TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de organizações burocráticas

Tese: Gestão de organizações burocráticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Nas Organizações Burocráticas a liderança está nas regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. A burocracia busca amenizar as influências externas na organização, a especialização dos seus colaboradores e controlar as atividades de forma a atingir seus objetivos através da competência e eficiência. O autor Guerreiro Ramos (1983) mostra que na concepção de Weber a burocracia é um agrupamento social em que rege o princípio da competência definida mediante regras, estatutos, regulamentos da documentação, da hierarquia funcional, da especialização profissional, da permanência obrigatória do servidor na repartição, durante determinado período de tempo, e da subordinação do exercício dos cargos e normas abstratas. Já organizações como a IBM têm uma estrutura burocrática que permite que consigam obter os mesmos resultados com profissionais liberais, sem nenhum vínculo com a empresa, o que possibilita a eles liberdade nas tarefas e flexibilidade de horário.

As grandes empresas de tecnologia e internet, são apontadas como as mais inovadoras do mercado; e grande parte delas, possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Em empresas como Facebook e Google, os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam a sua criatividade e inovem. Já nas empresas com os modelos clássicos de gestão, os colaboradores não têm essa liberdade porque são submetidas a muitas normas e regras o que acaba dificultando a criatividade. Pode-se concluir que as organizações modernas querem manter competitivas no mercado acirrado, adotando novos modelos de gestão onde à flexibilidade de normas e consideram ás pessoas como parceiros e não meros recursos.

No texto “Freelancers abrem espaço nas grandes empresas” o autor faz uso de recursos argumentativos como, dados estatísticos onde faz uso de números obtidos em pesquisa, voz de autoridade pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto, instituição de pesquisa, frase dita por alguém, enfim uma autoridade no assunto, é de discurso direto onde reproduz fielmente as falas das pessoas, para dar credibilidade ao discurso e se isentar da responsabilidade do que esta sendo dito.

Vantagens de ser um freelancer: Fazer seu próprio salário; possibilidade de fazer seu próprio dinheiro, você percebe que pode evoluir cada vez mais e não está sendo injustiçado por um salário fixo ruim ou sendo usado por alguma empresa ganhando pouco. Horários flexíveis; você faz seu horário, mas sempre é bom estar disponível em horário comercial, respeitando o prazo estabelecido com o seu cliente, você poderá fazer cursos que não poderia em função de horários. Desenvolvimento pessoal; você se desenvolve profissionalmente, aprende muito com clientes, concorrentes e amigos que faz pela internet. Nunca deixe de aprender e você evoluirá a cada dia. Possibilidade de passar mais tempo com a família; isto se você souber organizar muito bem seu tempo e trabalho, senão poderá tornar-se uma desvantagem. Trabalhar naquilo que gostamos; o que é lógico, porque ninguém vai trabalhar por conta própria em algo que não gosta. Desvantagens de ser um freelancer: Facilmente fica sobrecarregado; cuidado para não se sobrecarregar de trabalho, muitas vezes você se enche

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com