TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Competências

Exames: Gestão Por Competências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão por Competências

O termo competência é definido no dicionário como a capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um determinado assunto. Ao desempenhar qualquer atividade precisa-se da combinação de três fatores primordiais capazes de conduzir a um resultado de excelência,é o famoso “CHA”, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes, que juntos formam os pilares do que se entende por competências.Quando relacionamos isso a empresa e seus funcionários falamos de uma definição clara e objetiva de quais são esses assuntos,seja de caráter técnico e comportamental, necessários para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos.Adotar um modelo de gestão de competência em uma empresa é fazer gestão baseada naquilo que ela precisa para realizar sua visão, através da adequação e evolução do potencial de realização de seus integrantes (funcionários).

Observa-se os benefícios trazidos por uma empresa ao adotar uma gestão de competência tais como: elevada produtividade, ambiente mais participativo, funcionários mais motivados e comprometidos com resultados, gerências e equipes fortalecidas e diferencial de mercado.

Na ação estratégica das políticas de Recursos Humanos é fundamental para promover e motivar a cultura e o clima voltados à Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. A geração de um ambiente propício à "participação efetiva das pessoas no processo de a aquisição e promoção de conhecimento" é fator determinante que estimula a busca pela qualificação - tanto no aspecto formal (cursos, graduação, especializações) quanto no aprimoramento de competências, ou seja, de conhecimentos, de habilidades e de atitudes.

Percebe-se que a organização que direciona seu modelo à gestão por competências ao passo que investe em seus colaboradores beneficia-se proporcionalmente em troca e torna-se mais competitiva e estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com