferecer salários compatíveis com o setor, benefícios como vale refeição, vale alimentação, plano odontológico, plano de saúde, auxílio creche, entre outros. Em 2015, foi aprovada Participação dos empregados nos Lucros e Resultados da empresa. Há um grande esforço da companhia em manter os funcionários atualizados e em constante desenvolvimento profissional através de cursos e workshops.  A empresa procura, através do setor de Recursos Humanos e da CIPA, oferecer oportunidades de confraternização entre os funcionários.

         Há uma gerência específica para o setor de Recursos Humano, ligada à área administrativa da empresa. É responsável pela contratação, treinamento, acompanhamento e supervisão da força de trabalho, bem como responsável por todo a infra estrutura oferecida ao colaborador para que possa desempenhar a sua função.

Processos de gestão de pessoas desenvolvidos pelo setor de RH da Cia:

Conforme informado pelo gestor de recursos humanos da Cia estudada, os principais processos de gestão de pessoas da organização são:

  • Processo de agregar pessoas: a Companhia na análise dos processos administrativos e técnicos, forma grupos de trabalho para desenvolver temas específicos visando motivar e direcionar os funcionários para que a empresa alcance os resultados almejados e os trabalhadores sejam recompensados com o desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos. As Gerências são os órgãos internos que determinam a segmentação de competências, conforme objetivos da área e habilidades dos profissionais envolvidos na realização das tarefas setoriais. Além de Trabalho de Planejamento estratégico ouvindo os principais stakeholders da Companhia;
  • Processo de recompensar pessoas: a empresa tem um Plano de Cargos e Carreiras com Avaliação Semestral, na qual são avaliadas as seguintes características: proatividade, sigilo, atenção aos detalhes, boa comunicação, otimismo, educação, ética e equilíbrio emocional, para análise quanto à Progressão Funcional por Desempenho ou por experiência. Outra forma de recompensar e motivar os trabalhadores, já implementada na empresa, é a Participação nos Lucros e Resultados, que ao estabelecer metas, motiva os trabalhadores a alcançar resultados positivos, para a empresa e consequente recompensação financeira para o colaborador. Além da gestão de benefícios concedidos aos trabalhadores como vale alimentação e vale refeição;
  • Processo de desenvolver as pessoas: programa de desenvolvimento por intermédio de treinamentos em ambientes externos e “in loco”, a Gerência de Recursos Humanos apoia os demais setores na Companhia na realização de treinamentos “in loco”, incluindo a realização de workshops setoriais, palestras educativas e eventos de confraternização. Com o intuito de melhorar a capacidade dos trabalhadores no desenvolvimento de atividades estuda a implementação de um Programa de Capacitação direcionado, para que cada um desenvolva as suas melhores habilidades, o que implicará em melhores resultados para a empresa;
  • Processo de monitorar as pessoas: acompanhamento sistemático dos resultados alcançados pelos trabalhadores nos processos de trabalho, avaliando periodicamente os resultados alcançados por intermédio de indicadores setoriais. 

Visão do gestor sobre a área de pessoas na organização

        Em resposta ao questionamento apresentado ao gestor, sobre a visão da gestão de pessoas da Cia, “a área na organização é estratégica, o desenvolvimento e a motivação dos trabalhadores são fatores que interferem diretamente nos resultados da companhia. Dessa forma, é importante que seja um setor específico, com segmentações para trabalhar com benefícios, Folha de Pagamento e Desenvolvimento de Pessoas”.

Valorização da área de pessoas e participação estratégica na organização 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com