TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pessoal

Trabalho Escolar: Gestão Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  2.685 Visualizações

Página 1 de 4

1) Diante de um cenário de constantes mudanças e concorrência altamente acirrada, conquistar, manter e satisfazer os clientes são desafios para as empresas que desejam expandir-se no mercado. Nesse contexto, os gestores devem compreender que o sucesso da empresa também depende dos recursos humanos que nela trabalham e, para tanto, os profissionais devem estar

satisfeitos e motivados, de forma a responderem com alto nível de envolvimento e omprometimento com os objetivos da organização. Nesse sentido, a comunicação interna, baseada nas ações de endomarketing, é fundamental para se criarem e manterem níveis elevados de satisfação humana e clima organizacional saudável.

Considerando que a comunicação organizacional está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas que atuam em organizações, avalie as afirmações abaixo:

I. As ações de endomarketing desenvolvem os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que efetivamente garantem a melhoria do clima organizacional.

II. O endomarketing reforça a noção de cliente interno e proporciona o fortalecimento das

relações entre empresa e colaboradores.

III. O alinhamento dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e as ações do

endomarketing convergem para resultados de uma gestão efetiva e bem-sucedida.

É correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

2) A empresa X descobriu como otimizar sua intranet. Com a crise de 2008, a área de comunicação sofreu cortes severos de verba e transformou tudo que era em papel (sete jornais e uma revista) em comunicação online. A notícia estimulou a organização a reformular completamente sua estratégia de comunicação. Em vez de editar vários jornais, a empresa X desenvolveu um portal, que, além de ter centralizado todas as informações, possibilitou que os funcionários comentassem as notícias, criassem conteúdos próprios e anunciassem na seção de classificados. “Vale quase tudo: colocar a foto do filho, comentar sobre a festa junina e anunciar terreno para vender”, explica Ramos. O resultado foi a alta popularidade. Com 2 700 acessos por dia, a intranet da empresa X registra atualmente 1 251 anúncios nos classificados e 2 931 comentários.

Considerando o texto acima, que trata da eficácia da intranet como um sistema de informações nas empresas, avalie as afirmações abaixo:

I. A empresa X entende que comunicação interna é uma área estratégica nas empresas, e o desafio é transformar o segmento mais básico da comunicação interna — a intranet — em ferramenta bem aproveitada e útil para toda a organização e seus familiares.

II. A intranet é considerada pela empresa X como uma base sólida para a gestão de conteúdo, ajudando em várias atividades, como recrutamento e seleção, interação entre colaboradores e disseminação do planejamento estratégico da empresa.

III. A popularidade da intranet, descrita no texto, está relacionada ao volume de postagens e acessos dos funcionários. No entanto, o envio e a publicação de tanta informação disponibilizada pela empresa na intranet vai torná-la vulnerável a hackers.

IV. O portal de currículos e o de anúncio de vagas, disponíveis como ferramentas da intranet, são importantes fontes de recrutamento interno, pois possibilitam que a empresa crie um banco de dados com currículos e atraia, sem custos de recrutamento, candidatos interessados.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) I e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

3) Na opinião da equipe, Como RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional?

4) Na opinião da equipe, Como RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz?

5) Na opinião da equipe, Como RH pode ajudar na participação e comprometimento dos funcionários, empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização?

6) Na opinião da equipe, Como RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora?

7) Na opinião da equipe, Como é possível atrair, desenvolver e manter o capital intelectual na empresa?

8) Defina o que é Gestão de Pessoas?

9) Qual é a importância das pessoas em uma organização?

10) Como a equipe entende por solução ganha-ganha?

11) Como as pessoas podem ser parceiras da empresa?

12) Quais são os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas?

13) Quais são os objetivos da gestão de pessoas?

14) Descreva os 5P`s da Liderança.

15) Quais são as competências essenciais na gestão de pessoas?

16) Descreva os fundamentos organizacionais da Era Industrial Clássica.

17) Descreva os fundamentos organizacionais da Era Industrial Neoclássica.

18) Descreva os fundamentos organizacionais da Era da Informação.

19) Descreva cinco Megatendências que estão quebrando velhos paradigmas.

20) Descreva os novos papéis da função de RH.

21) Quais são os seis processos de gestão de pessoas?

22) O que é um processo?

23) Segundo Chiavenato (2010), lidar com pessoas sempre foi parte integral da responsabilidade de linha de cada executivo, desde o presidente até o mais baixo nível de supervisão. Sendo assim, descreva as responsabilidades de linha para os gerentes:

24) O que significa centralização e descentralização em RH? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

25) Segundo Chiavenato (2010), gerir talento humano está se tornando indispensável para o sucesso das organizações. Ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. E qual a diferença entre pessoas e talentos?

26) Segundo Chiavenato (2010), o conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano – o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar competitividade e sucesso. Sendo assim, descreva os dois aspectos principais que compõem o capital humano:

BOA REVISÃO!

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »