TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Trabalho Escolar: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação Trabalho Gestão Estratégica

Empresa

 Ramo Alimentício

 Múltiplas unidades

 Franquias

O trabalho foi realizado em uma empresa do ramo alimentício, que está no mercado desde 2006. A primeira loja inaugurada foi no litoral do Paraná, quatro anos depois foi inaugurada a segunda loja na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Devido ao sucesso causado pela abertura da unidade Niterói, os donos resolveram investir numa nova identidade visual através de parcerias com profissionais da área e então a empresa adotou o estilo de creperia francesa.

A repercussão do negócio foi tão positiva, que em pouco tempo, passou a receber propostas de grandes investidores que estavam na busca por franquias. Deste modo, a empresa investiu em uma consultoria especializada e hoje conta com mais de 20 franquias no estado do Rio de Janeiro e 1 no Paraná.

Metodologia

• Aplicação Questionário

• Visita Técnica

• E-mail

• Uso 4 ferramentas : Análise SWOT, Matriz do Produto, Análise das 5 Forças de Porter, Matriz BCG.

A metodologia deste estudo implica na elaboração de um questionário desenvolvido especialmente para análise da rede, aplicado via e-mail. E também foi realizada em uma visita técnica na unidade Icaraí a fim de conhecer a rotina o ambiente corporativo da empresa, além de colher novas informações que possivelmente não estavam contidas no questionário, através de uma conversa informal. Após levantadas as informações necessárias para o desenvolvimento das ferramentas elas foram desenvolvidas e analisadas separadamente gerando conclusões que irão nos permitir se as estratégias e o dia-a-dia estão alinhados com a missão, visão e valores dela.

Produtos

A empresa serve os mais variados tipos de crepes, com mais de 60 sabores.

• Crepes salgados - categorias: tradicional, nobre, especial e premium.

• Crepes doces - categorias: tradicional, nobre, especial, premium e diet.

A empresa serve os mais variados tipos de crepes, com mais de 60 sabores. Os crepes salgados são divididos nas categorias: tradicional, nobre, especial e premium. Enquanto que, os crepes doces são listados nas categorias: tradicional, nobre, especial, premium e diet. A rede de franquias oferece aos seus clientes o verdadeiro crepe francês em uma massa assada, o que garante que seja crocante, e fina, tornando uma massa leve.

Visão

Missão

Valores

Análise SWOT

Com ela podemos concluir que o diferencial dessa rede de franquias é a sua massa que, ao contrário das demais concorrentes, tem a sua massa assada a tornando leve e crocante.

No atual cenário, a rede, vê uma grande chance de consolidação no mercado com a abertura de franquias em diferentes bairros e cidades.

Como fraqueza foi observado o fato de ter apenas um produto, o crepe. Ao conversarmos com um dos donos ele no informou que já estão começando a tratar esse ponto, fizeram parceria com uma empresa que vende cerveja artesanal e também estão tentando implementar uma cafeteria.

Eles têm como ameaça o aumento da concorrência no ramo de crepe, a mão de obra descompromissada e altos custos com impostos. Desses pontos a única coisa que eles podem influenciar diretamente é a questão da mão de obra e, por esse motivo, passou a ser oferecido treinamentos para que os funcionários para que percebam a importância de seu trabalho.

Matriz do Produto

A matriz do produto é uma ferramenta também conhecida como Matriz de Ansoff, que ajuda as empresas a determinar sua estratégia de crescimento do mercado. Duas dimensões determinam o alcance dos vetores de crescimento: produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com