TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA – EMBALAGENS RETORNÁVEIS PARA TRANSPORTE DE BENS MANUFATURADOS: UM ESTUDO DE CASO EM LOGÍSTICA REVERSA

Por:   •  17/5/2015  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA – EMBALAGENS RETORNÁVEIS PARA TRANSPORTE DE BENS MANUFATURADOS: UM ESTUDO DE CASO EM LOGÍSTICA REVERSA - Diogo Adlmaier e Miguel Afonso Sellitto

No presente artigo, Diogo Adlmaier e Miguel Afonso Sellitto, analisam através de diversos autores, as vantagens e desvantagens da logística reversa, e os ganhos obtidos pela utilização de embalagens retornáveis na exportação de cabeçotes de motores do Brasil para os Estados Unidos, através de um estudo de caso em uma empresa montadora de motores a diesel.

A empresa estudada monta, além de motores completos, cabeçotes utilizados em duas famílias de motores, cuja montagem final ocorre em um cliente em Melrose Park, nos EUA.

O artigo mostra através de estudos que a empresa obteve sua motivação inicial após a exigência do cliente em receber exclusivamente, materiais embarcados com embalagens retornáveis, visto que é um assunto citado por vários autores no artigo e tem um fator importante, que é a questão da preservação do meio ambiente através da utilização do método da logística reversa, e os impactos ambientais gerados pelo processo produtivo assim como as vantagens e desvantagens de se utilizar embalagens descartáveis ou retornáveis, sendo um fator de extrema importância que pode até mesmo denegrir a imagem das empresas que não se preocupa com seus resíduos finais de produção e de transporte, o chamado pós-venda e pós-consumo.

Após a exigência, a empresa obteve o desafio de fazer a reengenharia baseada na logística reversa, onde deixaram de utilizar a embalagens descartáveis, que era o papelão reforçado e desenvolveu-se então, uma embalagem feita de material plástico específica para os cabeçotes, levando em consideração o fato de buscar custos mais baixos e sem riscos à qualidade dos produtos.

O que mais chama a atenção do leitor ao longo do artigo, é que apesar da necessidade de um investimento inicial elevado obtiveram-se inúmeras vantagens após a implantação deste novo sistema de embalagens retornáveis, sendo elas ecológicas, econômicas e logísticas. Também são apresentadas em forma de relato, as informações obtidas pelos instrumentos de pesquisa e os antecedentes (como era) e a solução adotada (como ficou). Apresentando tabelas comparativas e uma ótima característica de desempenho, em exemplo disso foi a quantidade de cabeçotes por contêineres, que superarou à mesma quando se transportado em embalagens descartáveis. Com o material plástico se aproveita melhor o volume do container gerando otimização no processo da logística reversa.

O tema tratado no artigo desperta ao leitor um interesse sobre este assunto que é muito estudado nas empresas nos dias de hoje, tanto pela visão geral à preservação ambiental, quanto ao fato de que o cliente final pode ser relativizado em algumas cadeias produtivas. A logística reversa se insere em um processo de revisão conceitual da manufatura, na medida em que esta passou a discutir os impactos econômicos e ambientais da produção mais limpa em suas estratégias de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com