TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE SUCESSSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Trabalho Universitário: HISTÓRIA DE SUCESSSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Conheceremos ao longo desta produção textual, um pouco da história da cidade de Lago do Junco, pequeno município Maranhense.

Vendo a grande necessidade do uso de medicamentos fitoterápicos, vindos diretamente das ervas medicinais muito utilizadas pelo povo daquela região, eles se empenharam em ampliar as plantações para poder produzir mais ervas, produzidos mais remédios naturais e sendo assim diminuindo os medicamentos de farmácias químicas, sobrando verbas para outras utilidades dentro da região.

Os habitantes de Lago de Junco podem ver a diferença que o aumento do uso de medicamentos fitoterápicos proporcionou a população, desde qualidade de vida de cada um, até as benfeitorias no município.

Uma história interessante e que poderemos tirar muito proveito para nossas vidas e atitudes do dia-a-dia.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo as questões levantadas no tópico Pontos para Discussão, para abranger toda a área do município pode ser feito um trabalho de conscientização na comunidade para que todos tenham a mesma visão, trazendo assim um retorno muito bom para abranger o projeto Farmácia Verde em toda a área do município, pois este projeto visa melhorar a qualidade de vida da população. Melhorando a renda das famílias e proporcionando esperança de melhora para o município.

Como o resultado da farmácia verde tem sido bom, a demanda de produção tem aumentado levando em conta o sucesso que tem sido os medicamentos fitoterápicos, sendo assim a implantação do horto é necessária tanto para produção quanto para haver pesquisas para que novas plantas entrem na lista de medicamentos. Com isso mais moradores poderão ser beneficiados.

Levando em conta os costumes passados de pais para filhos sobre o uso de plantas como alternativas para tratamento de doenças, a classe médica poderia receitar mais medicamentos fitoterápicos, até mesmo por ser na maioria de custo mais baixo.

Com apenas 30 agentes de saúde não é possível atender toda a comunidade, até mesmo porque quando se trata de saúde precisa ser dada uma melhor atenção, sendo assim é necessária à capacitação e formação de novos agentes de saúde e abertura de uma unidade de saúde no município.

Com a procura por medicamentos fitoterápicos, e a exportação de artesanato da palmeira de babaçu, precisa-se ter um aumento na produção, formando assim parceria com a comunidade rural que tem ajudado toda a comunidade.

Vejo pela disciplina Gestão de Pessoas fatos importante para o sucesso do Projeto Farmácia Verde e, a criação da Cooperativa de Quebradeiras de Coco da região de Ludovico, onde a comunidade viu a oportunidade de mudar sua história. Lideres foram levantados e capacitados para motivar a comunidade e direcionar o projeto.

A região é possuidora de uma vasta e diversificada flora, e entre as tradições do seu povo está à prática do uso de plantas medicinais no tratamento de varias doenças.

“o meu sonho é que nós possamos ter tudo o que a gente pobre precisa, né? Nós somos pobres, mas nós temos direito de viver uma vida digna e essa vida digna se encontra junto com todos e a gente sozinho não pode fazer nada” (Sebastiana Ferreira – Moça, quebradeira de coco).

Em processos Administrativos fica claro de como o projeto foi abordado, a matéria prima é de fácil cultivo na região, as parcerias formadas com a Prefeitura Municipal, a paróquia São José e as lideranças locais para levantamento de fundos e a instrução e capacitação feito pelo SEBRAE e a universidade Federal do Maranhão.

“A ideia é aproveitar a diversidade da flora local e estimular o cultivo de plantas medicinais que, de certa forma, já é uma prática da região, e já faz parte da cultura local. É possível, em médio prazo, produzir o suficiente para exportar o excedente que não for assimilado pelo mercado local”, disse Edimar Nascimento dos Santos, consultor do SEBRAE para o projeto na época da criação da Farmácia Fitoterápica de Lago do Junco.

Economicamente Lago do Junco sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores aos de outros municípios. Isso começou a mudar com a implantação da Farmácia Verde e a Cooperativa das Quebradeiras de Coco.

Sua vegetação predominante sempre foi à palmeira de babaçu, a extração do fruto dessa palmeira, o babaçu, representava para uma parcela considerável da população rural uma das poucas fontes de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com