TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HP Estudo De Caso De Logistica Reversa

Dissertações: HP Estudo De Caso De Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  1.905 Visualizações

Página 1 de 14

FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Deputado Ary Fossen

Centro Paula Souza

Logística Reversa, estudo de caso na

HP - HEWLETT-PACKARD COMPANY.

Jundiaí

2014

FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Deputado Ary Fossen

Centro Paula Souza

Logística Reversa, estudo de caso na

HP - HEWLETT-PACKARD COMPANY.

ACADÊMICOS:

Aurélio Domingos RA 142829

Guilherme Fernandes Botti RA 142807

Jefferson Gomes da Silva RA 142801

Jonas Henrique Negri RA 142843

Rodrigo Zaparoli Navarro RA 142802

Jundiaí

2014

Sumário

1. Introdução 1

2. Logística Reversa, conceito, como planejar e como controlar 2

3. Logística Reversa no Brasil 4

4. A importância da Logística Reversa 6

5. Aspecto ambientais da destinação de resíduos eletroeletrônicos 8

6. Aspectos técnicos e sociais da reciclagem de computadores no Brasil 9

7. A empresa HP - HEWLETT-PACKARD COMPANY 10

8. Reciclagem na HP 14

9. Estudo do caso HP 15

9.1. Resultados de Sustentabilidade da HP Brasil 17

9.2. Reciclagem de Produtos – Hardware 17

9.3. Reciclagem de Baterias 18

10. Conclusão 19

11. Referências Bibliográficas 20

1. Introdução

A logística reversa vem despertando um interesse crescente nas organizações uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade das organizações. Dentro deste contexto, a logística reversa e o estudo dos canais de distribuição reverso, se destacam como uma nova área de estudo da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise sobre a logística reversa, de componentes eletrônicos de computadores, impressoras e outros componentes desses segmento. O destino impróprio desses materiais é perigoso para a sociedade e meio ambiente devido a utilização de materiais pesados na composição. A solução viável é a reciclagem desses materiais, e para isso a necessidade de uma logística reversa bem controlada, planejada e eficaz. A empresa onde o estudo de caso foi realizado foi a HEWLETT-PACKARD COMPANY, fabricantes de computadores, calculadoras e outros produtos eletrônicos. Na HP existe o programa de reciclagem desde 2006, e além de razões econômicas, tem contribuído com a preservação do meio ambiente, reciclando cartuchos, componentes de hardware, baterias e outros componentes.

2. Logística Reversa, conceito, como planejar e como controlar

Usualmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de produtos de seu ponto de aquisição até o seu ponto final de consumo. No entanto, existe o fluxo reverso, ou seja, do ponto de consumo ao ponto de origem, que também precisa ser gerenciado. Esse fluxo reverso é comum para a maioria das empresas.

Todos os produtos estão sujeitos a descarte, com isso, fica evidente que a vida dos mesmos, no ponto de vista logístico, não termina na entrega ao cliente. Lacerda, define logística reversa como o processo de planejamento, implementação e controle de matérias –primas, estoque em processo e produto acabado, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, objetivando recapturar valor ou descarte adequado. (LACERDA, 2009, p. 2).

Pelo processo de logística reversa, as empresas conseguem desenvolver materiais reaproveitados que podem voltar ao fluxo de produção, através de um acordo prévio, coletar, separar, embalar e expedir itens usados ou danificados, dos pontos de consumo até os locais de reprocessamento, revenda ou descarte.

Os produtos, os fluxos de logística reversa acontecem mediante a necessidade de reparo, reciclagem, ou porque simplesmente os clientes os retornam. No caso das embalagens, os fluxos se dão em função da sua reutilização ou descarte. Embalagens retornáveis, geralmente, possuem custos maiores que as demais. Entretanto, quanto maior o número de vezes que é usada, menor o custo por viagem que, por sua vez, tende a ficar menor que o custo da embalagem não retornável. (LACERDA, 2009).

A eficiência do processo de logística reversa depende de como ele é planejado e controlado. Para tanto, alguns fatores críticos foram identificados para contribuir com o seu desempenho:

No início do processo de logística reversa é necessário identificar corretamente o estado dos materiais que retornam para controles de entrada para saber os materiais que devem ou não entrar no fluxo. Esse controle se dá com treinamento de pessoal.

Uma grande dificuldade da logística reversa é ela ser tratada como um processo não regular. É importante mapear e criar procedimentos formalizados para obter controle e melhorias.

O tempo de identificação da necessidade de reciclagem, disposição ou retorno das embalagens e seu efetivo processamento deve ser curto, evitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com