TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Tesouraria

Artigo: Gestão De Tesouraria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 15

Gestão de Tesouraria

A Tesouraria preocupa-se fundamentalmente com a gestão financeira de curto prazo, em particular, com a capacidade da empresa pagar atempadamente as suas obrigações, isto é, pagar as suas dívidas de curto prazo à medida que estas se vão tornando exigíveis.

Plano ou orçamento de tesouraria

Plano ou orçamento de tesouraria é um quadro onde são confrontados os recebimentos com os pagamentos previstos de uma empresa, no mesmo período de tempo.

O orçamento de tesouraria destina-se a evidenciar as necessidades de liquidez das organizações. Os recebimentos e pagamentos são estimados a partir das previsões de vendas e compras (conjugadas com os respetivos prazos de crédito), custos de transformação, gastos gerais e comerciais, dividendos, juros e impostos. A utilidade de um Orçamento de Tesouraria relaciona-se diretamente com a qualidade das informações nele contidas.

As receitas e despesas relativas ao negócio surgem quase sempre de um modo desfasado e por tal motivo é impossível calcular médias mensais a partir do montante previsto para as vendas anuais, sobretudo se a atividade for sazonal. Por outro lado, o empresário vai ter que pagar os fornecimentos, os salários, os encargos financeiros, etc., nos prazos acordados, independentemente da evolução das vendas. No orçamento de tesouraria previsional, que deverá ser elaborado para um período mínimo de um ano de atividade, inscrevem-se mês a mês ou eventualmente semana a semana, o saldo financeiro inicial, todos os pagamentos que devem ser efetuados e todos os recebimentos previstos.

A análise do orçamento de tesouraria permite verificar se existem meses com “descobertos de tesouraria”, calcular os montantes financeiros necessários para cobrir essas situações e atingir um saldo de disponibilidades considerado desejável. O saldo do orçamento de tesouraria (cash flow total) permite detetar carências previsíveis de liquidez, evidenciando em consequência, as necessidades de novos financiamentos de forma a estabelecer-se um plano de financiamento adequado quanto a montantes, prazos, esquemas de reembolso dos empréstimos, políticas futuras de distribuição de resultados e constituição de reservas. A elaboração de um plano de financiamento culmina com a elaboração do orçamento financeiro. Após a fase de elaboração de todos estes documentos, procede-se à elaboração das demonstrações financeiras previsionais finais, nomeadamente, o Balanço e a Demonstração de Resultados.

Associados ao mapa ou orçamento de tesouraria estão vários outros conceitos:

Saldo transitado do período anterior

O Saldo transitado do período anterior corresponde ao montante existente em tesouraria no final do período anterior e portanto disponível para utilização no período em análise. Deve ser incluído entre as rubricas relativas a recebimentos e tratado como tal.

Saldo mensal de tesouraria

O Saldo mensal de tesouraria é o resultado da diferença entre recebimentos e pagamentos de um dado mês. Positivo se os recebimentos superam os pagamentos, negativo caso contrário. Corresponde portanto ao montante adicionado ou subtraído àquele existente em tesouraria no mês anterior.

Saldo acumulado de tesouraria

O saldo acumulado de tesouraria é o resultado da soma do saldo acumulado do mês anterior com saldo mensal do mês que lhe diz respeito. Corresponde portanto ao montante disponível em tesouraria no final do mês em análise.

Outros conceitos que importa saber relacionados com o plano ou orçamento de tesouraria, mas que não estão presentes na figura são:

Saldo mínimo de tesouraria

O saldo mínimo de tesouraria é um limite crítico, definido pelo gestor, abaixo do qual o saldo acumulado não deve descer de modo a deixar alguma segurança para imprevistos ao gestor.

Necessidades de tesouraria

Considera-se que existe uma necessidade de tesouraria cada vez que o saldo acumulado é menor que o saldo mínimo de tesouraria. As necessidades de tesouraria são calculadas como a diferença entre o saldo mínimo e o saldo acumulado. Por exemplo, se o saldo mínimo definido pelo gestor for 2000 euros e o saldo acumulado desse mês for – 3000 euros (negativo), as necessidades de tesouraria são de 2000 – (-) 3000 = 2000 + 3000 = 5000 euros. Quando se preveem necessidades de tesouraria, o gestor deve programar um pedido de financiamento para esse período de modo a suprimir essas necessidades (normalmente o empréstimo é acompanhado de despesas adicionais para além da devolução do montante emprestado – ver serviço de dívida de curto prazo).

Excessos de tesouraria

Considera-se que existe um excesso de tesouraria cada vez que o saldo acumulado é maior que o saldo mínimo de tesouraria. Tal como as necessidades de tesouraria os excessos são calculados como a diferença entre o saldo mínimo e o saldo acumulado.

Saldo acumulado corrigido

O saldo acumulado corrigido é o saldo acumulado depois de corrigidas as necessidades de tesouraria através de financiamento externo – normalmente empréstimo. Nos meses em que há necessidades de tesouraria o saldo corrigido deverá ser igual ao saldo mínimo de tesouraria.

Viabilidade de tesouraria

A viabilidade de tesouraria refere-se à capacidade da empresa de fazer face a todos os compromissos em termos de pagamentos. É para garantir a viabilidade de tesouraria que o gestor deve trabalhar para a manutenção de saldo mínimo de tesouraria.

Considerações suplementares

O plano de tesouraria difere em objetivos do balanço e dos resultados económicos da empresa. Para mais detalhes ver Realidades económica, financeira e de tesouraria.

A tesouraria é um sistema aberto no tempo, o saldo final de um período influencia os saldos do período seguinte e consequentemente as suas necessidades de tesouraria. Daí a necessidade de transitar o saldo de tesouraria (montante monetário disponível) final do período anterior para o início do período em análise e o saldo final do período em análise para o período seguinte.

Realidades económica, financeira e de tesouraria

Realidade económica

A gestão de uma empresa preocupa-se com três realidades distintas que uma vez separadas dão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com