TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas No Setor Publico

Monografias: Gestao De Pessoas No Setor Publico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: desenvolvimento pessoal

Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, como exigência parcial da disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso de Tecnólogo em Gestão Empresarial.

Orientador: Profª. Me. Alciene Ribeiro Feitoza da Silva

FATEC

São Sebastião

2014

1. Tema

“Os usuários do serviço público têm aumentado o nível de exigência em relação à satisfação de demandas. A qualidade e a adequação dos serviços às necessidades dos usuários são hoje aspectos críticos para o bom desempenho de qualquer órgão ou entidade da administração pública (Pantoja et al,2010, p.12).

Este trabalho abordará o aspecto humano no setor público, focará no desenvolvimento pessoal: autoconhecimento e motivação para melhorar o desempenho pessoal do setor público.

2. Justificativa

A insatisfação dos usuários dos serviços públicos gerou indagações a cerca da ineficácia e ineficiência neste setor. São inúmeras as dificuldades na implantação de estratégias de Gestão de Pessoas, pois temos o agravante das leis que protegem os servidores resultando em acomodação. Buscar o aprimoramento pessoal é uma das estratégias para estimular a motivação, em busca de melhorias no atendimento à sociedade, de uma maneira prática, sem alterar a legislação vigente.

3. Problema

A fim de obter excelência no serviço publico, como desenvolver o lado pessoal de cada servidor, resultando em auto motivação?

4. Hipótese

Kohn citado por Pantoja et al (2010, p.56) destaca que “o uso de premiações para incentivar o aumento de desempenho [...] é inadequada, pois desloca o foco do desempenho para a premiação. Ressalta ainda as várias disfunções do uso de um sistema de recompensas (acirramento da competição entre as pessoas em detrimento da cooperação; desincentivo à inovação, uma vez que as pessoas preferem reproduzir comportamentos conhecidos a correr riscos; surgimento de comportamentos antiéticos para o alcance de resultados).

Segundo Chiavenato (2010), gestão de pessoas [...] trabalha os talentos e as pessoas visando o desenvolvimento pessoal e organizacional, não é apenas um recurso para se chegar ao objetivo do lucro, é reconhecer as pessoas como elemento central na organização. A excelência na prestação de serviços públicos ou privados, não depende apenas de conquistar, reter, aplicar, desenvolver, motivar e recompensar talentos, mas principalmente, de gerir pessoas, e alcançar resultados significativos por meio delas.

Já Herzberg et al (1957), sugere que se a organização deseja ter profissionais motivados, é necessário permitir a eles a realização de trabalhos que sejam interessantes, desafiadores e valorizados pelos indivíduos”.

Vergara (2009, p.67) conclui que:

A busca do autoconhecimento, certamente conduz ao autodesenvolvimento. Ambos, provavelmente, lhe permitirão entender suas motivações e dos outros e, a partir dai, contribuir, via estímulos, para que tal motivação, realmente conduza à ação que a empresa espera. Os gestores dependem da capacidade de perceber mudanças não só no ambiente mas também nos valores individuais e coletivos que alimentam o processo motivacional, para obterem conteúdo para suas decisões. Refletir sobre elas ajudará o gestor no processo permanente de oferecer condições para que pessoas possam sentir-se motivadas a se comprometer com a empresa e contribuir para o alcance de seus objetivos.

Os conceitos expostos evidenciam a necessidade de melhorias no setor de gestão de pessoas, mais especificamente relacionados com a questão do auto desenvolvimento, auto motivação visando especialmente cada funcionário que é peça fundamental da organização. Isto resultará em melhor desempenho de cada um, afinal o objetivo de toda entidade pública, direta ou indiretamente, é propiciar à sociedade melhores condições de vida ao cidadão e, para isso ocorrer, deve-se observar com cuidado as ações efetivadas no cotidiano administrativo de modo a conscientizar a importância que o profissional representa no espaço em que atua.

5. Objetivos

5.1. Objetivos gerais

Estabelecer maneiras de modificar a mentalidade do servidor publico e seu desenvolvimento pessoal, visando sua auto motivação para que os objetivos deste setor sejam alcançados.

5.2. Objetivos específicos

Verificar se o órgão público possui algum setor responsável pela gestão de pessoas que visa o individuo e seu aprimoramento.

Verificar quais são os sentimentos deste colaborador em relação ao setor e sua satisfação pessoal para identificar quais os fatores que o impedem de ter um bom desempenho.

Elaborar um plano de ação para desenvolver o auto conhecimento e motivação a fim de sair do estado de acomodação.

6. Metodologia

Foi utilizada a pesquisa bibliográfica dos seguintes autores: Pantoja et al , Vergara e Chiavenato.

Na escolha do método foi empregada a abordagem qualitativa que se caracteriza pela qualificação dos dados analisados.

7. Cronograma

Cronograma de trabalho mês de novembro

atividade 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

definição do tema x x

pesquisa bibliográfica

apresentação e discussão dos dados x

formulação e discussão do projeto x

formatação do trabalho

formatação dentro das normas

revisão

finalização, encadernação

entrega

8. REFERÊNCIAS

CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

PANTOJA, M.J.; CAMÕES, M.R.S.; BERGUE, S.T. Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: Enap, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2009

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »