TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica I

Exames: Gestão Estratégica I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Gestão Estratégica I

Curso: Gestão Financeira

Professor Tutor: Valter Effting

Nome do aluno:

Data: 03 Nov 09

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Confira no quadro abaixo as principais características de cada uma das fases do ciclo de vida de uma organização, propostas por Greiner (1998), enfatizando o foco da gerência, estrutura da organização, estilo da alta administração, sistema de controle e ênfase da remuneração gerencial.

Quadro 1: Características das fases do ciclo de vida das organizações

Fonte: GREINER, Larry E. Evolution and revolution as organizations grow. Harward Business Review. v. 10, n.4, 397-409, 1998.

Fase 1 – Criatividade

Fase 2 – Direção

Fase 3 – Delegação

Fase 4 – Coordenação

Fase 5 - Colaboração

De acordo com o que você estudou sobre o ciclo de vida das organizações e com o quadro acima, apresente o caso de uma empresa (real ou fictícia) e caracterize cada fase do ciclo de vida que esta organização já passou, destacando pelo menos duas características de cada fase. (4,0 pontos)

A PADARIA PÃO QUENTE foi fundada em 2000 e por alguns anos os seus sócios seu Pedro e seu Manuel, também eram a mão obra, pois tinham trabalhado de padeiros a vida toda, eles se revezavam hora no caixa, hora no forno assando pães, possuíam duas funcionárias que atendiam o balcão, confeccionavam bolos e doces inovadores de sabor inigualáveis, diferentes dos encontrados no comércio o que atrai muito os clientes.

Com o passar do tempo procuraram o SEBRAE-DF (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Distrito Federal) e realizaram cursos referentes a gestão de empresa e como o lucro e o trabalho começaram a aumentar seu Pedro e seu Manuel resolveram juntos contratar mais funcionários, contrataram 02(dois) padeiros e duas pessoas de confiança para se revezarem no caixa, contrataram ainda um contador para ficar responsável pala parte contábil da empresa e a partir dessas contratações começaram a gerenciar a padaria cuidando das finanças, da confecção dos produtos e contato com novos fornecedores.

Após um determinado tempo seu Pedro e seu Manuel observaram a grande quantidade de pessoas que vinham de lugares distantes, a fim de comprarem seus produtos e chegaram à conclusão que seria sensato abrir uma nova padaria, ou seja, uma filial. Após pesquisarem o local ideal encontraram um ótimo ponto no bairro São Joaquim, com a finalidade de darem mais atenção ao novo empreendimento contrataram um pessoa com experiência em padarias para gerenciar a matriz, mais algum tempo abriram a segunda e a terceira filial sendo necessário um escritório central para tocarem o negócio, mobiliaram ainda o escritório com pessoas com qualificação para avaliar os relatório e balancetes emitidos pelas padarias.

Após avalizarem o crescimento da PADARIA PÃO QUENTE, chegaram a conclusão que o empreendimento estava muito descentralizado, que cada filial e matriz trabalhavam de um jeito e tomaram a decisão de reorganizar o empreendimento, resolveram dividir o escritórios em seções sobre a coordenação dos fundadores, resolveram ainda, como incentivo bonificar os chefes de seções, juntamente com seus gerentes, elaboraram uma espécie de bônus por produção.

Com essa nova estrutura os Presidentes da Pão Quente decidiram que deveriam criar grupos de trabalho com a finalidade de inovar, criar novos produtos e entrar no mercado nacional expandir suas fronteiras, mas de forma sensata, para isso vários grupos foram formado e algum colaboradores externos convidados a participar desse grupos..

Fase 1 – Criatividade

Sendo essa a primeira fase do estágio evolutivo das organizações posso destacar como característica:

a) Os sócios desempenhando as funções de padeiro e caixa;

b) A preocupação dos empreendedores em conquistar novos clientes com produtos inovadores com a finalidade de atrai novos clientes.

Fase 2 – Direção

Como nessa fase a característica principal é o profissionalismo posso destacar no exemplo acima que:

a) Seu Pedro e seu Manoel procuraram o SEBRAE para realizar cursos com a finalidade de muito bem gerir sua padaria;

b) Como contrataram novos funcionários e um contador eles podem agora gerenciar a padaria nos aspecto financeiro, confecção de novos produtos e contatos com fornecedores.

Fase 3 – Delegação

Esta fase é caracterizada pela descentralização das decisões, nossos empreendedores seguem a risco o que aprenderam nos cursos que realizaram vejamos abaixo:

a) após observarem o aumento da clientela e notarem que eles não eram só da vizinhança, tomaram a decisão de expandir seu mercado de atuação, posteriormente abriram novas padarias e contratando gerentes para a matriz e filial o que caracteriza essa fase;

b) outro aspecto a ressaltar é o fato de terem mobiliado um escritório central com pessoas com qualificação para avaliar os relatório e balancetes emitidos pelas padarias, ou seja, adoram mecanismos para medir a eficácia do negócio.

Fase 4 – Coordenação

Esta fase se caracterizada pela retomada do comando geral da empresa, podemos observar conforme explicação que se segue:

a) quando observaram que o empreendimento estava muito descentralizado e retomaram o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com