TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Monografias: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Como você estudou nesta unidade de aprendizagem, o planejamento estratégico é o processo utilizado para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização da interação com o ambiente e a atuação de forma inovadora e diferenciada.

Com base neste conceito e nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico, leia o texto abaixo e responda as questões que seguem:

A Indústria de Calçados Beleza Pura foi inaugurada em janeiro de 1998, em Florianópolis, Santa Catarina. Desde o início, os produtos da fábrica tiveram uma boa aceitação no mercado regional, principalmente pelo excelente material utilizado e pelo atendimento de venda e pós-venda que era feito diretamente pelos fundadores Antonio e Julia Santos.

Nos dois primeiros anos, enquanto Julia desenhava a coleção e cuidava da produção, Antonio fazia os contatos com fornecedores e clientes.

Em função do crescimento nas vendas, em janeiro de 2001 foi necessário contratar mais pessoal para produção, inclusive um gerente para auxiliar Julia na administração da produção. Em julho, foram criados os setores financeiro e logístico. Antonio passou algumas de suas funções para os funcionários contratados para estes dois novos setores.

Em 2004, o faturamento da empresa foi acima do esperado e o mercado deixou de ser apenas regional. Os clientes agora estavam distribuídos por todo o Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com isso, Antonio e Julia viram a necessidade de abrir uma filial da indústria para atender seus clientes gaúchos com maior rapidez. A nova fábrica foi inaugurada em abril de 2007, contando com trinta colaboradores.

O faturamento da empresa em 2008 foi de R$ 30 milhões, no entanto, a crise financeira assustou os proprietários e Antonio decidiu se afastar das funções de rotina da empresa e criar uma equipe para planejar o futuro das fábricas, analisando novos mercados e investimentos. Esta nova fase da empresa tem apresentado pontos positivos, como o maior interesse dos colaboradores devido à participação nos lucros da empresa, mas o aumento da burocracia é um desafio que precisa ser superado.

Autor: Criado pelo professor

1. Em relação ao exposto acima, classifique a empresa quanto aos itens abaixo e justifique sua resposta. (3,0 pontos)

a) Classifique a empresa quanto ao setor econômico a que pertence.

R: A empresa tem sua classificação quanto ao setor econômico como indústria (setor secundário), pois é uma empresa que transforma seu material alternativo em produtos para consumo.

b) Classifique a empresa quanto a origem e a aplicação dos seus recursos.

R : A empresa está enquadrada no segundo setor quanto à origem e a aplicação dos recursos, por se tratar de uma instituição privada que visa o lucro na fabricação de calçados. Lembrando que toda empresa se enquadra no segundo setor.

c) Classifique a empresa quanto ao tamanho (faturamento anual).

R:Quanto ao tamanho se classifica em empresa de médio e grande porte por faturar um valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com