TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da cacau show

Por:   •  6/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 6

A idéia da criação da indústria de chocolates artesanais Cacau show, surgiu de Alexandre Tadeu da Costa, filho de um casal empreendedor sendo seu pai tecelão e sua mãe revendedora de produtos por catálogo ‘porta-a-porta’. Alexandre começou a trabalhar aos 14 anos, junto com sua mãe na revende de produtos ‘porta-a-porta’ sua mãe possuía espírito empreendedor, característica a qual seu filho herdou. No início, sua mãe revendia produtos por catálogo como Avon, Tupperware, dentro outros, nesta atividade ela vislumbrou a oportunidade de criar catálogos com suas próprias marcas, para absorver uma maior parcela de clientes e suprir os ‘gaps’ ocasionados pelas sazonalidades, dentre esses catálogos foi criado um com a proposta de prospectar chocolates o qual foi batizado como ‘Cacau Show’. A primeira experiência de sua mãe com esta linha de revendas ocorreu em 1985 e não foi bem sucedido o que fez com que este catálogo acaba-se ficando de lado. Dois anos mais tarde Alexandre, acreditando ter um grande potencial mal explorado, pede afastamento dos negócios da família e decide reinvestir no catálogo de revenda de chocolates ‘Cacau Show’ – neste ponto Alexandre inicia um contrato para revenda de chocolates de um fabricante, negociador nato conseguiu atingir a venda de 2.000 unidades de ovos, às vésperas de uma páscoa, após o trabalho árduo retornou a Fábrica para entrega de pedido para poder prosseguir. Quando Alexandre entregou o pedido ao fabricante o mesmo admirado pela expressiva quantidade de ovos encomendados informou-lhe que não poderia atender devido ao fato de não produzir ovos no tamanho solicitado pelos clientes, haja vista a fabrica não possuir padrão para tal. Neste ponto Alexandre se viu a beira de não conseguir atender seus clientes, com objetivo de não faltar com clientes começou a buscar novas alternativas para solucioná-los. Foi ai que Alexandre conheceu uma peça fundamental para dar o ponta pé inicial no que hoje é a ‘Cacau Show’, em uma de suas procuras encontrou a senhora Cleusa que produzia artesanalmente chocolates para seus familiares, a senhora colocou-se a disposição de Alexandre para ajudá-lo a produzir os ovos, para tanto Costa tomou emprestado de um tio $ 500,00 dólares e se juntou a Dona Cleusa para produzir por conta própria a quantidade necessária para atender aos pedidos. Trabalhando incessantemente a uma média de 18 horas por dia conseguiram produzir os 2.000 ovos em apenas três dias, logo após todo esse esforço e entregue os pedidos, Dona Cleusa retornou a sua rotina doméstica junto da sua parte no lucro das vendas. Alexandre devolveu o dinheiro emprestado por seu tio e ficou com outros $ 500,00 dólares, com toda a experiência que passou pode observar a carência existente nesse nicho de mercado e decidiu por investir no desenvolvimento da marca ‘Cacau Show’ na fabricação de chocolates finos, e com os $ 500,00 dólares aplicou como capital inicial.

Inicialmente por volta de 1987 A ‘Cacau Show’ operava em uma sala de 12 metros quadrados cedida por seus pais que se localizava na sede dos negócios da família. A crescente ascensão da fábrica foi tão rápida que em pouco tempo Costa decidiu ampliar a fábrica adquirindo toda a estrutura do prédio da família até chegar a 5 mil metros quadrados. Em 2006 Alexandre encontra-se frente a mais um desafio sua sede já não possui mais estrutura para suportar a demanda e adquire um novo espaço para a ampliação dos negócios em um terreno de aproximadamente 75 mil metros com área inicial construída de 17 mil m² que rapidamente foram expandidos para 55 mil m².

Em entrevista com a HSM quando questionado a respeito do seu papel atual dentro da ‘Cacau Show’ Alexandre disse “Acho que uma das virtudes de um empreendedor é entender qual é seu papel em cada momento, porque os papéis mudam; a gente tem de saber se desapegar de um e se preparar para outro. Meu papel atual é o de inspirar e formar as pessoas. Tenho de aprender a delegar, o que não é simples, porque é dar meu filho para outro cuidar”.

A empresa Cacau Show está em constante crescimento e de forma planejada, por isso sempre antes de abrir uma nova unidade, a empresa faz um minucioso estudo de mercado na região escolhida pelo candidato, com o objetivo de viabilizar e perpetuar a operação da loja. Nesse sentido, o primeiro passo é verificar se a sua cidade tem disponibilidade de pontos para novas unidades da Cacau Show. Caso a cidade não esteja no momento relacionada na lista, vale consultar no site em breve, pois essa relação de praças para aberturas de lojas pode mudar de acordo com o crescimento da região ou inaugurações de novos centros comerciais, entre outros fatores que influenciam a região. A Empresa inaugurou sua primeira loja padronizada em 2001, na cidade de Piracicaba (SP) e seus negócios cresceram rapidamente. Em 2002 Alexandre já tinha 18 pontos de vendas padronizados. Os anos foram se passando e quando ele viu já totalizava 230 lojas da Cacau Show.

No que diz respeito à responsabilidade Social a ‘Cacau Show’ esta engajada junto a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) em parceria com a emissora de Televisão ‘SBT’ no projeto de Ação Social TELETON que tem como objetivo arrecadar fundos para manutenção de programas e projetos de inclusão de pessoas com necessidades especiais. Nesta campanha a ‘Cacau Show’ entra com a doação de um percentual das vendas de seu carro chefe as trufas, esse projeto tem o envolvimento de todas as unidades da rede de franquias e ocorre dentro do período de promoção do evento. O projeto é intitulado como; “Semana da Trufa do Bem”.

A ‘Cacau Show’ tem como compromisso a valorização de seus funcionários e a filosofia institucional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com