TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Trabalho acadêmico: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  6.715 Palavras (27 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. A 3M 7

2.1. Um pouco de História 7

2.2 Valores: 10

2.3. Perfil 3M (base 2011) 10

2.4. Organização 10

2.5. Tecnologia 11

2.6. Pesquisa e Desenvolvimento 11

3. SOBRE A ÁGUA 11

4. A DIVISÃO PURIFICATION 12

4.1. Missão e Visão da Divisão Purification: 13

4.2. Definição do negócio 14

5. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO: 14

5.1. Marketing 14

5.2. Equipe de Vendas: 15

5.3. Finanças: 15

5.4. Produção: 17

5.5. Organização e Recursos Humanos: 17

5.6. Canais de Distribuição: 18

6. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO 19

6.1. Sócio-Culturais: 19

6.2. Político-Social: 20

6.3. Globalização da Economia 21

6.4. Rejeição da População: 21

6.5. Consumo e Modismo: 22

7. FILTROS AQUALAR 22

7.1. Publico Alvo 23

7.2. Análise SWOT 23

7.3. Concorrentes 26

7.4. Histórico da Comunicação 27

8. OBJETIVO 29

9. POSICIONAMENTO 29

10. ESTRATÉGIA 30

11. PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 33

12. CONCLUSÃO 33

13. BIBLIOGRAFIA 34

14. ANEXOS 35

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa, inicialmente, mapear o mercado brasileiro de água potável, espelhando suas características atuais, identificando sua problemática e barreiras e, por fim, apresentar um Plano de Comunicação Integrada para a Divisão Purification da 3M, responsável pela linha de Filtros Aqualar, que desponta no planejamento estratégico da empresa como um mix de suma importância para as próximas cinco décadas.

Buscamos esta linha de produtos porque, além de fazer parte de um mercado eminentemente promissor, atende uma necessidade visível, mas ainda pouco explorada, apesar de ser, reconhecidamente, de extrema importância para a população. Assim, trataremos da Linha de Filtros Residenciais da marca AQUALAR 3M, que foram concebidos para a melhoria da qualidade da água potável disponibilizadas, pelas concessionárias, nas residências brasileiras.

Propomos, mais detalhadamente, ao longo deste trabalho, o relançamento desta linha de produtos, uma vez que a empresa fabricante, na verdade, nunca realizou uma campanha de lançamento, que envolvesse ações de comunicação integrada, tais como: endomarketing, campanhas publicitárias de longo alcance, campanhas promocionais adequadas ao trade e ao público-alvo, ações de fidelização, de assessoria de imprensa, de relações públicas, eventos, entre outras.

Paralelamente, à campanha de relançamento da Linha Aqualar, buscaremos informar e conscientizar a população quanto a importância da preservação do recurso “ÁGUA” (usando ferramentas de “marketing relacionado à causa”), e de sua qualidade quando disponível para consumo humano, nas residências brasileiras e, assim, entrar, definitivamente, no negócio de ÁGUA POTÁVEL.

Acreditamos ser um tema muito rico, porque a busca pela saúde e bem estar é uma preocupação crescente mundial. Também, podemos dizer que a escolha destes produtos foi sustentada pela atual preocupação da sociedade em geral em manter e recuperar o ecossistema e da busca de maior qualidade de vida, principalmente através do cuidado pessoal com a saúde e com o próprio corpo.

Pesquisas mostram que, pela primeira vez, em décadas, o volume do mercado norte-americano de refrigerantes sofreu uma queda de

0,6% nos últimos 5 anos, contra o crescimento de 0,7% de crescimento verificado em anos anteriores (de 2000 a 2005). Isto se deve ao fato dos consumidores estarem incluindo, cada vez mais, outros tipos de bebidas, consideradas mais saudáveis que refrigerantes, em sua dieta. (REVISTA ÁGUA, 2006)

Este comportamento do mercado consumidor reflete a tendência mundial, por preferência por bebidas e hábitos naturais e mais saudáveis, em detrimento daqueles que podem, de alguma forma, ser prejudiciais à saúde humana.

A preocupação com o bem-estar e, especialmente, em cuidar da estética corporal, vem estimulando, em escala global, a opção consciente do consumidor por produtos que estejam em sintonia com esses valores.

No mercado brasileiro, podem-se notar também as mesmas tendências, embora de maneira menos consciente, onde as pessoas procuram tomar mais água todos os dias, sendo o ideal de até 2 litros de água/pessoa/dia.

A classe médica, em geral, juntamente, com nutricionistas, educadores físicos, fisiatras, entre outros têm feito o papel de formadores de opinião junto ao mercado consumidor. Programações de rádio, TV e internet também ajudam na divulgação deste hábito tão salutar. Como exemplo, podemos citar o Programa Bem-Estar, veiculado todas as manhãs pela TV Globo.

2. A 3M

A 3M é uma empresa global de tecnologia diversificada que apresenta soluções inovadoras para as necessidades do dia-a-dia.

É, fundamentalmente, uma companhia de base científica que produz milhares de produtos criativos, que vão de cuidados com a saúde e segurança no tráfego, a produtos para escritório, abrasivos e adesivos, sistemas de etiquetagem de embalagem industriais, adesivos para customização automotiva, sistemas de filtração de fluídos e gases, entre outros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com