TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Casos: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

FGV MANAGEMENT

MBA em Gerenciamento de Projetos

ANÁLISE DO CASO SULAMÉRICA

Mogi das Cruzes, SP

2013

Trabalho extraclasse de estratégia

Bloco A

1. Quais as tendências do macro ambiente externo? E para o negócio pesquisado quais são as oportunidades e ameaças identificadas?

Oportunidades Ameaças

Aumento da Renda Mudanças por orgãos reguladores, acarretando aumento de custos

Taxa de desemprego baixa Aumento dos preços no setor médico-hospitalares

Acesso ao crédito Descontrole da economia

Expansão da classe média Acirramento da competição em seguros de automóveis

Aumento da longevidade Alta da frequência de utilização dos serviços médicos

2. Qual o propósito organizacional da empresa pesquisada – definição do negócio (amplo e restrito), missão, visão e valores.

A SulAmérica atua nos ramos de seguro Saúde e Odontológico, Automóveis e Ramos Elementares, que inclui seguros massificados, empresarial, habitacional, de riscos industriais e comerciais, além de transportes e cascos, entre outros. No segmento de Pessoas, comercializa seguros de Vida e produtos de Previdência. Outra frente de negócios é a Gestão de Ativos.

Amplo: Tranquilidade e Segurança Restrito: Seguradora

Missão

Assegurar proteção financeira e tranqüilidade aos nossos clientes, superando expectativas.

Visão

Ser a melhor empresa nos mercados em que atua, estando sempre entre as mais competitivas e rentáveis.

Valores

1) Buscamos sempre os melhores resultados: porque sabemos que a qualidade de nosso trabalho é o que determina o sucesso e aconcretização de nossos objetivos;

2) Cumprimos o que prometemos: metas, prazos, serviços. Nos comprometemos apenas com aquilo que temos certeza de que podemos entregar;

3) Somos acessíveis e dinâmicos: somos uma empresa com uma atitude positiva, moderna e ágil. Sempre aberta a inovações. Não nos rendemos à burocracia;

4) Vocação para servir: somos pró-ativos e dedicados. Procuramos atender as necessidades dos outros;

5) Valorizamos o trabalho em equipe: sabemos respeitar opiniões e sabemos que a diversidade fortalece a equipe;

6) Trabalhamos com ética e responsabilidade social: somos uma empresa íntegra. Solidária. Humana. Que acredita e trabalha para um mundo melhor.

3. Quais os stakeholders do negócio e de que forma eles podem ou poderão influenciar a organização?

Clientes – se o serviço oferecido não for de boa qualidade e com preço acessível, os clientes podem migrar para os concorrentes.

Acionistas – se a rentabilidade da empresa não for competitiva os acionistas podem procurar outros investimentos mais interessantes.

Funcionários – se os funcionários não forem qualificados e comprometidos com a estratégia da empresa, dificilmente a empresa obterá sucesso.

Fornecedores – Se os serviços e/ou produtos fornecidos não forem de boa qualidade, preço justo e prazo de entrega rápido também compromete muito o desempenho da empresa.

Orgãos reguladores – se os órgãos reguladores promoverem muitas mudanças, pode implicar em custos adicionais na prestação de serviços, reduzindo a rentabilidade do negócio.

Governo – se o governo não manter a economia estável, isto, controlara inflação, poderá acarretar um risco muito grande para a empresa.

4. Quais as barreiras de entradas e de saídas constituídas por esta empresa? E de que forma o negócio poderá usufruir delas?

Barreiras de Entrada:

• Sólida reputação e reconhecimento da marca. A Companhia acredita que a reputação de sua marca favorece sua estratégia de comercialização, representando uma vantagem competitiva para o desenvolvimento contínuo do relacionamento com os seus clientes, corretores e distribuidores.

• Liderança no setor de seguros no Brasil e melhora substancial do desempenho operacional. A SulAmérica acredita que a sua liderança no setor de seguros no Brasil e o relevante aprimoramento do seu desempenho operacional nos últimos anos permite competir de maneira mais eficiente em um mercado de seguros cada vez mais consolidado. A SulAmérica é uma das líderes em todas as suas principais linhas de negócios. A Companhia melhorou de maneira significativa o seu desempenho operacional nos últimos anos, principalmente devido a uma abrangente revisão dos seus custos operacionais, ao aprimoramento de suas políticas de subscrição, ao cancelamento e/ou a não renovação de apólices que não apresentavam rentabilidade adequada e ao fortalecimento de suas reservas.

• Atuação em diversos ramos de seguro suportada por produtos e serviços de alta qualidade. A presença da Companhia em todos os principais segmentos do setor de seguros permite cobrir uma série de mercados e segmentos de clientes diferentes e tirar proveito de uma ampla variedade de oportunidades de vendas cruzadas (cross-selling). A SulAmérica acredita que osseus produtos e serviços de alta qualidade permitem obter margens superiores e atingir elevados níveis de satisfação entre os clientes.

• Abrangência nacional sustentada por meio de um sólido relacionamento com corretores de seguros independentes. A SulAmérica distribui seus produtos em todo o território nacional, principalmente por meio de uma rede composta por aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com